5 dicas de como melhorar seu site

Sites não devem ser apenas bonitos, eles também devem ser funcionais. Além de um design agradável, uma página da web deve ser construída com o uso de rotinas de otimização que contribuam para que ela seja mais fácil de ser utilizada.

Um site bem construído atrai mais visitantes e, consequentemente, gera mais retorno financeiro para a empresa. Se você quer saber como melhorar um site, leia o nosso texto de hoje!

Como otimizar um site

Aprender a criar um site web é algo fácil — aprender a fazer um de qualidade, que seja rápido, bonito, estável e sem erros, não. Entre as principais dicas para conseguir criar uma página de qualidade, podemos destacar:

1 - Utilize técnicas de SEO

SEO (Search Engine Optimization) é uma técnica que busca trabalhar a construção de conteúdos e o código de um endereço web para melhorar o Page Rank em sites de buscas, como Google e Bing. Durante muitos anos, essas rotinas foram utilizadas apenas em blogs no WordPress (a engine preferida de 9 em cada 10 blogueiros), mas, hoje, elas estão presentes em qualquer página.

O SEO pode ser feito com diversos aperfeiçoamentos, que vão de um melhor uso de palavras-chave até um trabalho com link building. Sendo bem aplicado, a página será capaz de atrair mais visitantes interessados no seu conteúdo, fortalecendo a presença da empresa na web e a sua popularidade.

2 - Crie conteúdo com links externos

Ganhar confiança de um leitor na internet é algo difícil. Uma das maneiras de garantir que uma mensagem passada pela web terá credibilidade é utilizando links externos. Eles atuarão, na mente do leitor, como um “certificado” de que a informação de um texto possui uma garantia de veracidade.

3 - Estimule a interação do seu leitor

Engajamento é fundamental para o crescimento do número de leitores fiéis de uma página. Uma das formas de estimular isso é fazendo um uso inteligente da sua caixa de comentários. Sempre procure criar CTAs que estimulem o leitor a interagir com o seu conteúdo.

4 - Utilize plugins de compartilhamento

Na era dos RTs e likes, os plugins de compartilhamento em redes sociais tornaram-se obrigatórios. Eles permitem que as pessoas divulguem uma página rapidamente em diversas redes sociais.

Por outro lado, a escolha do plugin deve ser feita com cuidado. Muitas páginas optam por não utilizar os botões oficiais de compartilhamento das principais redes sociais. Isso não necessariamente é um problema, mas ao efetuar a escolha errada de um plugin de terceiros, você pode optar por uma fonte de lentidão na sua página.

5 - Abuse do HTML5

O HTML5 é a última versão da linguagem de marcação de texto que desenvolvedores utilizam para criar páginas web. Ele traz recurso avançados para quem deseja abandonar de vez o Flash e outras tecnologias semelhantes.

Com a nova versão do HTML, a W3C (organização responsável pelos padrões da internet) pretende diminuir a dependência de páginas de tecnologias de terceiros. Dessa forma, é possível exibir conteúdos multimídia em diversos dispositivos sem a necessidade de instalação de plugins adicionais. Assim, ao abrir uma página mais rapidamente, o leitor passa a ter uma navegação mais agradável.

Melhorias que levam a grandes lucros

A criação de uma página da web envolve diversos passos — o web designer enfrenta diversos desafios do planejamento inicial às últimas linhas de HTML.

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
5 dicas de como melhorar seu site
Share this