Ajuda - Websites

Rodando Node na Configr

2 de outubro de 2019 | Paulo Henrique

E aí, como vai? 😀

Hoje trouxemos um tutorial de como rodar Node aqui na Configr! 🙂

Antes de iniciarmos o tutorial é importante você já ter acesso SSH como ROOT no seu cloud. Caso ainda não tenha, você pode acessar o tutorial clicando AQUI.

E também é importante que você tenha colocado os arquivos da aplicação dentro do diretório www, que é o diretório raíz padrão. Ele fica em /home/<usuario-da-aplicação>/<-url-da-aplicação->/www/.

Depois de ter o acesso SSH e os arquivos estiverem no devido local, podemos prosseguir. Vamos lá?

Na Configr, toda aplicação Node fica em uma “virtual env“, assim isolando a versão do Node, NPM e etc do sistema e de outras aplicações, permitindo a execução de diversas aplicações distintas sem uma interferir na outra. =D

Vamos assumir que a raiz da aplicação fica em: /home/node/node.exemplo.com/www/ – Onde “node” é o nome do usuário dessa aplicação e o dominio é node.exemplo.com. Essas informações podem ser encontradas no painel, como você pode ver na seguinte imagem:

painel_dominio

Caso tenha dúvidas de como chegar à página mostrada acima, neste tutorial nós ensinamos como fazer.

Como dito anteriormente, nós utilizamos o “Virtual ENV” para isolar as aplicações. Dessa forma, dentro de /home/node/node.exemplo.com/ tem um arquivo chamado “activate“.

De dentro do diretório você pode utilizar o comando “source activate“, utilizando o seu usuário (no nosso exemplo, “node“, para ativar a env.

 

Com a env ativa, você consegue executar o Node e o NPM referentes ao ambiente dessa aplicação. Após isso você pode utilizar o seguinte comando com sudo para reiniciar o node:

sudo /etc/init.d/lsws restart

Ah, confuso por não ter visto nada sobre portas? É porque aqui na Configr não importa qual porta você escolhe para rodar sua aplicação. O LiteSpeed, webserver que utilizamos, vai sempre interceptar a aplicação e já servir ela diretamente nas portas HTTP e HTTPS (80 e 443). Então não precisa se preocupar com portas diferentes, criar proxy e essas outras coisas chatas. Sua aplicação está sempre pronta para ser acessada já 🙂

Qualquer coisa, só gritar a gente! 🙂

Feito com no CerradoValley

Configr © 2018

21212
Cedro Digital
Cotidiano
Governo de Minas
Governo Federal
Seed
Startup Brasil