/ internet

3 Dicas para aumentar a segurança da sua empresa na rede

Você consegue imaginar um mundo sem a Internet? Pois é. Atualmente, a rede é parte fundamental de nossa rotina diária, mediando quase todas as nossas comunicações, relacionamentos, compras e todas aquelas tarefas corriqueiras do dia a dia.

Além disso, ela ocupa um papel de destaque também no universo corporativo. Agindo como o suporte necessário para as principais ferramentas tecnológicas empregadas na gestão.

São exemplos dessas ferramentas os softwares do tipo ERP CRM. Além deles, todo o leque de técnicas de marketing digital e as redes sociais corporativas. Além delas, redes como Facebook e Twitter permitem melhorar a comunicação com o cliente. Isso tudo sem mencionar o impacto que a criação e manutenção de páginas e aplicativos próprios da empresa têm na conquista e fidelização de novos clientes.

O forte impacto positivo dessas ferramentas nos resultados obtidos na gestão é indiscutível: aumento de produtividade, otimização do tempo e da gestão de recursos, melhoria na comunicação interna e com o cliente, conquista de novos mercados. O fato é um só: nada disso seria possível sem a rede.

Ainda assim, embora seja clara a importância tanto da Internet quanto das ferramentas de gestão online já citadas, é preciso zelar continuamente pela segurança de dados da sua empresa.

Para isso, basta que o uso de ferramentas online seja acompanhada de perto - como já ocorre com qualquer outro investimento realizado na sua empresa. Dessa forma, você garante não só a segurança da sua empresa na rede, mas, principalmente, que as metas da sua empresa serão atendidas com sucesso.

Algumas dicas simples podem tornar a presença da sua empresa na rede uma experiência muito mais segura e lucrativa! Confira:

#1. Cada usuário no seu espaço: definindo níveis de acesso

A maior parte das ferramentas online vai permitir que você crie usuários individuais para cada um dos seus funcionários. Por isso, a primeira dica para não errar na hora de usar a rede na gestão da sua empresa é justamente definir níveis de acesso. Eles devem ser compatíveis com as funções de cada funcionário.

Em um ERP online, por exemplo, não faz sentido que um vendedor de balcão tenha acesso aos contatos de seus fornecedores. No mesmo exemplo, pode ser um risco desnecessário abrir o seu banco de dados de clientes para um funcionário que trabalha na área de reposição de estoques. Por isso, vale a regra: para cada função, um nível de acesso aos dados da empresa.

#2. Melhor prevenir que remediar: oferecendo treinamento em tecnologia

Pode parecer até meio absurdo, mas sim, é importante oferecer treinamento em tecnologia para os funcionários. Principalmente aqueles que serão responsáveis pelas contas de e-mail da empresa, pelos canais de comunicação em redes sociais e aplicativos do tipo Whatsapp. É importante que o funcionário saiba identificar um spam, um phishing ou um link suspeito, por exemplo.

Vale pecar pelo excesso: ofereça treinamento e evite dores de cabeça futuras.

#3. Fique de olho: zelando pelo correto uso de seus equipamentos

Oriente sua equipe sobre quais sites podem ou não devem ser acessados em horário de expediente. Da mesma forma, tenha controle das mídias removíveis utilizadas nos computadores da corporação. Pendrives e HDs externos podem ser um canal de infecção dos equipamentos da empresa. Além da política de uso dos equipamentos, é sempre bom garantir que os antivírus estejam atualizados.


Essas dicas simples já representam um grande ganho de segurança para sua empresa na rede. Na sua experiência profissional, quais as melhores formas de garantir a segurança de dados da sua empresa na rede?

Tiago Amaral

Tiago Amaral

Estudante de Publicidade e Propaganda. Apaixonado por escrita e redação, escreve e cria histórias desde sempre e se interessa por assuntos como futurismo, growth hacking e content marketing.

Read More
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
3 Dicas para aumentar a segurança da sua empresa na rede
Share this