/ email

8 Dicas Imperdíveis para um Email Marketing Incrível


Quer saber como captar a atenção do seu cliente e vender mais com o email marketing? Então este é o artigo perfeito para você!


Em meio à vasta quantidade de canais de relacionamento existentes na internet, o email marketing mantém sua posição como uma excelente estratégia de vendas. Afinal, ele é uma boa ponte entre as empresas e potenciais clientes, sendo amplamente utilizado para atraí-los e faturar cada vez mais!

Desde o início dos anos 2000, a cada nova tecnologia que surge no mercado, especialistas cravam o fim do email. Desafiando essa crença, o site Statista fez um levantamento e constatou que o serviço contava com cerca de 3,7 bilhões de usuários ao redor do mundo em 2017. E segundo essa pesquisa, o número tende a chegar aos 4,1 bilhões de usuários até o ano de 2021.

O uso do email marketing tem um enorme potencial, mas essa estratégia deve ser feita com maestria para que você possa conquistar a atenção do seu cliente em meio a tantas distrações que a internet oferece. Uma boa estratégia de email marketing deve ser baseada em três princípios basilares: planejamento, execução e monitoramento.

Veja algumas dicas que preparamos para você!


1 - Tenha um objetivo claro 🎯

Para que uma estratégia de email marketing seja bem sucedida, você precisa de um objetivo claro antes de iniciar a escrita. Lembre-se que a sua empresa disputará com uma grande quantidade de emails na caixa de entrada do usuário. Logo, será bem difícil conquistar a atenção dele sem um planejamento prévio. O planejamento de toda estratégia de email marketing deve começar pela definição de um objetivo claro.


2 - Faça a segmentação da sua lista 👩‍👩‍👧‍👧

Listas segmentadas tendem a ter uma taxa de abertura maior. Portanto, esse é um dos fatores mais importantes ao planejar e construir sua campanha! Cada cliente pode estar em uma fase diferente do funil de vendas e um email inadequado para uma determinada fase dificilmente será aberto. Lembre-se que este é um ponto vital no marketing digital! Uma ferramenta incrível e gratuita para criar segmentações de forma fácil é o Mautic.


3 - Faça um título difícil de ser ignorado ✏

Seu email estará disputando a atenção com diversos outros em uma caixa de entrada e o título será a única coisa que o diferenciará. Sendo assim, ao invés de criar títulos padronizados e fracos, use e abuse da sua criatividade! Aposte naqueles que mexem com os instintos do cliente e que gerem curiosidade, fazendo com que o usuário clique no seu email (cuidado para não criar uma expectativa grande e não gerar o resultado esperado ou criar títulos muito sensacionalistas).

Além disso, procure não escrever títulos muito grandes, pois o espaço limitado do layout de emails pode fazer com que o título fique cortado, diminuindo o seu impacto. Uma tendência atual é que os títulos contenham números ou emojis, para captar mais atenção dos usuários. Pense nisso!


4 - Seja objetivo e vá direto ao ponto ✔

Ninguém gosta de blá blá blá! Enrolação é uma coisa irritante tanto em conversas com amigos, quanto em diálogos comerciais. Logo, tente ser o mais objetivo possível. Isso certamente fará o cliente ler o seu email até o final. No mundo corrido de hoje, enviar um email gigantesco certamente fará com que seus contatos não leiam sua mensagem e eventualmente deixem de abrir seus emails.


5 - Seja natural para não parecer SPAM 🏳

A pior coisa que pode acontecer com sua campanha de email marketing é ser categorizada como spam! Para evitar situações como esta, sempre lembre o cliente do motivo dele estar recebendo seus emails.

Um outro fator essencial é se certificar que seu email não tenha “cara de spam”, como possuir títulos com termos exagerados (“clique aqui”, caracteres especiais e numerações excessivas). Se o cliente acha que seu email é uma ameaça, ele não o abrirá.


6 - Conteúdo relevante é a chave do email marketing 💡

A disputa pela atenção do cliente é uma verdadeira guerra. Além das inúmeras distrações na caixa de entrada, há a questão do tempo. O seu email vai tomar tempo para ser lido e é como dizem por aí: tempo é dinheiro! A pessoa só vai ler um e-mail que seja útil para ela.

Sempre busque levar conteúdo de qualidade e com certeza você será recompensado com maiores taxas de conversão. Lembre-se que a comunicação é uma troca e é preciso merecer atenção para obtê-la!

Lembre também do princípio de Pareto! 80% do seu conteúdo deve ser informativo, educacional ou até mesmo com ter o objetivo de entreter; apenas 20% deve promover seu negócio ou produto diretamente.


7 - Seja coerente e mantenha um padrão ⏱

Se o seu cliente abre seu email e gosta do conteúdo, muito provavelmente irá reconhecê-los, caso tenham um padrão de identidade. Isso também ajuda a remover as resistências dele em relação ao conteúdo, pois seus emails vão se tornando cada vez mais familiares. E nada melhor do que conquistar a confiança de alguém, né? Além disso, buscar um padrão de tempo de postagem também pode ser importante. Se você envia um conteúdo incrível toda quarta-feira, os usuários terão a quarta-feira como um gatilho de algum conteúdo interessante vindo da sua empresa.


8 - Monitore suas campanhas 📊

Monitorar é a melhor forma de medir os resultados de uma campanha de email marketing. Observe as estatísticas e busque oportunidades de melhoria, pois sempre há algo onde podemos evoluir e esses dados serão de extrema valia. Fazer testes A/B é ótimo para entender o que funciona e o que não funciona tão bem. Assim, se você nota que emails em que você utiliza determinado tipo de título, linguagem ou conteúdo possuem maior taxa de abertura, tem indícios do tipo de padrão que pode seguir em emails futuros.


Neste artigo aprendemos que uma campanha de email marketing é uma excelente forma de alcançar seus clientes na internet. E para ela ser bem sucedida, você precisa se apoiar em pilares sólidos de planejamento, execução e análise de resultados.
Além de todos os fatores mencionados é importante observar a qualidade do serviço de emails que sua empresa irá utilizar nas campanhas. Conheça a solução de emails que a Configr tem para você!

Tiago Amaral

Tiago Amaral

Estudante de Publicidade e Propaganda. Apaixonado por escrita e redação, escreve e cria histórias desde sempre e se interessa por assuntos como futurismo, growth hacking e content marketing.

Read More
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
8 Dicas Imperdíveis para um Email Marketing Incrível
Share this