/ cloud server

Cloud Computing: como essa tecnologia ajuda a proteger os dados da sua empresa?

Atualmente, a tecnologia do Cloud Computing ou computação em nuvem, em português, é a que mais se destaca quando o assunto é a segurança e privacidade dos dados de uma empresa. As operações realizadas na nuvem promovem a segurança em três pontos importantes: infraestrutura compartilhada, grande capacidade no armazenamento de dados e modernização dos ambientes de TI.

Quer saber e conhecer melhor como o cloud computing ajuda a proteger os dados do seu negócio e pode trazer diversos benefícios para gestores, colaboradores e fornecedores em termos de segurança? Confira a seguir!

Processamento de sistemas legados

Quando executados em um ambiente local, as aplicações legadas, mais robustas e pesadas, acabam causando lentidão e queda na performance dos demais processos e, além disso, exigem um maior investimento em hardware por parte da organização.

Já quando são virtualizados, os sistemas legados podem rodar na nuvem, o que oferece aos seus usuários uma estratégia de defesa muito mais eficiente, uma vez que o Cloud Computing facilita o uso de múltiplas ferramentas de segurança.

A transição dos sistemas legados para a nuvem traz como benefício a agilidade de todos os procedimentos de segurança, desde a detecção da ameaça até a decisão da ação a ser tomada.

Rápida detecção de ameaças

Na rede (tanto na intranet como na internet) existem diversas ameaças de segurança. E, no ritmo que elas crescem e se espalham, analisar os dados e traduzi-los em proteção pode ser um processo longo e demorado, o que é totalmente inviável para a maioria das PMEs e startups.

Porém, com a tecnologia Cloud Computing, todo esse cenário muda, pois suas atualizações de vírus e ameaças ao sistema são mais rápidas e facilitadas. E, graças a isso, é possível apontar padrões de comportamento fora do normal no sistema, detectar rapidamente possíveis problemas, criando bloqueios e proteções essenciais para a segurança da empresa.
bug
A computação em nuvem pode oferecer, de forma centralizada, um número muito grande de informações acerca de vírus, malwares, listas de reputação de sites e arquivos, serviços de geolocalização e todos os detalhes sobre a segurança da rede corporativa.

Cloud Computing – Proteção flexível

De todas as ameaças e vírus existentes, apenas uma pequena quantidade dos mesmos é capaz de atacar de fato uma empresa, não sendo possível fazer a identificação de qual irá se espalhar pela rede corporativa.

A computação em nuvem oferece a segurança adequada de acordo com o perfil de risco da organização, protegendo um sistema específico de forma mais rápida, eficaz e com custo viável. Da mesma forma que os invasores e hackers, que utilizam várias ferramentas para invadir os sistemas corporativos, é ideal que o negócio tenha defensores em sua rede, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

É justamente por esse motivo que os gestores e donos de empresas devem aproveitar todas os benefícios e possibilidades que o cloud computing pode oferecer para manter a segurança de dados e informações das PME e startups.

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Cloud Computing: como essa tecnologia ajuda a proteger os dados da sua empresa?
Share this