/ cloud server

Cloud computing e Ecommerce: entenda a relação

As novas tecnologias estão presentes todos os dias em nossas vidas. Esse também é o caso do Cloud Computing e do Ecommerce na operação das empresas. De acordo com dados da consultoria e-bit, o faturamento do comércio eletrônico no Brasil cresceu 15,5% no primeiro semestre de 2015 em relação ao mesmo período do ano passado. Mas participar desse mercado exige preparação em infraestrutura por parte das empresas.

Nesse sentido, soluções de Cloud Computing estão intimamente ligadas ao bom funcionamento do Ecommerce, já que unem custos globais menores e capacidade maior de processamento.

Entenda no post de hoje a relação entre Cloud Computing e Ecommerce.

Foco no que realmente importa: o core business

A implantação de uma loja virtual, fundamentada em computação na nuvem, não demanda excessivo trabalho especializado em Tecnologia da Informação (TI) por parte da sua empresa. Isso decorre do fato de que a montagem da infraestrutura necessária é competência da empresa fornecedora da nuvem. Assim, as preocupações com disponibilidade dos serviços, adequabilidade de tamanho e manutenção, por exemplo, já não precisam fazer parte dos problemas do Ecommerce.

Diante desse cenário, pode-se destacar um primeiro ponto de vantagem: Cloud Computing permite à empresa focar no core business – a alma do negócio. Além disso, destinar capacidade intelectual ao projeto pode ser um grande diferencial para a inovação de produtos, solução de desafios, propostas de marketing, etc.

Ainda sobre esse assunto, veja outros 5 benefícios do Cloud Computing.

A segurança é trabalho dos especialistas

A internet trouxe inúmeras facilidades para o dia a dia de pessoas e empresas. Mesmo com tantos benefícios, ela apresenta também seus desafios: a proteção contra ataques virtuais, em especial no ambiente corporativo. Para isso, contratar mão de obra especializada em TI pode não ser a solução ideal para sua empresa em termos econômicos, visto que isso eleva o custo fixo do projeto.

Desse modo, percebe-se mais uma vantagem na relação entre Cloud Computing e Ecommerce quanto a segurança. Na prática, a utilização da computação na nuvem permite à sua empresa terceirizar os serviços de segurança, passando esse trabalho para a empresa fornecedora da infraestrutura. Além disso, o projeto passa a contar com profissionais focados no trabalho o tempo todo, já que a segurança é monitorada todo o tempo pelas empresas prestadoras de serviço na nuvem.

A computação na nuvem permite também que você acesse suas informações de qualquer lugar, precisando apenas conexão com internet, um computador ou um dispositivo móvel compatível com a tecnologia. Precisando recuperar um dado ou informação, basta acessar a sua conta no sistema contratado.

Equilíbrio entre oferta e demanda de tecnologia

Você já usou algum serviço ou entrou em algum site lento, não é mesmo? Esse problema acontece, geralmente, porque os servidores não estão compatíveis com o número de pessoas que estão acessando o serviço. Essa situação piora ainda mais em momentos de pico, como promoções ou datas sazonais no caso do ecommerce — prejudicando a experiência do cliente e podendo fazer com que ele desista de comprar em seu site.

A Cloud Computing se mostra uma aliada das empresas diante dessa situação, porque tem em si a característica da flexibilidade. Em suma, os serviços de computação na nuvem adequam a oferta de servidores à real demanda de acessos, não deixando que o ecommerce fique lento ou saia do ar.

A harmonia da relação entre Cloud Computing e Ecommerce produz numerosas vantagens para sua empresa — e obter vantagens competitivas em relação aos concorrentes é essencial à vida de uma empresa. Assim, a computação na nuvem e o comércio eletrônico proporcionam destaque para as empresas que os utilizam.

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Cloud computing e Ecommerce: entenda a relação
Share this