/ automação

Como a automação de processos vem mudando as empresas

Atualmente, uma empresa precisa cuidar de diversas tarefas ao mesmo tempo, tais como investir em marketing (físico e digital), manter o estoque de produtos ou o funcionamento do serviço, gerir o fluxo de tarefas dos funcionários e administrar todos os recursos web.

Essa rotina é muito sufocante e, por isso, muitos gestores estão buscando a automação de processos.

Automatizando processos, as instituições conseguem melhorar as gestões interna e externa de tudo o que é feito no negócio, focando no que é mais importante para gerar resultados.

Neste artigo vamos te mostrar como a automação funciona e algumas soluções que podem auxiliar qualquer empreendimento.

Vamos lá!

O que é a automação de processos? 🤔

Primeiramente, devemos entender que o processo empresarial é um conjunto de tarefas organizadas em etapas, ordenadas por ferramentas e que são delegadas para alguns funcionários.

Essa rotina é feita para que a empresa alcance os seus objetivos com mais facilidade e rapidez através da divisão das demandas em algumas tarefas.

Por exemplo, imagine um cenário comum de uma compra no mercado.

Hoje, depois de demorar muito tempo escolhendo os produtos, você precisa passar longos minutos na fila do caixa para que um atendente verifique o que será comprado e emita a nota fiscal.

Ao término dessas etapas, você ainda deverá levar todas as sacolas pesadas para o seu carro que está no estacionamento.

No entanto, já existem alguns estudos que prometem fazer a automação de processos nesses estabelecimentos a partir de sensores na saída.

A função deles seria a de diminuir esse tempo gasto no caixa detectando o que saiu do local, fazendo a cobrança automática por meio de um cartão de crédito pré cadastrado.

Ao entrar na loja o processo seria muito mais simples e automatizado: bastaria selecionar os produtos e sair sem passar por um caixa, pois tudo seria automaticamente debitado!

Esse cenário pode parecer um pouco distante, mas já existem muitas aplicações que trabalham com a automação de processos.

E ela é basicamente uma técnica de Business Process Management, ou BPM, que em português significa Gestão de Processos Empresariais.

O próprio nome já explica um pouco sobre o assunto, mas o cerne da questão é o fato de que a BPM utiliza sistemas tecnológicos e de dados, monitorando processos em tempo real para controlá-los e até mesmo aprimorá-los quando possível.

Sendo assim, com ela você pode:
👉 Reduzir falhas de comunicação;
👉 Aumentar a velocidade de execução de tarefas ao unificar os sistemas;
👉 Obter relatórios com indicadores de desempenho;
👉 Padronizar operações;
👉 Monitorar as etapas das tarefas etc.

Esse tipo de ferramenta permite que os profissionais não percam tempo com tarefas manuais e repetitivas, podendo focar no que é realmente importante.

Isso aumenta a produtividade dos profissionais e da empresa como um todo.

Como automatizar seus processos? 🤖

A automação de processos não é algo totalmente futurista.

Afinal, hoje em dia já existem muitas ferramentas, softwares e aplicações que podem melhorar o trabalho de qualquer empresa em diversos níveis.

Aqui separamos quatro delas que trabalham com quatro pilares do negócio: gestão interna, marketing, infraestrutura e gestão externa.

Vejamos um pouco sobre elas.

RunRun.It ⚙️

O RunRun.it é uma ferramenta que automatiza a gestão interna do empreendimento.

Com ele o gestor pode dividir as tarefas de acordo com projetos, delegá-las para um funcionário ou uma equipe, definir prioridades, prazos e mensurar o tempo total que foi gasto.

Essa é uma ótima automação de processos, pois a empresa pode organizar tudo o que foi planejado e visualizar o que está acontecendo com muita facilidade, sem precisar recorrer a diversas planilhas e emails.

Além disso, o aplicativo também ajuda a entender quais clientes demandam mais ou menos tempo de trabalho e até mesmo quais equipes podem ser otimizadas!

Mautic 🎯

Se a sua empresa trabalha com e-mail marketing, o Mautic é uma ótima opção para automatizar (e otimizar) os seus processos.

Com ele você tem a possibilidade de criar uma estratégia completa com um funil de vendas otimizado, indo desde a captação de e-mails até a venda do seu serviço ou produto. E o melhor: tudo gratuitamente!

Ou seja, com essa ferramenta, a sua empresa pode ter ótimas Landing Pages para captar e-mails de possíveis clientes, nutri-los com conteúdos relevantes enviados por e-mail e mensurar quais deles mais interagiram com o seu negócio.

A partir daí, você poderá passar esses consumidores para outras etapas do funil de vendas até que eles se sintam confortáveis para comprar algo seu.

Configr 💻

Se você tem um site ou bancos de dados complexos, utiliza o Mautic ou outros processos que exijam recursos da nuvem, nossos robôs podem te ajudar.

Nossa proposta é facilitar o seu trabalho de infraestrutura web ao máximo, sem que você precise entender o tecniquês ou contratar profissionais ou empresas caras para isso.

Ou seja, caso você opte por uma hospedagem na nuvem, a Configr faz toda a instalação e configuração do que for necessário.

A manutenção também fica por nossa conta, te deixando livre para pensar apenas no que é importante para o seu negócio.

GestãoClick 📈

O GestãoClick é um sistema de gestão empresarial que atende quaisquer empresas que trabalhem vendas de produtos ou serviços.

Com ele, você pode gerir o seu estoque, gerenciar compras e vendas, fazer o controle financeiro, emitir notas fiscais eletrônicas, ter relatórios completos, entre diversas outras coisas.

Com essa ferramenta ERP, o seu negócio sempre estará à frente dos problemas (podendo prever a falta de produtos no estoque) e tendo controle estratégico através dos relatórios de vendas e de finanças.

Tudo isso com muita segurança e acessibilidade plena, pois o sistema pode ser acessado de qualquer lugar.

Conclusão ✔️

Como visto ao longo desse artigo, a automação de processos pode ser crucial na estratégia de um negócio.

Com ela, uma empresa pode economizar o tempo gasto com alguns afazeres e otimizar os seus esforços para aquilo que mais importa.

Por fim, a automação de processos faz com que as instituições consigam direcionar o seu dinheiro para onde seja vantajoso.

Afinal, se tempo é dinheiro, investir em economia de tempo é investir na prosperidade!

Tiago Amaral

Tiago Amaral

Estudante de Publicidade e Propaganda. Apaixonado por escrita e redação, escreve e cria histórias desde sempre e se interessa por assuntos como futurismo, growth hacking e content marketing.

Read More
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Como a automação de processos vem mudando as empresas
Share this