/ rails

Configr é patrocinadora do Rails Girls Brasília

A História da Ruby e o Ruby on Rails

Em 1993 o programador japonês Yukihiro Matsumoto começou o desenvolvimento de uma nova linguagem de programação. Matsumoto queria uma linguagem que fosse ao mesmo tempo funcional e imperativa. A linguagem desenvolvida por ele, chamada Ruby, foi oficialmente lançada em 1995 e de lá para cá se tornou uma das linguagens de programação mais populares do mundo.

Muito do sucesso da linguagem se deve a um de seus frameworks mais renomados, o Ruby on Rails, lançado em 2004. O Rails é um framework livre e foi criado com o intuito de agilizar o desenvolvimento de sites orientados a bancos de dados. A usabilidade do Ruby on Rails atraiu e atrai programadores e programadoras do mundo inteiro e isso permitiu a criação de grupos e eventos especializados na linguagem e no framework.

Rails Girls

A Rails Girls, por exemplo, é uma iniciativa que busca, através de workshops, incentivar mulheres a programar em Ruby e construir grandes coisas. A ideia é que elas vejam o mundo como uma plataforma para expor e compartilhar ideias.

Isso se torna especialmente importante numa época de afirmação e empoderamento de mulheres em todo o mundo. Através do Rails Girls, mulheres de diversas idades, dos mais diversos países, assistem a workshops e têm acesso a ferramentas e a uma comunidade engajada, para que possam entender melhor a tecnologia que as rodeia e usá-la como uma ferramenta para espalhar suas ideias.

A iniciativa, surgida na Finlândia, se espalhou pelo mundo inteiro e realiza workshops e encontros de programadoras e interessadas em aprender Ruby on Rails em países como Holanda, Alemanha, Uganda, Grécia e Japão.

Rails Girls Brasília

Uma ótima notícia para programadoras e entusiastas da programação do Distrito Federal é que o evento irá desembarcar em Brasília nos dias 13 e 14 de abril. O evento abordará algumas questões sobre a linguagem, quais os passos para quem quer seguir na área e buscará responder à famosa pergunta: “Programar é difícil?”. Além disso, nos dois dias de evento as programadoras e aprendizes irão conceber e desenvolver uma aplicação web.

Para saber mais, acesse: http://railsgirls.com/brasilia.html

Tiago Amaral

Tiago Amaral

Estudante de Publicidade e Propaganda. Apaixonado por escrita e redação, escreve e cria histórias desde sempre e se interessa por assuntos como futurismo, growth hacking e content marketing.

Read More
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Configr é patrocinadora do Rails Girls Brasília
Share this