/ vantagens

Conheça as 9 maiores vantagens de criar um site em Wordpress

Na era da internet, nada melhor do que divulgar seu negócio em um site próprio. Muito mais do que dar forma ao seu serviço ou produto na web, um site passa a primeira impressão da sua empresa. E pesquisas comprovam: seres humanos tendem a determinar se gostam ou não de algo em menos de 20 segundos.

Criar um site pode parecer uma tarefa complicada para a maioria das pessoas. Só de pensar em todas as configurações que isso pode exigir, muita gente já desiste. Contudo, hoje em dia existem diversas ferramentas para facilitar esse trabalho, fazendo com que a criação de um website não seja mais um bicho de sete cabeças.

O WordPress é, sem dúvida, uma das plataformas mais conhecidas e utilizadas por grandes empresas na hora de divulgar seu trabalho na internet. Além de permitir a criação de blogs e sites, ele também oferece muitas opções para e-commerce, por exemplo.

Confira agora 9 vantagens de criar o seu site em WordPress e explorar ao máximo a sua presença digital.

1. Não há necessidade de pagar alguém para fazer

Baseado na ideia de que qualquer pessoa pode criar um site na web, o CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, em português) do WordPress é pensado especialmente para aqueles que não têm grande conhecimento em programação.

Para começar, basta você fazer o download e instalação do software da plataforma. Você vai precisar de um domínio, um serviço de hospedagem e, é claro, um pouco de tempo para colocar o projeto de pé. O WordPress é totalmente customizável e serve para praticamente qualquer finalidade: blogs, sites, e-commerces, portais para diversos fins, portfólios, sites de notícias, galerias de fotos e muito mais.

2. Design fácil e inteligente

Criado para que o usuário tenha a melhor experiência e interação com produtos e serviços, o WordPress possui uma série de recursos que facilitam a interação. Além das caixas de comentários, a plataforma conta com uma área de widgets para você usar como achar mais relevante, inserindo elementos no topo, lateral ou rodapé do site, por exemplo. Outro ponto interessante - e que surpreende muita gente positivamente - é a praticidade para escrever, formatar e publicar novas postagens.

3. Painel de controle simples

No WordPress, todos os comandos que você necessita para o seu site ficam perfeitamente organizados num painel de controle à esquerda. Você pode navegar por ele sem medo, já que os menus são muito simples e intuitivos.

4. Diversas opções de temas: dos pagos aos gratuitos

É até difícil escolher entre tantas opções: são centenas de temas pagos e gratuitos. A diferença entre eles é basicamente a maior possibilidade de customização que os temas pagos oferecem em comparação aos gratuitos. De todo modo, é importante dizer que os templates grátis definitivamente não deixam a desejar.

Lembre-se que vale sempre pesquisar por temas que, além de agradarem seu gosto visualmente, sejam responsivos, para que o usuário tenha sempre a melhor experiência.

5. Organização

Além de criar diferentes categorias de posts, você será capaz de gerenciar subcategorias dentro de cada grupo. Assim, fica prático criar um novo post ou artigo e direcioná-lo para a categoria que mais tem a ver com o assunto. Também contribui para a navegação do usuário, que pode selecionar uma categoria de interesse dentro do site para encontrar os conteúdos com mais facilidade.

Essas grandes facilidades fazem com que o WordPress seja uma das plataformas preferidas da web atualmente. As possibilidades de customização e a praticidade de fazer tudo sozinho, sem o auxílio de programadores, pesam a favor na escolha. E o melhor: é de graça. Você só precisa pagar caso queira usar um tema que não esteja disponível gratuitamente.

6. Fóruns e tutoriais

Se você tem uma dúvida sobre o uso da plataforma, provavelmente já existirá um tópico sobre ela no fórum do WordPress. Também é possível encontrar muitos tutoriais em forma de vídeo ou texto na internet. E se ainda não existir resposta para a sua pergunta, não se preocupe. Entre no fórum do tema (template) que você escolheu e pergunte por lá. Você pode escrever em português ou inglês. Os moderadores e até mesmo os usuários do mesmo tema certamente vão te ajudar.

7. Open source

Essa é, talvez, a opção mais divertida para os que gostam (ou nem tanto) de código. Usar um site em WordPress permite que você mexa e altere livremente os códigos-fonte que dão origem à interface do seu tema. Ou seja, você pode customizar o quanto quiser — basta que conheça um pouquinho de programação.

8. Diversos usuários em uma mesma conta

Você pode ter uma infinidade de usuários na sua conta com diferentes permissões de acesso e edição. Digamos que você queira criar um site em WordPress com a finalidade de ser um portal de notícias. Nesse caso, pode ser que você precise de vários colaboradores escrevendo e publicando matérias. Basta dar um login e senha para cada um deles e determinar as permissões que cada usuário terá: administrador, autor, colaborador, editor ou assinante.

9. Plugins

Plugins são extensões que adicionam novos recursos ao seu site ou e-commerce. Quer um exemplo? Um tipo de plugin muito usado e que já se tornou o preferido dos criadores de sites e blogueiros é o Yoast, um plugin gratuito de SEO (Search Engine Optimization ou otimização para os motores de busca, como Google e Bing).

Para manter seu site sempre bem ranqueado nas pesquisas, essa é uma extensão de grande ajuda. Falando em SEO, o WordPress em si foi criado para otimizar automaticamente o conteúdo, ficando assim melhor ranqueado nas pesquisas do Google.

Você pode pesquisar plugins para a finalidade que desejar, como criadores de botões de compartilhamento em redes sociais, controle de SPAM, contadores regressivos, gerenciadores de formulários e mais uma infinidade de funções. Divirta-se na "loja" de plugins que fica dentro do WordPress e encontre os seus.

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Conheça as 9 maiores vantagens de criar um site em Wordpress
Share this