Diferença entre Hospedagem em nuvem (Cloud Server) e Hospedagem em nuvem gerenciada (Cloud Server Gerenciado)

A hospedagem em nuvem (Cloud Server) é uma ótima solução para empresas que possuem sites e aplicações robustas que precisam de muitos recursos para funcionar em pleno potencial, mantendo a estabilidade e a qualidade da experiência do usuário. Assim, essa modalidade de hospedagem vem como alternativa ao ultrapassado modelo de hospedagem compartilhada.

Ela serve para que as empresas possam ter servidores altamente robustos e escaláveis, permitindo que a hospedagem se adapte às necessidades das empresas e não o contrário. Por isso, cada vez mais pessoas se sentem motivadas a escolher o caminho da qualidade e do avanço tecnológico, optando por utilizar uma hospedagem em nuvem.

Porém, quando começam suas pesquisas, elas se deparam com dois tipos de serviços de hospedagem: o Cloud Server e o Cloud Server Gerenciado. É aí que entra a dúvida a respeito de quais são as diferenças entre eles e quais as vantagens e desvantagens de cada um. Mas as diferenças são bem fáceis de entender quando analisadas adequadamente e neste artigo iremos lhe explicar tudo sobre o assunto, confira!

O que é Hospedagem em nuvem (Cloud Server)?

A Hospedagem Cloud é um serviço que permite o armazenamento de arquivos, sites e aplicações em servidores virtuais. Eles funcionam em um ambiente de computação em nuvem, captando seus recursos de uma grande rede de servidores conectados à internet. Sendo formada por diversos servidores, esta hospedagem poderá ser dimensionada para acompanhar as necessidades do sistema, site ou aplicação sempre que necessário.

Assim, o Cloud Server é uma ótima solução para garantir estabilidade, alto desempenho, escalabilidade e resiliência aos seus sites e aplicações. A hospedagem em nuvem mantém seu site, arquivos e aplicações prontos para serem acessados via internet sem quedas ou lentidão.

Logo, ela é uma ótima solução para empresas que querem estar preparadas para a realidade atual da internet. na qual um site pode receber milhares de acessos a qualquer momento e ter que lidar com toda essa demanda sem ficar fora do ar ou prejudicar a experiência do usuário.

Essa modalidade de hospedagem vem como alternativa para as ultrapassadas hospedagens compartilhadas, que não suportam picos de acesso e acabam ficando lentas ou fora do ar. Além disso, elas apresentam diversos outros inconvenientes e prejudicam a experiência do usuário e os resultados das empresas.

O que é Cloud Server gerenciado?

O Cloud Server gerenciado tem como base o mesmo princípio do Cloud Server comum. Ou seja, ele também é um serviço de hospedagem que possibilita o armazenamento de sites, arquivos e aplicações em servidores virtuais com alto desempenho e estabilidade, que funcionam com a infraestrutura da computação em nuvem (Cloud Computing).

Porém, nesta modalidade de hospedagem, o cliente não precisará realizar o trabalho de configuração, monitoramento e instalação de aplicações, como faria em uma hospedagem não gerenciada. Isso acontece porque ao contratar um Cloud Server Gerenciado o cliente está adquirindo um serviço de hospedagem Cloud que possui uma equipe de profissionais altamente especializados e responsáveis por cuidar de todos os aspectos do servidor,

Logo, o cliente ficará livre da complexidade e das dores de cabeça de ter que realizar instalações complexas por conta própria. Assim, ele poderá se focar nos assuntos que realmente merecem sua atenção, deixando as tarefas chatas e complexas para a equipe do servidor de hospedagem. Viu que legal?

Na prática, quais os benefícios do Cloud Server Gerenciado?

A diferença principal do Cloud Server comum para o Cloud Server Gerenciado é a praticidade e a liberdade que o cliente tem de não ficar limitado aos seus próprios conhecimentos técnicos. Com um Cloud Server comum o cliente é responsável por instalar as aplicações no servidor, lidar com códigos avançados e monitorar seus status de consumo de recursos, cuidando de diversos aspectos vitais do seu site.

Já na Hospedagem em Nuvem Gerenciada, o cliente não precisará lidar com nenhuma dessas questões, pois elas serão de responsabilidade da empresa de hospedagem. E assim como o cliente não precisará de conhecimentos especiais para instalar seu site e aplicações no servidor, ele não precisará limitar suas ações ao seu próprio conhecimento técnico. Afinal, uma equipe de especialistas fará tudo isso por ele!

Assim, basta que o cliente solicite quais recursos ele quer que estejam disponíveis em seu servidor e a equipe atenderá suas demandas. Tão prático, não é mesmo? Porém, nem tudo são flores quando o assunto é o Cloud Server gerenciado, pois ele tem algumas desvantagens.
Desvantagens do Cloud Server Gerenciado

O preço é geralmente elevado e acaba sendo um grande problema na hora de contratar esse serviço, tornando o Cloud Gerenciado uma solução pouco acessível para a maioria dos clientes. Isso acontece porque a maioria dos serviços de hospedagem gerenciada precisa manter uma grande quantidade de profissionais especialistas para lidar com as demandas dos clientes.

Além disso, uma outra desvantagem desse tipo de serviço é o tempo de instalação dos servidores. Afinal, configurar todos os recursos é complexo e exige muito trabalho para cada profissional envolvido. Assim, a configuração de um Cloud Server Gerenciado pode levar muito tempo, variando desde algumas horas até mesmo alguns dias.

Ou seja, se em parte o Cloud Gerenciado oferece praticidade e inúmeras vantagens para o cliente, por outro lado ele consome mais tempo e dinheiro das empresas. Tenso, né? Mas não desanime por causa desses problemas, pois existe uma incrível solução que está imune a essas desvantagens, sendo acessível e livre dessas limitações de tempo! Ficou curioso? Falamos dessa solução logo abaixo:

Cloud Server Gerenciado Configr

O Cloud Server Gerenciado Configr aparece como solução ao alto preço e ao problema da demora na configuração dos servidores de hospedagem gerenciada disponíveis no mercado. Com esse serviço o cliente pode usufruir de toda a velocidade, praticidade, segurança, desempenho e escalabilidade dos Cloud Servers Gerenciados com um tempo de configuração menor e sem pagar mais caro por isso.

Essa solução é capaz de unir grande qualidade com um preço extremamente acessível. Isso é possível porque a Configr possui o que há de mais avançado em tecnologia de servidores e automação, podendo realizar muito mais trabalho em períodos de tempo menores.

Assim, utilizando incríveis tecnologias, a Configr tem um verdadeiro exército de robôs que cuida do monitoramento, instalação e configuração de recursos no servidor. Além disso, o Cloud Server Gerenciado da Configr possui uma equipe 100% humana e altamente especializada que oferece um incrível suporte ao usuário, estando sempre pronta para ajudar o cliente.

Conclusão

Os avanços tecnológicos são diários e os velhos modelos de hospedagem estão ficando extremamente desatualizados. Afinal, eles têm se mostrado inadequados para a nova realidade das empresas e da internet como um todo.

Assim, o Cloud Server se mostra uma solução capaz de permitir que sites e aplicações funcionem plenamente mesmo em frente à grandes demandas de uso. Logo, ele poderá suportar a grande quantidade de consumidores que utiliza a internet diariamente para solucionar seus problemas.

A tecnologia, quando bem aplicada, permite que coisas aparentemente impossíveis possam ser realizadas. Assim, com a Configr você pode criar seu site e ter a certeza de que ele vai ser extremamente rápido, seguro e que terá toda a estabilidade necessária para não ficar fora do ar, pois terão pessoas e tecnologias incríveis monitorando tudo isso para você.

Além disso, com a utilização do Cloud Server Gerenciado da Configr, o seu site terá uma incrível escalabilidade e estará pronto para o sucesso. Por isso, se você quer usufruir de todos esses benefícios em pouco tempo e com preços acessíveis, veja como a Configr pode te ajudar!

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Diferença entre Hospedagem em nuvem (Cloud Server) e Hospedagem em nuvem gerenciada (Cloud Server Gerenciado)
Share this