/ marketing-digital-organica-configr

Você sabe o que é Marketing Digital?

Muito mais do que logar e deslogar em redes sociais e contas em sites, a internet passou a desenvolver um papel importante no ambiente corporativo e no que diz respeito à busca de informações para que cada nova pessoa encontre aquilo que ela precisa saber.

Confira o artigo de hoje e saiba mais sobre o assunto!

O Marketing Digital

As ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamentos, dá-se o nome de Marketing Digital de todos nós, o que faz com que ao longo do tempo a gente perceba isso em campanhas e acabe encontrando tudo isso dentro de algumas postagens e dos sites que acessamos. Resumidamente, marketing digital é promover produtos ou marcas por meio de mídias digitais.

Com a internet mais presente na vida de todas as pessoas que habitam o nosso mundo, o crescimento dessa mídia faz com que todos que tenham acesso à ela, recebam o seu conteúdo e através das mídias sociais. Esse conteúdo não é simplesmente espalhado, ele faz com que a pessoa receba o conteúdo personalizado direto e bem estruturado e que faz com que ele seja efetivo e chegue no público no momento certo.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre marketing digital, o que acha de saber como ele surgiu?

Como surgiu o Marketing Digital?

Antes de saber exatamente o que é e como funciona de fato o marketing digital, é importante saber como ele surgiu.

Nos anos 90 existia uma internet um pouco diferente da que conhecemos hoje, ela era chamada de Web 1.0. Esse formato de internet não permitia que os usuários alterassem ou interagissem de forma ativa com as páginas da internet. Era como locar um livro na biblioteca e receber as informações que ele transmitia, ou que existiam nele, sem poder alterar ele.

Pois bem, sabemos o que aconteceria se rasgássemos um livro ou desenhassemos nele antes de devolvê-lo. Essa forma de internet era muito mais que um grande produtor de conteúdo e as pessoas só podiam acessar ele de forma passiva. Foi nessa primeira versão de internet que o termo “marketing digital” surgiu.

Porém nessa primeira versão o marketing digital ainda era muito parecido com o marketing tradicional, isso**  **porque dentro da internet havia apenas conteúdos institucionais de empresas ou sites, que transmitiam informações de forma passiva para as pessoas sem que elas pudessem opinar ou transmitir outras informações para esse site.

Apenas em 1993 os usuários puderam passar a interagir com informações. Foi o surgimento dos primeiros anúncios clicáveis. Porém, o processo de surgimento da internet como ela aparece hoje para nós, deu-se apenas à partir de 2000. Nascendo então a internet como conhecemos hoje, chamada de** Web 2.0**.

A Web 2.0 nos permitiu um formato mais democrático de acessar internet e de trocar informações. Essa nova versão da internet permitiu com que todas as pessoas fossem produtoras de conteúdo e transmitir informações para os outros, sem contar que o espaço de todos passou a ter uma relevância tão importante quanto a que tinham as grandes empresas na internet antigamente.

Além disso, agora as pessoas podiam interagir entre elas além de só interagir com conteúdos e anúncios disponibilizados na internet. O que faz com que essa mudança siga crescente até hoje é o aumento contínuo de usuários da internet.

Isso só prova que, desde o seu surgimento até hoje, o marketing digital evoluiu muito. O que pode ajudar você a entender ainda melhor isso tudo é saber quais são as vantagens  que o marketing digital pode te trazer.

**Mas afinal, qual a definição de Marketing Digital? **

Marketing Digital é o uso das estratégias de marketing aplicadas a Internet para atingir determinados objetivos de uma pessoa ou organização. Resumindo, marketing digital são ações de marketing que utilizam meios digitais como plataforma principal da estratégia de marketing.

É mais abrangente do que o marketing online, pois este engloba as ações realizadas na internet. O marketing digital também engloba ações em mídias digitais como quiosques, TV digital, celulares, etc.

Com o avanço da conexão web, em breve todo aparelho digital já estará conectado na internet, portanto marketing digital e marketing online serão a mesma coisa, porém divididos na história.

**

****Quais são as vantagens que o Marketing Digital traz? **

O crescimento do marketing digital não aconteceu do dia para a noite, cada dia mais as pessoas passam a se conectar com a internet e interagir com ela.

Com esse avanço da internet, o rádio e a TV ficaram para trás, além disso, as pessoas e instituições passaram a buscar informações e formas para anunciar dentro dessa rede gigante. Porém, além dessa infinita gama, o marketing digital pode trazer inúmeras vantagens, como:

**Facilitar a comunicação **

Outdoor’s, propagandas de televisão e também de rádio não permitem que você interaja de forma imediata com a empresa que está realizando a mesma, quando isso acontece, geralmente é feito por telefone, em linhas lotadas que lhe farão esperar por horas.

Com a presença das empresas no meio digital, problemas passam a ser resolvidos por tweets, mensagens do Facebook ou até mesmo por linhas próprias de Whatsapp, que realizam negociações, tiram dúvidas e ainda recebem críticas e elogios que podem alterar a forma com a qual a empresa age.

Alcance global

Um dos lugares mais importantes da sua colocação no marketing é a sua “praça”, o lugar onde você faz suas campanhas, divulga sua marca e realiza todas as suas ações de marketing.

Como no caso de flyers e outdoors; o lugar onde eles serão distribuídos influencia totalmente na sua distribuição e no seu alcance. Por exemplo, dificilmente um outdoor em Curitiba, impactará o público de Caxias do Sul.

Com o uso de campanhas de Adwords, Facebook Ads ou de busca orgânica segmentada, logo, o investimento será bem menor e o alcance de público será bem maior, não existem distâncias geográficas ou limites em que a sua campanha não chegará.

**Se tornar interativo **

O avanço do Marketing Digital faz com que ele evite de se tornar uma via de mão única. A troca de informações demonstra o carinho e a preocupação com a necessidade que o cliente possui. Dessa forma, com a **comunicação **deixando de ser unilateral, as portas se abrem e as empresas criam ricas interações com o seu público.

Informações através de dados

Usando o marketing digital, você não irá apenas chamar a atenção do seu público, com a presença de um cientista de dados na sua empresa, você poderá monitorar, ao vivo e em tempo real, tudo o que acontece com seu site e com as suas campanhas.

Além disso, dados como idade, sexo, localização e interesses do seu público serão conquistados e, com isso, você poderá analisar o comportamento dos seus usuários, seja em blogs, redes sociais, sites ou motores de busca - que são essenciais para que o setor de marketing - passem a ser uma escola para a criação de campanhas eficientes e embasadas.

O real benefício que tudo isso traz é a economia do tempo e do dinheiro do seu investimento. Assim, surgirá a extinção de termos como “eu acho que” ou “eu suponho” que serão substituídos por uma segurança de que a mensagem foi feita de acordo com o seu público e com os canais que ele costuma acessar. Resumindo, com a presença dos dados o termo “desperdício” terá grandes chances de ser extinto da sua empresa e das suas campanhas.

**Segmentação **

E se todos os seus direcionamentos fossem feitos com extrema certeza para o seu público-alvo? Bem, graças ao avanço tecnológico e ao uso do** marketing digital **isso se tornou totalmente possível.

Os dados coletados são totalmente aproveitados para que isso aconteça e, esse tipo de segmentação, faz com que a eficiência das campanhas aumente consideravelmente, bem como o dinheiro do seu setor de marketing não seja desperdiçado.

**Acompanhamento em tempo real **

Qual é a base do marketing digital? Se você respondeu: “A internet”. Acertou em cheio!

Sendo assim, a base do marketing digital faz com que tudo seja acompanhado em tempo real. Dessa forma, os profissionais de marketing adaptam-se rapidamente ao resultado dado pela performance de uma campanha. Assim, eles saberão o que realmente está acontecendo e tudo o que está funcionando. Enquanto isso, no marketing tradicional, ações como um anúncio de jornal, não poderão ser mudadas depois de impressas, sem contar que seria complicado medir sua campanha, sua performance e como as palavras impactam o público.

Sabendo esses dados, você poderá editar sua campanha para redirecionar ela. Podendo usar elas para ajustar automaticamente centenas de vezes ao dia e gerar dados que ajudem a entender se os objetivos estão sendo alcançados ou não, e o que é preciso mudar para gerar os resultados esperados.

Outra vantagem clara  que faz com que o público chegue até esse tipo de marketing é o fato de que ele não necessita de um investimento tão grande e que a empresa tenha um porte grande na classificação de tamanho como era feito no marketing tradicional.

Aqui, nessa versão de marketing que surgiu há mais de 10 anos, as campanhas publicitárias pararam de ter custos milionários e deram espaço para campanhas segmentadas e com menor custo, que faz com que essas campanhas sejam mais fácil de ser contratadas e também mais fáceis de ser alcançadas. Contando também que com uma pessoa responsável por dados analíticos, o resultado alcançado pode ser surpreendente em relação aos resultados anteriores dos formatos antigos de marketing.

Agora que você sabe o que é Marketing Digital, quais as suas vantagens e como essas estratégias podem ajudar a sua empresa a crescer ainda mais, atraindo novos clientes e cuidando dos clientes já atuais. Vale muito à pena você vir conhecer o nosso blog para aprender ainda mais. Vamos lá?

Conheça a Orgânica Digital, especialista em montar as melhores estratégias digitais implementando o Inbound Marketing para o seu negócio.

Alex Medeiros

Alex Medeiros

Apaixonado por comunicação e marketing digital, criatividade e inovação. CMO na Configr e mestrando na FCSH.

Read More
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Você sabe o que é Marketing Digital?
Share this