/ openlitespeed

OpenLiteSpeed: a versão grátis e poderosa do LiteSpeed Web Server

Atualizado em: 08/11/2019


Você acha possível que a versão grátis de um produto possa ser tão boa quanto a paga? Pois assim é o OpenLiteSpeed (OLS), a versão open source do servidor web da LiteSpeed Enterprise.

O OpenLiteSpeed é a versão gratuita do servidor web LiteSpeed Enterprise, com plugins de cache próprios e suporte a PHP, Node, Ruby e Python. É a melhor opção de web server compatível com .htaccess e para economia de recursos.

Neste artigo você vai entender mais sobre esse web server e o que ele pode fazer por suas aplicações, deixando-as muito mais rápidas. Vamos lá?

O que é um servidor web?

Para que todos estejam na mesma página, antes de falar mais sobre o LiteSpeed e OpenLiteSpeed, eu preciso dar uma breve explicação do que é um servidor web. Caso você já saiba, pode pular para o próximo, tópico se desejar.

Ao acessar um site, abrir uma aplicação online ou enviar um e-mail você está interagindo com um servidor web. Isto é, por trás daquela interface há uma série de requisições feitas em tempo real ao servidor onde os dados estão hospedados, assim, estes servidores são responsáveis por responder às solicitações feitas de um endereço na internet.

Funciona assim: ao entrar em um site, o navegador (Chrome, Firefox, Safari, etc) faz uma requisição do conteúdo dele ao servidor, que por sua vez, entrega a informação para o navegador. Quem administra essas requisições e entregas, sendo a ponte entre o navegador e o servidor, é um software chamado de servidor web.

Então, podemos chegar à seguinte definição para um web server: Web Server (servidor web) é um software responsável por entregar e receber requisições http. Isto é, é ele a ponte entre o usuário que faz requisições em um navegador, por exemplo, e as informações alocadas no servidor.

Agora que temos um entendimento sobre o que é um servidor web, podemos continuar ao assunto deste artigo.

LiteSpeed e OpenLiteSpeed, o que são?

Como dito no começo deste artigo, o LiteSpeed e OpenLiteSpeed são servidores web, sendo concorrentes de mercado do Apache e Nginx, por exemplo.

Eles funcionam como uma camada do servidor de sites que recebe a requisição de um navegador e entrega as informações para o usuário. Estes servidores web estão no mercado há mais de 15 anos e foram desenvolvidos pela LiteSpeed Technologies.

São softwares bastante semelhantes, porém enquanto o LiteSpeed Enterprise é pago, oferecendo uma licença gratuita para testes, o OpenLiteSpeed é totalmente gratuito e não tem limitações de licença na quantidade de memória ou CPU que pode ser utilizado. É possível utilizar 100% dos recursos de qualquer servidor com o OLS sem qualquer custo adicional.

Tanto o OpenLiteSpeed quanto o LiteSpeed permitem que os sites mostrem e mantenham seus conteúdos na internet. Suas grandes características são o aumento de desempenho, gerando uma maior praticidade. Eles economizam recursos sem afetar a segurança e o código original da aplicação, sem necessitar de tantas alterações e adaptações quanto no Nginx, um de seus concorrentes.

Atualmente, o OpenLiteSpeed e o LiteSpeed são os melhores servidores do mercado para sites PHP, deixando os sites mais rápidos, leves e otimizados. Além disso, ambos conseguem ler as regras .htaccess do Apache, embora o OLS apenas interprete as regras de reescrita (aquelas que começam com RewriteCond e RewriteRule)

Para que fique melhor exemplificado, a seguir irei mostrar as características do LiteSpeed e do OpenLiteSpeed, e do que são capazes de fazer.

LiteSpeed

Suas principais características são:

  • Substituição do Apache: Lê o Apache e configura os arquivos diretamente. Além disso ele fornece .htaccess completo e WAF;
  • Integração CloudLinux: suporta LVE, CageFS, PHP/Ruby/Python/Node Selector;
  • O LSCache com ESI: suporta "hole-punching" através do "Edge Side Includes";
  • Manutenção de Zero-Downtime: Permite reinicialização e atualização de software com zero tempo de inatividade;
  • Aceleração de Cache de Um Clique: Implantação de LSCache para WordPress por todo o servidor
  • PHP mais rápido e seguro: O LSPHP com suEXEC supera o PHP-FPM em todos os sentidos;
  • Ruby + Python + Node App Server: Impulsionamento instantâneo no desempenho com o LSAPI para Ruby, Python e Node

OpenLiteSpeed

Suas principais características são:

  • Suporte parcial a .htaccess: Consegue ler e interpretar as regras de reescrita do .htaccess;
  • Console WebAdmin: Assuma o controle total do servidor da Web por meio de web GUI;
  • Suporte Múltiplo PHP: Suporta PHP embutido e também a LSAPI para aplicativos externos 2x mais rápidos;
  • Aceleração CMS: Oferece desempenho superior gratuito para WordPress, Drupal e Joomla com o uso do LiteSpeed Cache;
  • Modo de segurança integrado: Integração com o mod_security v3;
  • Instalação com um clique: Instale o OpenLiteSpeed, MariaDB e WordPress em um clique;
  • Módulo Multi-Thread: a plataforma de serviço da web mais rápida usando o módulo MT personalizado;
  • Muita escalabilidade: atenda mais sites com menos memória;
  • PHP mais rápido e seguro: O LSPHP com suEXEC supera o PHP-FPM em todos os sentidos;
  • Ruby + Python + Node App Server: Impulsionamento instantâneo no desempenho com o LSAPI para Ruby, Python e Node**

Como você pôde perceber o OpenLiteSpeed tem tantas vantagens quanto o LiteSpeed, sua versão paga. Além dessas características, o OLS tem ainda como vantagem para ser ainda mais veloz o LiteSpeed Cache.

LiteSpeed Cache

O LiteSpeed Enterprise oferece ainda uma boa opção de Cache, que salva as informações da página por um tempo pré-determinado e assim o servidor economiza tempo quando usuário acessa ao site, ou seja, a navegação é muito mais rápida.

O LiteSpeed Cache é um plugin próprio e exclusivo para servidores LiteSpeed e OpenLiteSpeed. Sua versão mais famosa é a para sites WordPress.

Para o WordPress o LiteSpeed Cache oferece uma linha de comunicação direta entre o CMS e o servidor, agilizando a geração e entrega dos caches muito mais rápido do que qualquer outro plugin semelhante.

Suas vantagens para o WordPress são:

  • Diminuição no uso de memória e CPU
  • Velocidade de carregamento
  • Customização
  • Gratuito

O LiteSpeed Cache tem várias outras opções avançadas de uso, como otimização de imagens, scripts, etc. E ainda, é compatível com WordPress Multisites, WooCommerce, bbPress, Yoast SEO e vários outros plugins populares. Legal, né?

Conclusão

Agora que você já conhece o OpenLiteSpeed, já sabe da sua enorme vantagem sob o Apache e que ele performa tão bem, ou melhor, que o Nginx.

Por isso, ao procurar um host, certifique-se que ele trabalha com esse servidor web e garanta a performance do seu site e melhore o seu posicionamento nos motores de busca.

Aqui na Configr, o OpenLiteSpeed é instalado por padrão, elevando os sites e aplicações a outro patamar de entrega e performance. Faça um teste grátis na nossa plataforma e veja como a Configr pode te ajudar.

Ah, me conta aqui embaixo se já trabalhou com eles!

Até a próxima.

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
OpenLiteSpeed: a versão grátis e poderosa do LiteSpeed Web Server
Share this