/ plugins

Plugins must have para WordPress: performance e segurança

Ninguém gosta de esperar uma página carregar. De acordo com diversas pesquisas, o tempo de espera de um usuário para carregar uma página é de três segundos, e por isso, o seu site precisa estar dentro deste padrão.

Existem diversos fatores que proporcionam a lentidão de um site. Os fatores mais comuns que afetam o desempenho estão ligados à hospedagem, segurança e consumo de memória. Por isso você deve sempre manter sua aplicação otimizada e segura.

O WordPress é uma das ferramentas mais queridas em todo o mundo pela facilidade de customização e plugins que permitem inúmeras interações. Em apenas poucos cliques, eles estão instalados e prontos para rodar. A boa notícia é que existem diversos desses plugins voltados para performance e segurança.

3 plugins para WordPress que você precisa ter no seu wordpress

Pensando em como melhorar a performance e segurança de sites, nosso time técnico separou alguns plugins necessários em todo WordPress.

W3 Total Cache (performance)

Um plugin de cache é essencial para qualquer site em WordPress. A natureza dessa aplicação é muito dinâmica. Toda vez que um site é acessado, o sistema busca o conteúdo da página no banco de dados para construir a página e ela aparecer para o usuário.

O W3 Total Cache é um plugin que melhora a performance do seu servidor e, por consequência, a experiência do usuário na navegação do seu site. Ele compacta e combina arquivos CSS e JavaScript e guarda essas informações em cache. Assim, diminui as consultas no seu banco de dados reduzindo o tempo de carregamento das suas páginas.

Benefícios do W3 total cache:

  • SEO: Melhorias no ranqueamento nos mecanismos de busca, especialmente para sites e sites compatíveis com dispositivos móveis que usam SSL
  • Melhorias de desempenho: Pelo menos 10x de melhoria no desempenho geral do site (Grau A no WebPagetest ou melhorias significativas no Google Page Speed) quando totalmente configurado
  • Renderização progressiva otimizada: as páginas passam a renderizar rapidamente e podem ser interagidas com mais rapidez
  • Redução do tempo de carregamento de página: o visitante permanece no site por um tempo maior e visita mais páginas.
  • Melhor desempenho do servidor web: sustenta longos períodos de tráfego alto.

Esse plugin é gratuito e simples de instalar como todos os outros plugins de WordPress. Mas, antes de começar a instalação dele, é importante desabilitar qualquer outro tipo de plugin de cache que você tenha instalado na sua aplicação. É importante ter esse cuidado, pois pode acontecer de ter falha na instalação do W3 Total Cache quando ele precisa competir com outros plugins de mesmo fim.

WPScan

Diariamente centenas de aplicações e sites são atacadas por bots e sistemas maliciosos em busca de informações privadas ou derrubar o site. Existem diversas formas de evitar que o seu site sofra com esses ataques, dentre elas alguns plugins para WordPress servem para de ajudar a lidar com esse problema.

O WPScan é um plugin que verifica vulnerabilidades em sites desenvolvidos em WordPress. Ele aponta a vulnerabilidade e informa qual o exploit (software/script que explora algum defeito ou falha em um sistema) usar para explorar-la.

Este plugin analisa o seu sistema diariamente para encontrar vulnerabilidades listadas no WPScan Vulnerability Database. Ele mostra um ícone na barra de ferramentas do administrador com o número total de vulnerabilidades encontradas.

O que o WPScan faz?

  • Verifica o núcleo, plugins e temas do WordPress para vulnerabilidades conhecidas;
  • Mostra um ícone na barra de ferramentas do administrador com o número total de vulnerabilidades encontradas;
  • Notifica por email quando novas vulnerabilidades são encontradas.

Ele é gratuito e foi desenvolvido para fins não comerciais. Com ele, você também pode descobrir senhas fracas assim como problemas de segurança de configuração.

WordFence

O plugin de segurança WordFence é um pacote completo com Anti-vírus e Firewall para o Wordpress. Ele analisa o sistema diariamente, protege e repara arquivos que foram hackeados.

Ele é bem completo e seguro. Bloqueia usuários com atitudes suspeitas ou que erram a sua senha várias vezes; esconde a versão do seu Wordpress para prevenir ataques; bloqueia bots falsos e maliciosos.

O que faz o WordFence?

  • Compara os arquivos do seu Wordpress com o Wordpress original para ver se algum hacker não modificou.
  • Procura por senhas muito fáceis de descobrir.
  • Checa se houve invasão em temas e plugins.
  • Identifica temas e plugins desatualizados.
  • Faz varredura fora da pasta de instalação do Wordpress.
  • Procura vulnerabilidades conhecidas.
  • Procura dentro dos arquivos por alterações feitas por malwares, vírus, etc.

Com a versão gratuita do WordFence, você estará bastante seguro. Ele detecta anormalidades em seus arquivos e banco de dados e alerta por email se houver alguma tentativa de invasão. A versão paga tem mais duas ferramentas adicionais: login com 2 fatores de segurança e bloqueio por país.

Instalando esses plugins você verá a diferença de desempenho e performance do seu site. Mas se você quer uma experiência real de site com alto desempenho e segurança, é preciso que ele esteja em uma hospedagem em nuvem. Conheça a Configr e saiba como ela pode te ajudar com isso.

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Plugins must have para WordPress: performance e segurança
Share this