/ marketing de conteudo

Usando Topic Clusters no Marketing de Conteúdo da sua Agência

Saber quais são as melhores estratégias de Marketing de Conteúdo e SEO se tornou uma exigência para quem não quer ficar atrás da concorrência.

Afinal, a disputa pelas primeiras posições nos mecanismos de busca fica cada vez maior!

Não acompanhar a evolução da internet, dos usuários e dos algoritmos desses mecanismos pode ser a tampa no caixão dos resultados de qualquer empresa que tenha o Marketing de Conteúdo como estratégia de aquisição de clientes.

Uma das estratégias que se mostra promissora é a utilização de Topic Clusters (grupos de tópicos). Essa nova forma de enxergar a criação, organização e linkagem interna dos conteúdos de um site tem impactos significativos nos resultados das empresas.

Neste artigo vamos abordar a fundo esse tema e explicar quais os benefícios da aplicação prática dessa estratégia.

Além disso, você aprenderá como colocá-la em uso no Marketing de Conteúdo da sua empresa!

Vamos lá!

1/6- O que são Topic Clusters ?

Topic Cluster é um termo criado pela Hubspot para se referir a uma estratégia de SEO de estruturação de conteúdo que se foca em assuntos ao invés de palavras-chave (keywords).

Essa estratégia aproveita a nova realidade dos mecanismos de busca, que se moldaram para contextualizar as buscas do usuário.

Com essa mudança, os buscadores conseguem entregar conteúdo de maior qualidade e relevância, respondendo às dúvidas dos usuários mesmo em pesquisas confusas, muito específicas ou genéricas.

Topic-Clusters

Nesse modelo, existe uma Página Pilar (ou Conteúdo Pilar) que age como a espinha dorsal de um determinado tema importante para a sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

Essa Página Pilar recebe e envia links para páginas secundárias (clusters) com conteúdos relacionados específicos, que se encaixam dentro do tópico central.

Nessa estrutura, o trabalho dos robôs dos mecanismos de busca fica facilitado, gerando maior compreensão do buscador perante seu conteúdo.

E o resultado disso é um ganho maior de autoridade do site para o tópico principal do cluster!

2/6 - A origem dos Topic Clusters e sua utilidade no Marketing de Conteúdo ?

A internet tem evoluído muito com o passar das décadas. E essa evolução foi guinada, nos últimos anos, pela popularização dos smartphones.

A cada dia mais pessoas conseguem navegar na internet, podendo acessar buscadores e fazer suas pesquisas.

Com isso o público tem se modificado, gerando uma mudança nas pesquisas feitas na internet.

Além disso, recursos tecnológicos dos smartphones mudaram a maneira como se busca por algo, tornando as pesquisas mais informais e mudando o modo que pensamos o Marketing de Conteúdo.

Com a adesão às pesquisas de voz, por exemplo, muitos usuários acabam buscando de uma forma humanizada, como se pedissem informação a um amigo em uma conversa informal.

Por isso, as buscas focadas somente em palavras-chave deixaram de ter um resultado tão bom para os usuários.

Esse tipo de pesquisa evidenciou um ponto fraco dos mecanismos de busca, que era a incapacidade de compreender a intenção do usuário em buscas mais “informais”.

Para acabar com esse problema, os buscadores se focaram em mostrar resultados com base no tema central da questão, contextualizando-a e deixando de lado o foco excessivo nas palavras-chave exatas.

Essa mudança de foco, saindo da literalidade das keywords e partindo para o contexto geral, melhorou a capacidade dos buscadores em entregar conteúdo relevante ao usuário, mudando completamente o modo como as estratégias de Marketing de Conteúdo devem ser organizadas.

E é para se aproveitar dessa mudança de foco que a estrutura dos Topic Clusters nasceu.

Com ela, os buscadores conseguem interpretar rapidamente o conteúdo dos sites, facilitando a contextualização das pesquisas e a sinalização de autoridade dos sites para aquele tópico central buscado.

3/6 - A Estruturação de um Topic Cluster ⚙️

Como dito anteriormente, o Topic Cluster consiste em uma estrutura que utiliza uma página central chamada de Página Pilar.

Ela é a “espinha” do tópico abordado, tendo um conteúdo abrangente sobre o tema central, mas sem muito aprofundamento para não desvirtuar seu propósito.

Nessa Página Pilar existirão links para páginas secundárias (clusters ou artigos relacionados) que falam de maneira bem aprofundada sobre os assuntos dentro do tema central.

Essas páginas secundárias, por sua vez, terão links com a palavra chave exata do tópico central da estratégia de marketing de conteúdo, apontando para a Página Pilar.

Com isso, todo o conteúdo dentro de um tópico central estará totalmente interligado e com uma estrutura bastante favorável à contextualização.

Isso indica aos mecanismos de busca que seu site é autoridade naquele assunto e aumenta a probabilidade dele ser escolhido como solução às pesquisas dentro do tema.

Agora que já falamos sobre a estrutura do Topic Cluster, vamos analisá-lo em um exemplo fictício.

Afinal, como tudo no Marketing de Conteúdo, isso pode parecer complicado se não for visto na prática, não é mesmo?

4/6 - Exemplo de como estruturar um Topic Cluster ?

Digamos que queiramos incluir o tópico “Email Marketing” em nossa estratégia de criação de conteúdo. Devemos escrever um artigo abrangente sobre o tema, dando uma pincelada em tudo o que pudermos sobre o assunto.

Este artigo abrangente será nossa Página Pilar, onde teremos links para todos os textos relacionados dentro desse tema principal.

O título poderá ser algo como “Guia do Email Marketing”.

Agora precisamos construir diversos outros conteúdos específicos dentro deste tema. Estes conteúdos relacionados serão nossos topic clusters.

Nesse caso, devemos escrever diversos artigos dentro da temática “Email Marketing”.

O ideal é ter o máximo de artigos clusters que pudermos para auxiliar a nossa estratégia de Marketing de Conteúdo!

Nesse exemplo, os artigos secundários (clusters) seriam os seguintes:

? Estratégias de email marketing

? Conteúdo para disparos de email marketing

? Como construir uma lista para email marketing

? Vantagens do email marketing

? Email Marketing ainda vale a pena?

? Os segredos do Email Marketing

? Como planejar um disparo de email marketing?

Após finalizarmos a criação dos conteúdos secundários, devemos fazer a revisão e linkagem de cada artigo cluster para a Página Pilar.

Ou seja, enviaremos os links da Página Pilar para as páginas de artigos clusters e os links dos clusters de volta para a Página Pilar com o texto exato do tópico central.

Por fim, vale reiterar uma coisa: essa linkagem deve ser bidirecional! Ou seja, se a Página Pilar enviar um link para um artigo, esse artigo deverá enviar um link de volta para a página central.

Ao fazer essa estrutura da maneira correta você terá um Topic Cluster em funcionamento e poderá criar outros, moldando novas Páginas Pilar de outros temas e com novos artigos relacionados. Legal, né?

5/6 - Os diversos benefícios do Topic Cluster ?

Essa estratégia pode fornecer muitos benefícios para os sites, gerando aumento nas métricas de autoridade e melhorando seu posicionamento nos mecanismos de busca.

Além disso, pode impactar na experiência do usuário, diminuindo as taxas de rejeição e aumentando o engajamento.

Se analisarmos que um Topic Cluster terá maior linkagem de páginas, já temos um benefício óbvio para o Marketing de Conteúdo!

Um texto com links contextualizados e de qualidade vai atrair mais cliques, aumentando a interação do usuário com o site e aumentando o número de páginas por sessão.

Ou seja, com os topic clusters, além de obter melhor posicionamento nos buscadores, seu site passará a aproveitar melhor as visitas orgânicas.

Afinal, ele estará mantendo o usuário por mais tempo no portal, fazendo-o visitar mais páginas, aumentando as chances dele se tornar um novo cliente. Incrível, né?

Além disso, a simples diminuição das taxas de rejeição e o aumento do número de páginas por sessão vai aumentar as chances de compartilhamento. Isso impactará positivamente no posicionamento do site nos buscadores, pois essas métricas indicarão aos mecanismos de busca que seu site oferece uma boa experiência do usuário.

6/6 - Conclusão ✔️

Podemos verificar que em todos os aspectos a utilização da estratégia dos Topic Clusters é benéfica para melhorar os resultados do marketing de conteúdo da sua empresa. Ela é capaz de impactar desde o posicionamento nos mecanismos de busca indo até mesmo ao engajamento e à experiência do usuário.

Lembrando que o seu blog pode ser o mais interessante e bem estruturado de todo o seu segmento, mas se não tiver uma boa hospedagem, toda a sua estratégia pode ir por água abaixo.

A utilização de uma hospedagem cloud, com um servidor cloud de alto desempenho, fará com que seu blog e toda a sua estratégia de conteúdo tenham ganhos significativos.

Clique aqui e veja como um cloud server automatizado por revolucionar a sua estratégia de conteúdo!

Tiago Amaral

Tiago Amaral

Estudante de Publicidade e Propaganda. Apaixonado por escrita e redação, escreve e cria histórias desde sempre e se interessa por assuntos como futurismo, growth hacking e content marketing.

Read More
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Usando Topic Clusters no Marketing de Conteúdo da sua Agência
Share this