/ wordpress

WordPress x Ghost x Medium: Similaridades e Diferenças de cada um

Os blogs começaram como uma forma das pessoas compartilharem suas ideias, conhecimentos e experiências, mas com o passar do tempo, as empresas perceberam o grande potencial dessa ferramenta e passaram a utilizá-la em suas estratégias para impulsionar a autoridade das suas marcas.

Com isso, a criação de blogs foi evoluindo e se profissionalizando. Cada vez mais pessoas abriram os olhos para o incrível potencial dessa ferramenta e decidiram construir os seus próprios blogs. O problema é que muitos dos interessados no assunto não sabem nem por onde começar, pois acreditam que o processo de criação é difícil ou exige conhecimentos técnicos especiais.

A boa notícia é que, hoje, existem opções de plataformas de criação de blogs que facilitam esse processo, como WordPress, Ghost e Medium. Assim, qualquer usuário pode criar seu blog sem precisar saber nada de programação! Mas em meio a tantas opções, qual será a melhor escolha?

Essa dúvida é comum, afinal, escolher a opção errada pode trazer consequências negativas para o seu blog no futuro, gerando muita dor de cabeça. Mas essa escolha é simples quando você conhece as principais características e benefícios de cada plataforma. Por isso, neste artigo, explicamos tudo o que você precisa saber sobre cada uma dessas três plataformas, para, assim, escolher a que melhor atende suas necessidades.

O que é WordPress e quais são seus benefícios?

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) gratuito e de código aberto que facilita e agiliza a criação de sites, blogs e lojas virtuais. Ele é o CMS mais popular do mundo e tem seu sucesso pautado na facilidade de uso.

Afinal, com este sistema, você consegue criar blogs profissionais, seguros, com poucos cliques e sem dor de cabeça. Um ponto essencial que deve ser observado quando falamos de WordPress é que existem duas opções disponíveis:

O software WordPress, que é livre e pode ser baixado (WordPress.org)

O sistema de criação e hospedagem de blogs WordPress (WordPress.com)

Apesar de o nome ser igual, as duas opções são coisas distintas e você pode saber mais sobre as diferenças entre o WordPress.org e o WordPress.com. Para deixar claro, neste artigo estamos falando da primeira opção, ou seja, do software WordPress, que pode ser baixado gratuitamente e instalado em seu próprio servidor de hospedagem.

O WordPress é otimizado para mecanismos de busca (SEO), tendo uma infinidade de plugins gratuitos e pagos. Eles servem para que o usuário adicione funcionalidades aos seus sites e blogs de maneira simples e rápida.

Isso mesmo! Ao utilizar este CMS para criar seu blog, você poderá instalar novas funções e recursos avançados sem saber programar ou precisar contratar desenvolvedores, bastando que o plugin com a funcionalidade desejada seja instalado no seu WordPress!

Outros benefícios do WordPress incluem uma vasta quantidade de temas disponíveis, permitindo que você escolha a melhor aparência para o seu blog. Além disso, o WordPress tem uma grande comunidade de desenvolvedores que trabalha de maneira colaborativa em prol da melhoria do sistema, oferecendo um ótimo suporte aos usuários e realizando atualizações constantes com melhorias para a plataforma. Incrível, né?

O que é Ghost e quais são seus benefícios?

O Ghost é um sistema gratuito e de código aberto que serve para facilitar a publicação de conteúdos para blogs. Diferentemente do WordPress, essa é uma plataforma que não serve para criar sites e lojas virtuais, sendo focado exclusivamente na criação de blogs e outras aplicações análogas.

Aliás, esta ferramenta foi idealizada justamente para ser diferente do WordPress, pois seu criador sentia certa dificuldade em usar o WordPress com foco exclusivo em blogs. A semelhança com o WordPress vem da disponibilidade em duas versões.

Uma é o software livre que pode ser baixado gratuitamente e instalado em um servidor de hospedagem próprio. Já a outra versão é a auto-hospedada, semelhante ao serviço de hospedagem de blogs do WordPress.com. Porém, o serviço de criação e hospedagem de blogs da Ghost não possui versão gratuita como no WordPress.com, e seu plano básico custa 29 dólares.

Os benefícios do Ghost incluem otimização SEO, opções de compartilhamento para redes sociais, API, dados estruturados e interfaces intuitivas projetadas especialmente para facilitar o trabalho de publicação em blogs. Esse sistema é bastante minimalista e segue sua proposta de ser focado exclusivamente na tarefa de facilitar o processo de blogging. Por isso, se você precisar de recursos mais avançados, esta não é a opção mais indicada.

O que é Medium e quais são seus benefícios?

Essa ferramenta é diferente das duas anteriores, não sendo um software disponibilizado para download, mas, sim, uma plataforma online de publicação. Ou seja, ela é feita para que as pessoas publiquem e compartilhem seus blogposts com a comunidade dentro de determinadas categorias. Além disso, nessa plataforma, você pode ler conteúdos de outros usuários nas categorias de seu interesse. Bem simples, né?

Uma das maiores vantagens desse sistema é a visibilidade e a enorme capacidade de engajar por disponibilizar conteúdos para muitos usuários do site. Além disso, todos os seus textos ficam hospedados dentro da própria plataforma, dispensando a contratação de servidor de hospedagem e o nome de domínio próprio. Em resumo, publicar no Medium é gratuito e você ainda tem o bônus de poder alcançar muitas pessoas.

Apesar de ser uma plataforma interessante para gerar tráfego e engajamento, o Medium pode não ser a melhor escolha caso você queira ter um blog profissional com recursos avançados e com opções de personalização. Neste caso, o ideal é escolher a plataforma que te oferece maior liberdade de customização e inclusão de funcionalidades, como o WordPress.

Aliás, o segredo para escolher a melhor plataforma reside, justamente, nessa palavrinha mágica, a liberdade: um sistema que oferece muita liberdade tem mais chances de atender às necessidades do seu blog.

Conclusão

Existem diversas opções de plataformas para a construção de blogs profissionais. O seu terá muita qualidade se você escolher a plataforma com os benefícios que mais se encaixam no perfil de necessidades da sua empresa. Porém, escolher a melhor plataforma é só uma parte da tarefa. A outra é a escolha do servidor de hospedagem onde seu blog será instalado!

A hospedagem tem um grande impacto na qualidade dos sites e você poderá ter sérios problemas de performance e segurança se o seu blog for hospedado em um servidor de má qualidade, como os compartilhados. Ou seja, não adianta escolher a plataforma e criar um blog com o que há de melhor se ele for hospedado em um servidor lento, limitado e que fica fora do ar.

Para evitar esse tipo de problema, utilize um servidor moderno e de alta qualidade, como um Cloud Server. Este tipo de servidor é construído e mantido com o que há de mais avançado tecnologia, oferecendo todos os recursos necessários para que seu blog esteja sempre online, sem travamentos ou lentidão, e funcionando com o desempenho ideal para oferecer uma ótima experiência ao usuário. Veja como a Configr pode te ajudar!

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
WordPress x Ghost x Medium: Similaridades e Diferenças de cada um
Share this