Sobre o WordPress
Criado em 2003 por Matt Mullenweg e Mike Little, o WordPress é uma das ferramentas mais utilizadas por aqueles que criam sites ou blogs. Em termos técnicos, ela é descrita como um CMS (Content management system), ou seja, um sistema gerenciador de conteúdos. Através de sua plataforma de código aberto, o WordPress atrai novos usuários a cada dia e ganha novas funcionalidades frequentemente. Sendo baseado em linguagem PHP e MySQL, um dos diferenciais da plataforma é seu sistema intuitivo, possibilitando a pessoas sem conhecimento técnico profundo a oportunidade de lançar seu próprio site na web.
A construção de sites é feita através de temas, estruturas de sites pré-definidas que podem ser modificadas facilmente pelo usuário. Dessa forma, quem usa a plataforma pode editar um tema escolhido e colocar a cor, redes sociais, layouts, nomes, logos e diversas outras informações pertinentes alinhadas aos seus objetivos. Dentre milhares de temas existentes, alguns dos presets mais famosos incluem modelos para sites de revistas, notícias, esportivos, blogs, lojas eletrônicas e música. Boa parte dos temas é gratuita, contudo, algumas empresas comercializam temas mais elaborados e desenvolvidos, com preços que podem chegar até os 59 dólares.
Além dos temas, outro ponto de destaque do WordPress são os plugins, que funcionam como espécies de extensões para os sites, adicionando funcionalidades a eles. Alguns dos mais famosos incluem funções para captura de emails, potencialização de SEO, exibição customizada de arquivos e criação de comunidades. Assim como nos temas, existe uma variedade imensa de plugins, que podem ser gratuitos ou pagos, com preços variando entre 5 e 200 dólares. Atualmente, existem mais de 50 mil plugins para a plataforma.
Por ser fácil de usar e possuir uma ampla comunidade de colaboradores, o sistema WordPress atraiu milhões de usuários e hoje destaca-se pela sua polivalência, sendo utilizado para dar vida desde a pequenos blogs, passando por robustas lojas de e-commerce, até grandes sites de notícia. O resultado de toda essa versatilidade se traduz através de um dado admirável: atualmente, 30% dos sites da internet utilizam WordPress. Além disso, sites em WordPress ao redor do mundo publicam, em média, 24 posts por segundo. Outro fato interessante revela que sites do sistema WordPress recebem mais de 22 bilhões de visualizações mensais. Por números como esses, não é de se admirar que a plataforma seja o mais utilizado gerenciador de sites do mundo.