/ benefícios

5 benefícios do cloud computing para simplificar a rotina das empresas

Utilizar Cloud Computing ou Computação em Nuvem é uma forma bastante eficaz de simplificar o cotidiano de uma empresa. Por conta dessa tecnologia que está se expandindo cada vez mais, as pequenas e médias empresas (PME’s) e as startups podem acessar programas, arquivos, dados e projetos sem precisar estar diretamente ligados ao seu computador corporativo e de maneira bem menos onerosa — para que todos os benefícios do cloud computing possam ser aproveitados basta apenas ter uma conexão ativa com a internet.

Você tem total ideia de como o Cloud Computing pode beneficiar e simplificar a rotina da sua organização? Então confira 5 benefícios dessa inovação para o seu negócio!

Redução de Custos

A economia que o Cloud Computing pode gerar para uma empresa é notável e significativa. Com o uso dessa tecnologia, a sua organização não precisa mais investir em estruturas caras e complexas, como os datacenters e seus servidores — o que automaticamente baixa os custos com manutenção e energia elétrica, uma vez que os sistemas de servidores exigem refrigeração constante, elevando as contas de luz consideravelmente.

Escalabilidade

Quando uma empresa investe no Cloud Computing, um dos seus maiores benefícios é a escalabilidade, pois graças a ela a organização só paga pelos aplicativos e serviços que efetivamente utiliza. Caso a demanda da empresa seja alterada por algum motivo, o cloud computing facilita a adaptação dos recursos que estão a sua disposição, que podem ser reduzidos ou aumentados, conforme a necessidade do seu e  empreendimento.

Portabilidade

Como todos os arquivos da empresa estão armazenados na nuvem, oferecendo aos donos, gestores e colaboradores a portabilidade, ela simplifica o acesso às informações e a realização de tarefas.

Você só precisa fazer o seu login em um computador ou dispositivo móvel e acessar os arquivos de trabalho armazenados em qualquer lugar. Não há mais a necessidade de se preocupar com pendrives, HD’s externos, servidores físicos nem outros tipos de equipamentos — as tarefas se tornam mais rápidas e dinâmicas.

TI Verde

Atualmente a sustentabilidade é um assunto muito discutido na área de TI e é mais um dos benefícios que o Cloud Computing oferece — soluções sustentáveis. Isso porque os serviços na nuvem (que são completamente virtualizados) poupam energia elétrica, necessidade de refrigeração, espaço físico e, até mesmo, diminuem a emissão de dióxido de carbono.

Além disso, como os documentos podem ser facilmente compartilhados através da própria nuvem, ajudam a reduzir também os custos com impressões.

Maior produtividade da equipe

A equipe de TI não precisa mais trabalhar de forma sobrecarregada, nem sofrer com problemas de servidores lentos, sistemas legados e a falta de informações. A computação em nuvem viabiliza que a equipe trabalhe de forma sincronizada, com todos os arquivos necessários disponíveis e com uma plataforma de comunicação otimizada e efetiva. Tudo isso contribui para um aumento na produtividade da equipe de TI.

Quando a produtividade dos funcionários aumenta e os resultados alcançados estão sendo positivos, gerentes e donos de negócios ganham mais tempo e podem focar em estratégias de crescimento para a empresa, investir em novos projetos e negócios — a organização inteira sai ganhando com os benefícios do Cloud Computing.

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
5 benefícios do cloud computing para simplificar a rotina das empresas
Share this