/ design

5 tendências de design para 2018

Como disse Heráclito (filósofo pré-socrático):

Nada é permanente, exceto a mudança.

Filosofamos, hein? ?
Em todas as áreas do conhecimento, a mudança é constante, e isso não poderia ser diferente no design. Afinal, ele é responsável por trazer ao mundo dos objetos as qualidades mais sublimes do ser humano!

E é justamente sobre mudanças que falaremos no artigo de hoje. Mais precisamente sobre quais tipo de mudanças podemos esperar no design e web design, e quais tendências vamos encontrar em 2018.

Vamos começar!

1 - Duotone

http://spotify.me/pt-BR

Conhecido popularmente como “Efeito Spotify”, o Duotone tem ganhado muita força e sido bastante utilizado pelo Spotify e outras empresas. Ele consiste em alterar as cores de uma fotografia, deixando somente dois tons em evidência.

O Duotone é excelente para ser utilizado no web design e por designers gráficos em seus trabalhos. Isso porque ele não apenas enriquece a identidade visual dos projetos em que é inserido, como também pode ser combinado com outras técnicas!

2 - Cinemagraphs

via GIPHY

Outra tendência bastante promissora para o ano de 2018 é o uso de Cinemagraphs. Se você não sabe o quê é isso, relaxa! Com certeza você já viu por aí. Sabe aqueles GIFS em que a maior parte da imagem é estática, e somente uma parte dela é animada, em loop? Pois é, é isso!

Esse estilo de imagem é ideal para páginas com textos longos, pois tira aquela monotonia confortavelmente, e melhora a experiência do usuário. Uma ótima ação para incluir nos seus próximos projetos de web design!

Esse tipo de imagem interativa não é tão nova assim. Contudo, para que esse efeito fosse feito, era necessário sempre recorrer a softwares como o Photoshop, ou seja, não tão acessíveis para todo mundo. Agora, aplicativos estão começando a fazer o efeito de maneira mais fácil e prática, o que permite que ele se popularize de vez.

3-  Dupla exposição

https://pixabay.com/pt/dupla-exposi%C3%A7%C3%A3o-fotografar-contato-1393661/

Apesar de extremamente bonito e uma tendência para os próximos anos, a dupla exposição nasceu bem antes do Photoshop e da era digital. Ele, originalmente, acontecia quando o filme das câmeras não era girado corretamente, fazendo com que duas fotos fossem registradas no mesmo espaço do filme.

Surpreendente não? Dessa maneira, podemos perceber que esse efeito consiste basicamente em duas fotografias sobrepostas, mas que se mesclam com bastante harmonia. É algo promissor, bonito e que certamente traz elegância para os seus projetos. Vale a pena utilizar!

4 - Tipografia criativa

A tipografia criativa é uma forte tendência e tem sido bastante usada para envolver o público com uma mensagem textual. A partir dela, é possível usar e abusar de diversos elementos gráficos, de forma que as letras e palavras fiquem com uma aparência diferenciada.

E em meio a tantas distrações do mundo atual, técnicas como essa auxiliam os designers na disputa pela atenção, seja no web design ou no ambiente offline! Afinal, ela evita a monotonia que uma frase normal poderia ter e faz o usuário prestar mais atenção na mensagem.

5 - Glitch é outra das tendências de design

O Glitch é outro efeito que tem ganhado cada vez mais espaço, porque imita imperfeições de imagens, como as de filmes antigos em VHF, trazendo uma estética bacana! E o mais legal é que ele é versátil por natureza, podendo ser utilizado de diversas maneiras e em várias aplicações.

O Glitch é uma ótima pedida no web design, se combinado a artes que tragam certa ordem à obra, ou até mesmo com a tipografia criativa! Afinal, esse efeito traz um pouco de caos e quebra à ordem da imagem, e parece que nos tempos atuais, um pouquinho de caos sempre é bem-vindo.


Como vimos, a mudança é a única coisa permanente nesse mundo, e podemos perceber com as tendências demonstradas neste artigo que ela tem feito muito bem para a área do design! Dê uma chance para o novo, adote tecnologias inovadoras e veja como a Configr pode te ajudar!

Até a próxima!

Tiago Amaral

Tiago Amaral

Estudante de Publicidade e Propaganda. Apaixonado por escrita e redação, escreve e cria histórias desde sempre e se interessa por assuntos como futurismo, growth hacking e content marketing.

Read More
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
5 tendências de design para 2018
Share this