/ artigos

8 Dicas para produzir Blog Posts incríveis!

Os blog posts são uma ferramenta fundamental para o marketing digital. São eles que irão atrair os visitantes por conta do conteúdo e, quando feitos da maneira correta, ajudarão a transformá-los em leads e possíveis clientes.

Por isso, precisam ser feitos com o máximo de cuidado e atenção. Veja agora 8 dicas para fazer blog posts incríveis e melhorar ainda mais o tráfego do seu site! ?

1 - A escolha do tema

O caminho para o blog post perfeito começa antes mesmo do início do trabalho. É preciso prestar muita atenção na escolha do tema. É necessário sempre escrever algo que o público deseja ou tem interesse.

Para isso é preciso fazer muita pesquisa. Verifique outros posts sobre o mesmo tema e preste atenção nos que fizeram mais sucesso. Estude seu público através de pesquisas e, se possível, entreviste-os para saber o que eles têm mais interesse em ler.

2 - A escolha da palavra-chave

Agora que você sabe o tema é preciso prestar mais atenção sobre as palavras-chave que irão compor o seu texto. Esse aspecto é muito importante, pois ajuda a entregar o conteúdo correto exatamente para quem o deseja. Ele também é muito importante para ajudar no ranqueamento do Google, feito através de SEO (Otimização para Mecanismos de Busca).

Por exemplo, digamos que uma empresa especializada em tênis de corrida ou de trilha use apenas o termo “tênis” como palavra-chave. Além de competir com todos os outros diversos negócios que usam esse termo, os clientes que chegam procurando outros tipos de tênis não ficarão satisfeitos com o conteúdo. É uma forma de segmentar e chegar apenas em quem tem mais chance de fazer o negócio.

3 - Seja adaptável

Esse é outro aspecto fundamental para ter um blog de sucesso. É preciso que ele seja adaptável a aparelhos móveis, como smartphones. Grande parte das pesquisas é feita por esse tipo de dispositivo e não ter um site responsivo a ele é uma forma de perder um bom número de visitantes.

4 - O título e a introdução

Agora que você já sabe sobre o que escrever é preciso prestar atenção em duas partes fundamentais que irão apresentar o post ao público.

O primeiro é o título. Esse é sempre, ou quase sempre, o primeiro contato que um visitante tem com o seu conteúdo e, por isso, merece bastante atenção. O ideal é deixar sempre o título por último, pois assim você sabe exatamente sobre o que fala o seu texto. É preciso ter paciência e pensar bastante para achar a opção correta. Mas também, é muito importante que o título não prometa algo que o texto não entregue.

A introdução também é outro aspecto importante, fundamental na primeira impressão do seu texto. Essa parte do conteúdo precisa ser bastante forte e equilibrada. É preciso que haja informação o suficiente para prender a atenção e despertar a curiosidade, mas ao mesmo tempo, a introdução não deve ser muito longa.

5 - A importância do visual

Conteúdos visuais, como imagens, infográficos e até mesmo vídeos são uma maneira de quebrar a monotonia de uma página com uma caixa de texto gigante. Além disso, eles podem ser mais memoráveis e uma forma de conseguir um posicionamento ainda melhor em sites de busca.

6 - Procure por links internos e externos

Linkar o seu próprio site com outros conteúdos relevantes é uma forma de manter o público no seu ambiente pelo maior tempo possível.

Procure uma oportunidade dentro do assunto discutido de levar o visitante para outro post que complemente ou trate o tema de maneira mais profunda. Isso é uma ótima prática, mas precisa ser feita com algun cuidados, para não ficar muito exagerado.

Por outro lado, links externos também têm uma grande força. Procurar parcerias com links em sites relevantes para o seu tema ou o seu público é uma forma de aumentar ainda mais o alcance da sua marca.

7 - Cuide bem do seu conteúdo

Por fim, o conteúdo, é claro, é sua maior força e seu bem mais precioso. Por isso, ele requer diversos cuidados. Em primeiro lugar, não crie e procure sempre eliminar conteúdos duplicados. O Google não aceita esse tipo de prática e pune sites que cometem esse descuido.

Porém, repostar conteúdos nas mídias sociais pode ser uma ferramenta muito útil para gerar tráfego de acordo com alguma mudança específica no comportamento dos visitantes em certo período de tempo.

Além disso, é preciso sempre deletar conteúdos que estão tendo uma performance ruim e ficar sempre atento a possíveis erros.

8 - Fique atento às métricas

O Google Analytics é uma ferramenta que tem estatísticas sobre todas as suas páginas. Com ela, é possível avaliar o que mais faz sucesso e o que precisa ser melhorado. Ficar de olho nessa ferramenta é uma forma de fazer novos posts usando o que dá certo como modelo.


Ter bons blog posts é muito importante para a sua estratégia de Marketing de Conteúdo. E para otimizar sua produção de conteúdos, você pode utilizarr um Checklist para Publicação de Blog Posts. Ferramentas como essa auxiliam na otimização da criação de conteúdos, poupando seu tempo.

Tiago Amaral

Tiago Amaral

Estudante de Publicidade e Propaganda. Apaixonado por escrita e redação, escreve e cria histórias desde sempre e se interessa por assuntos como futurismo, growth hacking e content marketing.

Read More
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
8 Dicas para produzir Blog Posts incríveis!
Share this