/ agencias

Por que Inbound Marketing não é o futuro do marketing

Você já ouviu falar que Inbound Marketing é o futuro do marketing? Errado! Leia nosso blogpost e descubra o porquê!

Mas por que não? ?

Você com certeza já ouviu falar que Inbound Marketing é o futuro do marketing, já que a técnica vêm mudando a forma como as empresas lidam com consumidores e potenciais clientes. A verdade é que o Inbound Marketing não é o futuro. Ele é o presente! Não é a técnica que você vai precisar aplicar em breve no seu negócio. É a técnica que você já deveria estar empregando! Entendeu a sutil diferença?

Agora você entendeu o porquê do Inbound Marketing não ser o futuro do marketing? Se você deixar para aplicá-lo só amanhã, pode perder as oportunidades e clientes que estão surgindo hoje! E se você está lendo este artigo é porque já ouviu falar sobre ou até mesmo já conhece essa técnica, certo?

Mas, pra você que não sabe ou não se lembra, vamos resumir rapidamente. ?

O que é Inbound Marketing? ?

Outbound Marketing é como é conhecido aquele marketing tradicional. Um panfleto entregue a você, o comercial que aparece nos intervalos, o banner que pula na sua tela.

O Inbound Marketing é praticamente o contrário disso e por conta disso é comumente traduzido como marketing de permissão ou atração. É um tipo de técnica não invasiva que tenta trazer o máximo possível o cliente para perto de sua marca usando, principalmente, conteúdos ricos e informativos, que gerem valor e resolvam problemas dos usuários.

Por isso o Inbound Marketing usa tanto os blogs, vlogs, e-mails, redes sociais e outras formas para manter um contato aberto e focado na produção de conteúdo relevante, não apenas de promoção de vendas.

Inbound Marketing é o presente! ▶

Você certamente já foi abordado por algum vendedor querendo lhe oferecer algo que você não precisa. Quando isso acontece, você se coloca na defensiva e dificilmente compra o que é oferecido.

O Inbound Marketing não foca em forçar a venda para quem não precisa, mas sim, foca naqueles que realmente podem sentir interesse na solução que você oferece. Através de uma comunicação aberta e conteúdo relevante, você pode tirar dúvidas, agregar conhecimento e, inclusive, fazer o cliente sentir a necessidade em adquirir o que você oferece, mesmo que inicialmente ele não tenha demonstrado isso.

E como o Inbound Marketing se baseia em técnicas que buscam criar um vínculo, uma relação de confiança entre empresa e cliente, essa mudança de status que vai do “não sei o que preciso para resolver este meu problema” até o “preciso disso pra resolver meu problema” se torna muito mais natural.

Além disso, se torna mais barato, já que você está investindo naquele cliente que realmente mostrou algum tipo de interesse na solução que você comercializa. Como o Inbound Marketing usa principalmente ferramentas digitais, o valor gasto é menor do que o gasto no marketing tradicional.

E tem mais um ponto a favor do Inbound: mensuração. Todas as ações feitas podem ser mensuradas e você pode, inclusive, acompanhar (com ferramentas específicas) todo o caminho do cliente pelo funil de vendas, desde quando ele encontra o seu site até o momento em que ele está ciente de que precisa do produto ou serviço que você oferece.

O que você está esperando para começar? ?

Se você ainda não usa estratégias de Inbound Marketing, não está apenas perdendo tempo, está também perdendo dinheiro!

Uma pesquisa do E-commerce Trends de 2017 mostrou que 69,4% dos usuários descobrem lojas virtuais através das redes sociais. Além disso, lojas que adotam uma estratégia de SEO conquistam 13,2 vezes mais visitantes e 5,7 vezes mais clientes do que aquelas que não fazem nenhum tipo de ação nesse sentido.

É como diz um velho ditado: cochilou, cachimbo cai. E se você continuar cochilando, as oportunidades vão passar e você vai continuar aí, perdendo dinheiro.

Hoje em dia, com o crescimento avassalador do marketing digital, algumas agências se especializaram em criar ações de Inbound Marketing para seus clientes. Esse tipo especial de agência define estratégias para que seu conteúdo chegue até seus potenciais clientes, para que eles venham até você. Apostar no Inbound Marketing é apostar no marketing da atualidade, baseado em conteúdos relevantes e na construção de relacionamentos com clientes.

Tiago Amaral

Tiago Amaral

Estudante de Publicidade e Propaganda. Apaixonado por escrita e redação, escreve e cria histórias desde sempre e se interessa por assuntos como futurismo, growth hacking e content marketing.

Read More
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Por que Inbound Marketing não é o futuro do marketing
Share this