/ agencias digitais

A evolução e os desafios das Agências Digitais

O Panorama de Agências Digitais 2018

Desde o surgimento da internet e das práticas relacionadas a anúncios online, email marketing e marketing de conteúdo, as agências digitais vêm adquirindo cada vez mais status de autoridade no mundo digital. Para entender melhor como elas têm evoluído e quais os seus principais desafios, a Resultados Digitais e a Rock Content realizaram uma pesquisa com agências de todo o Brasil e lançaram o Panorama de Agências Digitais 2018.

A amostra levou em conta agências que prestam serviços de marketing digital, das quais foram entrevistados sócios, CEOs, analistas, produtores de conteúdo, coordenadores, supervisores, dentre outros. Os profissionais entrevistados trabalham em áreas como marketing, vendas e/ou atendimento.

Equipes e Clientes

Com relação ao tamanho das equipes, é interessante notar que quase metade das agências entrevistadas (44,6% do total) possuem equipes variando entre 2 e 5 colaboradores. No Brasil a maioria das agências funciona com equipes enxutas e colaboradores trabalhando em múltiplas funções. Outro exemplo dessa característica é que em 75,5% das agências os sócios são os principais responsáveis pela aquisição de clientes, com apenas 9,1% das agências possuindo equipe de vendas especializada.

Outro ponto interessante mostrado pelo panorama revela o perfil dos clientes das agências digitais: 83,8% são micro, pequenas ou médias empresas. Esse número reflete a importância das agncias digitais no cenário econômico moderno, onde pequenas e microempresas buscam ferramentas online para expandir seu alcance e número de clientes. E contratar agências digitais faz parte desse processo.

Relacionamento com clientes

Os motivos pelos quais as agências são contratadas também foram abordados no panorama. Quando perguntados sobre o que faz com que os clientes contratem suas agências, mais da metade (55,2%) dos respondentes alegam que o foco na entrega de resultados para o cliente é o principal motivo. Dessa forma, pode-se notar que é preciso que as agências foquem cada vez mais em entregar conteúdos finais de qualidade para os clientes, ao invés de se preocuparem com outras questões.

Ao longo das últimas décadas os consumidores têm se tornado cada vez mais exigentes e perspicazes. Se antes o marketing era baseado em expor diferenciais dos produtos, hoje ele está ligado a relacionamentos. Dentro das agências digitais essa realidade não é diferente, já que 61,9% adotam alguma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management, em inglês. Ferramentas para gestão de relacionamento com clientes). Além disso, agências digitais que utilizam ferramentas de CRM ganharam 21,4% mais clientes em comparação com as agências que não utilizam um sistema de CRM. Isso mostra que um atendimento mais personalizado é bom tanto para agências quanto para clientes.

A importância da gestão

Outro ponto que chama atenção no panorama são as dificuldades de gestão interna enfrentadas pelas agências. Mais da metade das agências responderam que sofrem com a definição e organização de processos. Quase metade alega sobrecarga de atividades dos sócios e 26,9% alegam ter dificuldades com a produtividade da equipe.

Isso tudo pode estar relacionado com o ponto que chamamos atenção lá em cima: o tamanho das equipes das agências. Com equipes pequenas é natural que a definição e organização de processos muitas vezes sejam negligenciadas. Ou então que os sócios acabem tendo que abraçar muitas áreas e arcar com muitas demandas.

O panorama de Agências Digitais 2018 traz insights importantes sobre como as agências vêm evoluindo, como atuam e quais os principais desafios enfrentados por elas. Com um dia-a-dia com fluxos extremamente dinâmicos, as agências precisam adequar suas equipes enxutas para essa realidade, focando seus esforços no que realmente importa, aumentando a produtividade dos seus colaboradores e entregando o melhor conteúdo final para seus clientes.


Para acessar o panorama, acesse: http://materiais.resultadosdigitais.com.br/panorama-agencias-digitais

Tiago Amaral

Tiago Amaral

Estudante de Publicidade e Propaganda. Apaixonado por escrita e redação, escreve e cria histórias desde sempre e se interessa por assuntos como futurismo, growth hacking e content marketing.

Read More
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
A evolução e os desafios das Agências Digitais
Share this