/ agencias

Como a automatização de processos pode ajudar a sua Agência

Automatizar processos é algo que toda empresa precisa fazer para melhorar a sua produtividade e os seus resultados.

E com as agências não é diferente!

Muitas delas ainda vivem no passado montando planilhas e mais planilhas e escrevendo diversos documentos, perdendo bastante tempo e dinheiro.

No entanto, atualmente existem diversos softwares e plataformas que oferecem infinitas possibilidades de gestão do seu negócio a um baixo custo, com escalabilidade alta e simplicidade de uso.

E é justamente desses aplicativos que falaremos aqui neste artigo, pois separamos cinco deles para que a sua agência se torne a ninja dos processos e da automatização!

Preparado para conhecê-los? 👇

Cansado de perder tempo gerenciando servidores? Crie sua conta grátis!


1. Automatização de Marketing com o Mautic 🎯

Já falamos bastante do Mautic aqui no nosso blog, mas sempre vale relembrar um pouco mais sobre essa excelente ferramenta.

Afinal, qual outra ofereceria tantos recursos intuitivos (e completamente gratuitos!) para automatizar a captação e a nutrição de leads de uma agência?

Com ele você pode criar landing pages fantásticas para alcançar novos leads e segmentá-los de acordo com os seus interesses e/ou baseando-se em pontuações (o famoso lead score!).

Feito isso, um fluxo de nutrição também pode ser criado, no qual o lead passará por todos os estágios do funil de vendas até chegar à conversão.

Legal, né? Tudo isso é formatado de uma maneira muito simples, pois o Mautic é extremamente intuitivo.

Ele também oferece o feitio de e-mails padrão para cada estágio do funil ou para determinadas situações relevantes ao seu negócio.

Ou seja, é possível automatizar TODOS os processos de e-mail marketing que você imaginar de forma gratuita!


E ah! Temos um artigo especial da nossa série Digital Hypers explicando como você pode usar o Mautic para automatizar o seu marketing! Vale a pena dar uma olhada!


2. Automatização de Processos com a Pluga 🔄

Essa ferramenta foi criada com um propósito bem direto e a frase de abertura do site da Pluga já deixa bem claro esse propósito:
Elimine tarefas manuais e chatas da sua empresa.

Com ela, a sua agência pode mesclar diversas ferramentas e fazer com que todo o trabalho fique mais prático, rápido e simples. Quer ver alguns exemplos? Então que tal...

👉 Atualizar um lead no RD Station, Lead Lovers ou Mailchimp a cada resposta a um anúncio criado no Facebook Ads?

👉 Enviar um e-mail pelo Gmail ou Mandrill a partir de uma interação com um anúncio no Facebook Ads ou de um pagamento feito pelo PagSeguro ou Paypal?

👉 Enviar um aviso padronizado no Slack a cada resposta no
Typeform ou a cada movimentação financeira no PagSeguro, Iugu ou Paypal?

👉 Criar um card no Trello a cada linha criada no Google Planilhas?

A Pluga oferece um mar de opções para automatizar os processos da sua agência.

Não é à toa que ela foi testada e aprovada por grandes empresas como a Resultados Digitais.

Vale a pena conhecer!


3. Automatização de Gestão do Trabalho com a Operand 💻

Imagine que você é o planner da sua agência que trabalha com cinco contas e que tem um designer, um redator, um social media e um profissional de atendimento.

Agora, imagine que três desses clientes pediram jobs enormes e com prazos apertadíssimos, enquanto a empresa precisou pegar um freela pontual, além de manter toda a rotina dos cinco jobs fixos.

É um cenário complicado, certo? É aí que a Operand entra para ajudar!

Como o próprio site da empresa diz, a Operand é uma plataforma de gestão para equipes criativas!

Mesmo para agências pequenas, a plataforma da Operand é quase que essencial.

Com ela é possível fazer a automatização de processos internos a partir da criação de fluxos de tarefas, contabilizar horas trabalhadas e muito mais!

Ou seja, naquele cenário citado anteriormente, o profissional de atendimento pode fazer os processos fluírem de uma maneira muito mais simples.

Primeiramente, seria possível selecionar todas as demandas e diluí-las em subtarefas.

Além disso, ele poderia delegar cada uma delas para algum dos membros da empresa, explicitando o briefing, estipulando prazos, criando itens para cada demanda etc.

Todo funcionário responsável por determinada tarefa contaria quanto tempo gastou para terminá-la e poderia seguir o fluxo até concluir a tempo todos os jobs que foram pedidos!

Por fim, o mais legal: com essa contagem de tempo, a sua agência entenderá se algum cliente está tomando mais tempo que o necessário e agir para solucionar o problema, seja otimizando os processos internos ou até mesmo dispensando o cliente.


4. Automatização das Redes Sociais com o Etus 💬

Se a sua agência de marketing digital já pegou jobs de redes sociais com alguns clientes, você sabe o quão difícil é administrar todos eles sem ficar doidinho.

Afinal, é preciso procurar temas relevantes para criar posts, depois criar artes, enviar para a aprovação para depois agendá-los, publicá-los e fazer todo o atendimento dos fãs que interagem com as páginas.

Ufa! Muita coisa, né?

Para te auxiliar nesse processo, você pode automatizar algumas dessas etapas no Etus! Com ele, a sua agência terá alguns recursos indispensáveis para qualquer social media, tais como:

👉 Cadastro de vários contas em um mesmo software;
👉 Agendamento de posts para cada rede social de cada cliente numa mesma página;
👉 SAC de mensagens inbox;
👉 Fluxo interno e externo de aprovação de posts;
👉 Relatórios de desempenho.

Muito legal, né? Bem, se você ainda não teve um job com clientes que seeeempre pedem aquelas refações, considere-se muito sortudo, mas imagine a mão na roda que o Etus seria para lidar com essa situação?

Pense conosco: com ele, a sua agência pode criar um fluxo de aprovação de posts, enviando-os para o cliente que rejeitará ou aprovará o que foi feito.

Depois disso, o trabalho automaticamente voltará para a criação ou irá para o agendamento. Parece mágica, mas é apenas o Etus!


5. Automatização de Infraestrutura com a Configr ☁️

Já imaginou ter um cloud server com o tamanho ideal para o seu negócio com gerenciamento e monitoramento feitos 24hrs por dia por robôs?

Então você está no local certo!

Com a Configr a sua Agência poderá unir toda a infraestrutura necessária para o trabalho (incluindo o Mautic, por exemplo!) sem precisar se preocupar com a parte técnica.

Afinal, com a Configr você pode ter sites, domínios, subdomínios e aplicações com um gerenciamento simples e intuitivo, no qual os robôs fazem todo o trabalho técnico para que você foque apenas no cerne do seu negócio.

Se você ainda tem dúvidas sobre qual o melhor tipo de hospedagem para a sua agência, clique aqui!


Conclusão

A automatização de processos é uma forte prática entre empresas de todos os tamanhos, segmentos e países.

E isso vem se tornando também uma tendência entre as agências.

Cada vez mais elas têm percebido que diversas tarefas repetitivas podem ser automatizadas, poupando tempo e recursos e abrindo espaço para que os profissionais possam focar no que mais importa.

Quer automatizar seus processos de gestão de servidores? Crie sua conta grátis!

Tiago Amaral

Tiago Amaral

Estudante de Publicidade e Propaganda. Apaixonado por escrita e redação, escreve e cria histórias desde sempre e se interessa por assuntos como futurismo, growth hacking e content marketing.

Read More
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Como a automatização de processos pode ajudar a sua Agência
Share this