/ agencia digital

AGÊNCIA DIGITAL, SE VOCÊ TEM LEIA ESSE POST!

AGÊNCIA DIGITAL EM CHEQUE, DESCUBRA COMO EVITAR

O mercado de —Agência digital— está em pleno crescimento e ainda possui inúmeras oportunidades de negócio para aqueles que desejam empreender e conquistar o sucesso na área. No entanto, mesmo com o crescimento da demanda de serviços do tipo, muitas agências não conseguem sair do lugar e precisam fechar as portas pouco tempo após terem começado as suas atividades. Por que será que isso acontece?

No post de hoje vamos abordar esse tema e revelar 3 grandes fatores que podem colocar sua agência digital em cheque. Vamos a eles então?

ENTENDIMENTO DO NEGÓCIO DO CLIENTE

Muitas empresas ainda veem as agências de publicidade como um fornecedor de ações criativas e bonitas peças de divulgação, e não como parceiros com quem podem contar para que o negócio cresça e fature mais. O dia-a-dia de uma agência é bastante estressante e corrido, por isso, a tendência é que o foco deixe de ser entender as reais necessidades do cliente e potencializar resultados e passe a ser em "apagar incêndios".

O resultado disso é uma relação bastante estressante: a agência não consegue compreender o que o cliente precisa e o desgaste só aumenta. As brigas e os pedidos constantes de ajustes fazem com que a agência perca a credibilidade diante do cliente e, se ele está insatisfeito, procura outra agência digital.

A grande reviravolta está justamente em investir mais tempo em conhecer de verdade o negócio do cliente. Compreender quem é sua persona, como o segmento se comporta e quais são as suas dificuldades fará toda a diferença na hora de propor ações que realmente tragam resultados e deixem o cliente satisfeito.

MÉTRICAS INCORRETAS

Apesar do crescimento do mercado e da explosão de agências digitais, muitas ainda deslizam quando o assunto é determinar e monitorar indicadores de performance adequados. Muitas vezes, acreditamos que compilar diversos números para mostrar que a agência tem trabalhado duro vai encher os olhos do cliente. No entanto, a quantidade de dados não determina a relevância que eles terão para o cliente e, tampouco, a satisfação em relação aos serviços prestados. Um exemplo muito comum desse problema é focar nos chamados indicadores de vaidade, como o número de fãs de uma página no Facebook por exemplo.

Apesar de muitos clientes ainda gostarem —e cobrarem— esses números, eles não mostram o real impacto que as estratégias geraram. A curto prazo esse tipo de relatório pode até deixar o cliente satisfeito. No entanto, quando as pressões por metas começarem a apertar, a sua agência será a primeira a ser cobrada a mostrar resultados que tiveram algum impacto no faturamento.

Por isso, além de fazer a imersão no negócio do cliente, conheça as suas expectativas e defina as métricas que comprovam que elas estão sendo alcançadas.  Entenda também como osindicadores de performance podem ajudar a identificar as falhas do processo. Com isso, é possível mensurar de fato os resultados que foram conquistados.

COMUNICAÇÃO INEFICIENTE ENTRE AGÊNCIA DIGITAL E CLIENTE

Chega a soar engraçado o fato de um dos maiores problemas das agências ser justamente a comunicação. Porém, o relacionamento entre clientes e agências seria muito mais proveitoso se houvesse mais sinergia entre eles. As agências reclamam que os clientes fazem solicitações sem sentido e em cima da hora. Por outro lado, os clientes sentem dificuldade em trazer as agências para perto e gerar resultados concretos, e a culpa disso está de ambos os lados. Quando um tenta culpar o outro pelas falhas e não aceita opiniões, o relacionamento se torna prejudicial e a execução do planejamento e das estratégias fica comprometida.

É importante ter em mente que a relação cliente-agência é de parceria e que um precisa contar com o outro para crescer. Por isso, assuma uma postura de resolver problemas, não fique na defensiva e tente sempre se colocar no lugar do cliente para entender o que a sua agência pode fazer de diferente para ajudá-lo.

Por fim, os serviços oferecidos pelas agências digitais ainda são bastante restritos, sendo os mais comuns campanhas de e-mail marketing, mídia paga e gestão de redes sociais. E isso mostra que ainda existem grandes chances para expandir o portfólio e oferecer soluções mais elaboradas e completas para seus clientes.

Já pensou por exemplo, em oferecer o serviço de hospedagem quando um cliente te pedir para desenvolver o site dele? Um diferencial que agrega valor ao seu trabalho.

alex-medeiros

alex-medeiros

Apaixonado por comunicação e marketing digital, criatividade e inovação. CMO na Configr e mestrando na FCSH.

Read More
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
AGÊNCIA DIGITAL, SE VOCÊ TEM LEIA ESSE POST!
Share this