/ conversões de leads

Tudo para fazer a gestão de leads perfeita

Gestão de leads: como automatizar e aumentar conversões?

Leads, o que as empresas não fazem, hoje em dia, por um lead? Na verdade, a gestão de leads é um dos processos que se tornou determinante para o sucesso de muitos negócios, principalmente os baseados em serviços online.

Porque, pense bem, de que adianta ter um lead (ou mesmo milhares), se você não cuidar dele direitinho?

Mas calma! Vamos dar um passo atrás antes de continuar nossa conversa sobre gestão leads:

O que é um lead, afinal?

Bom, em inglês lead tem um significado que acaba não ficando super evidente em português. Poderia ser “liderança”, como em “to take the lead” (tomar a liderança), mas não significa apenas isso.

De qualquer forma, estamos buscando seu significado comercial e, este sim, é bem claro:

Lead é todo interessado em um produto ou serviço e que deixou seus contatos com uma empresa, ou que a empresa tem como conseguir seus contatos de forma indireta (desde que com autorização dele), como quando ele se manifesta no Facebook ou outra mídia social.

Em outras palavras: lead é um potencial cliente de sua empresa, com quem você tem como se comunicar e ele se mostra interessado nisso.

Vamos ao passo seguinte:

Como fazer a gestão de leads?

Muito bem, digamos que você tenha uma lista de leads a sua disposição. O que fazer? Sair ligando para todo eles? Claro que não!

Hoje, a boa prática sugere que você faça a nutrição de seus leads(“alimentá-los” com informações), enviando conteúdos que possam interessar a ele e que se relacionam com seu negócio.

Isso se dá, usualmente, por canais digitais (mas você pode enviar uma mala direta, se quiser, só que assim a gestão de leads fica mais complicada, como você verá adiante).

Os canais mais comuns são:

  • E-mail marketing
  • Mídias digitais (Facebook, YouTube, Twitter, LinkedIn, Instagram etc.)
  • Blogs

Mas qual o objetivo desses conteúdos?

É preciso entender que seu lead desenvolverá toda uma jornada do momento em que se interessou por seu produto ou serviço e te enviou os dados dele (e virou um lead!) até o ponto em que compra seu produto ou serviço.

Neste caminho (o famoso funil de vendas) ele terá interesses variados sobre a sua empresa, produto ou serviço. De mero conhecimento e curiosidade, passando por perceber que sua empresa pode resolver um problema dele, até que ele nota que deve se decidir se vale a pena comprar essa solução e, finalmente: comprar!

Portanto, o conteúdo que você vai enviar ou disponibilizar para ele por esses diferentes canais vai mudando ao longo do tempo e de lead para lead.

Então, para resumir: não adianta bolar uma mala direta só e enviar para todo mundo da sua lista!

Nada disso. É preciso criar um conteúdo específico para cada momento da jornada de compra, e até para diferentes perfis de lead.

- Caramba! – Talvez você esteja se perguntando: - Mas e se eu tiver uns 50 mil leads, como é que vou gerenciar tudo isso?

É nesse ponto que entra a gestão de leads com uso de aplicativos, integrações entre eles eautomação de marketing. Confira:

Gestão de leads na prática

Vamos combinar que se você quer fazer isso direito, vai precisar de algumas ferramentas básicas:

Isso sem falar em um blog para manter conteúdos, além de perfis e páginas em diversas mídias sociais.

Ok, não dá para conseguir isso tudo de cara em seu negócio? Vá crescendo aos poucos! Existem opções muito boas com planos acessíveis (e em muitos casos gratuitos) tanto de CRM (Agendor, Pipedrive) quanto de disparado de e-mail marketing (Mailchimp, SendGrid)!

Muito bem, com seu software de CRM é possível descobrir em que ponto do funil de vendas seu lead está. Existem softwares ainda mais complexos, especializados em marketing digital, que podem colher dados de seus blogs, mídias sócias e ferramentas de disparo de e-mails e tornar esse processo ainda mais fácil.

Mas digamos que em um desses aplicativos um lead passou para lead qualificado, o que significa que deve receber um certo e-mail que está lá, prontinho para ser disparado, em seu disparador de e-mail.

Se você usar umaintegração entre esses dois apps, assim que o lead mudar de status, o e-mail é automaticamente disparado, facilitando muito sua gestão de leads.

E vamos dizer que esse e-mail surtiu um efeito tão bom, pois foi escrito e planejado com as melhores técnicas, que o lead se transformou em cliente, isto é: comprou em seu e-commerce!

Caso o gerenciador de pagamentos do seu site esteja integrado com o disparador de e-mail, ele automaticamente envia uma mensagem de agradecimento ao cliente. E mais, você pode ter uma outra integração para mudar o status de lead para cliente em seu CRM.

Puxa, assim ficou bem mais fácil fazer a gestão de leads, não acha? Que tal **integrar  seus aplicativos **e contar com tudo isso?

Esta postagem foi escrita por Marcus Ribeiro, entusiasta de novas Tecnologias, Empreendedor, CEO da Pluga e Jogador de Futebol de Praia no Fim de semana [Part-Time Job].

Alex Medeiros

Alex Medeiros

Apaixonado por comunicação e marketing digital, criatividade e inovação. CMO na Configr e mestrando na FCSH.

Read More
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Tudo para fazer a gestão de leads perfeita
Share this