Como o Marketing de Conteúdo pode ajudar a sua empresa?

Marketing de conteúdo é parte fundamental da estratégia de Inbound Marketing. É uma maneira de gerar engajamento com o seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo leads, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais vendas.

Quando pensamos em marketing de conteúdo, logo lembramos de posts de blog que possuam conteúdo educativo. Mas, há muito mais do que isso por trás dessa estratégia de Marketing. O consumidor atual deixou de querer ser um “alvo” de campanhas de marketing e ser impactado por elas de cinco em cinco minutos. Ele gosta de procurar pelo conteúdo que ele precisa e, fazer com que você entregue esse conteúdo a ele, deixará o seu consumidor ainda mais feliz.

Se você achou o que precisava em um blog ou em um material , quando precisar de outras dicas e novos materiais, onde será o primeiro lugar que irá procurar novamente? Exatamente, nesse mesmo blog.

Falando de algo mais específico, sua empresa pode criar uma central de ajuda no site, onde possa publicar conteúdos mais técnicos e artigos com respostas para as dúvidas de seus clientes. É sempre bom deixar esse tipo de conteúdo à mão para que os consumidores consultem sempre que desejarem. Faça com que essa página seja facilmente encontrada, acessada e sempre publique nela conteúdos que falem especificamente sobre seus serviços e produtos.

O marketing de conteúdo fideliza o seu cliente e melhora o seu relacionamento com ele, ele passa a dar mais informações para o seu cliente no decorrer de todas as negociações que são feitas com ele. Isso faz com que ele não volte o olhar para os seus concorrentes ou desistam da compra que estão por fazer. Assim, o marketing de conteúdo faz com que seja construída uma relação de confiança entre empresa e consumidor.

Você, como consumidor, sabe que empresas que te procuram apenas para falar sobre os produtos, acabam não te deixando confortável. É por isso que o marketing de conteúdo mostra para você as soluções que você precisa, para só depois contar, que o seu produto pode ajudar ele a colocar em prática essas soluções.

Através do marketing de conteúdo, a visibilidade da sua marca será ainda maior. Para que você apareça para o seu público, você precisa estar bem posicionado de forma on-line e, para que isso aconteça, criar conteúdo é a forma mais rápida e fácil de se tornar visível para o seu público-alvo.

Sabendo que, agora você aparece para o seu público e já fez com que ele se tornasse fiel à sua marca, provavelmente, nesse momento, ele passe a te ajudar com as suas vendas. Como?

Bem, à partir do momento em que uma relação de confiança é construída, o seu consumidor passa a disseminar o seu produto e o seu serviço à outros possíveis consumidores. Uma única pessoa pode indicar seus produtos ou serviços para dezenas de compradores, ainda que nunca venha a se tornar um cliente.

É simples: pense na quantidade de prospects que existem no universo social do colega de um colega seu. Se eu indicar seu produto para três pessoas e essas três pessoas indicarem para mais 3 pessoas, já serão 12 novos possíveis leads para a sua marca.

Mas, para que toda essa estratégia seja bem feita, você precisa que o conteúdo criado tenha qualidade e, para que isso aconteça, ele precisa ter os seguintes itens:

  • SEO: Search Engine Optimization é a estratégia que coloca seus posts em uma boa colocação entre os materiais online, garantindo assim que o seu site possua mais acessos.

  • Redes Sociais: Como o próprio nome já sugere, as redes sociais compartilham de uma interação social muito grande e, fazer com que seu link seja levado para lá, colocará ele em uma vitrine ainda maior de exposição.

  • E-mail Marketing: É certo que você não quer receber propaganda a cada cinco minutos, né? Mas receber um e-mail informativo semanal, te poupará de buscar para chegar ao conteúdo que você quer encontrar.

  • Landing Pages: As Landing Pages ou páginas de destino, são páginas de conversão focadas em transformar o seu tráfego em leads e seus leads em clientes. São páginas que permitem a captura de informações de seus visitantes através de uma oferta, com um formulário e um CTA.

Quando você envolver estratégias como essas no site da sua empresa, saberá que as pessoas se lembram das empresas que estiveram dispostas a ajudar elas quando elas precisaram. Saber que tudo gira em torno da reciprocidade, é algo presente na rotina diária e também uma arma de persuasão durante uma negociação. Tudo que pode motivar a conclusão de uma venda pode ser considerado Marketing de Conteúdo: textos sobre o produto ou serviço, vídeos, imagens, infográficos, e-books, reviews, depoimentos de clientes, cases de sucesso, informações técnicas, informações de entrega, política de troca e devolução, etc.

Assim, quando sua estratégia estiver concluída, você ainda terá argumentos que poderão ajudar também no pós-venda da sua empresa. A conclusão da venda é só o começo. Estudos mostram que quase 70% da receita de uma empresa é proveniente de clientes recorrentes. E isso não deveria ser novidade: quem já conhece sua empresa tem mais chances de comprar itens mais caros, com maior frequência ou recomendar você para um amigo.

Você pode ainda não saber, mas mais da metade dos seus concorrentes já deve estar usando estratégias de conteúdo nos negócios deles. Por isso, a dúvida que pergunta se é válido apostar nessa estratégia deve ser substituída por algo que ensine outra coisa, por exemplo: “Como superar o Marketing de Conteúdo dos meus concorrentes para atingir mais clientes  e conquistar clientes potenciais antes deles?”

De todas as estratégias disponíveis no cardápio de Marketing Digital, entre os profissionais, não há dúvidas sobre qual é a mais importante: Marketing de Conteúdo.

Conclusão:

Você deve começar a investir nessa maneira de marketing que é até 62% mais barata e 3x mais efetiva que as outras formas de marketing tradicionais. Seus concorrentes comemoram quando você decide adiar o início das suas estratégias de Marketing de Conteúdo. Afinal, você está deixando o caminho livre para que eles interceptem os leads e as vendas que deveriam ser suas.

Conheça a Orgânica Digital, especialista em montar as melhores estratégias digitais implementando o Inbound Marketing para o seu negócio.

Alex Medeiros

Alex Medeiros

Apaixonado por comunicação e marketing digital, criatividade e inovação. CMO na Configr e mestrando na FCSH.

Read More
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Como o Marketing de Conteúdo pode ajudar a sua empresa?
Share this