/ email marketing

E-mail Marketing ainda vale a pena?

Mesmo após o boom das redes sociais o e-mail continua sendo uma das mais simples, rentáveis e efetivas formas de comunicação para negócios.


Muita gente ainda se questiona se ainda vale a pena utilizar estratégias de e-mail marketing.

Pense comigo: o MSN passou (#saudades), o Orkut passou (#saudades2), o G+ "ainda não chegou" e o Facebook pode um dia ir embora, mas você sempre manteve um endereço de e-mail, certo?

Pois saiba que você não é o único.

Muitas pessoas tem e-mails pessoais e/ou profissionais para entrar em contato, principalmente, com empresas e negócios em geral.

Afinal, se por um lado utilizamos as redes sociais para falar com os nossos amigos, por outro, achamos que o contato empresarial por lá soa um tanto robótico.

Então, o e-mail se mostra uma ferramenta muito adequada ao marketing digital se pensarmos tanto nesse âmbito da comunicação, quanto da longevidade.

Vamos analisar o porquê dele continuar tão poderoso, mesmo após o boom das redes sociais!

1. Por que e-mail ainda é tão efetivo? ?

Segundo entrevistas feitas pela Hubspot, 80,8% dos entrevistados leem e-mails em dispositivos móveis.

Una isso ao fato de que atualmente a maioria das pessoas tem acesso a esses dispositivos e você perceberá que essa é uma enorme fatia do mercado.

Segundo a Pew Research, 92% dos adultos online usam e-mail, sendo que 61% deles utilizam todos os dias.

Outro dado muito interessante é o extraído pela McKinsey, referência em consultoria empresarial, afirmando que e-mails são 40x mais eficazes para conquistar novos clientes do que o Twitter e o Facebook juntos! E, se conquistamos novos clientes, podemos criar uma estratégia para retê-los e gerar novas vendas, certo?

É isso que uma pesquisa da Rock Content descobriu ao mostrar que uma estratégia de e-mail marketing com um funil de vendas bem feito pode ser essencial para o marketing digital de uma empresa.

Afinal, com ele você pode criar uma lista de e-mails (captada a partir de newsletters, landing pages, compras etc), realizar disparos segmentados, fazer testes A/B, atingir um público ideal e alimentá-lo até que ele sinta vontade de efetuar a compra.

Veja alguns números interessantes sobre os entrevistados dessa pesquisa de 2017:

? 98,7% possuem um e-mail pessoal
? 96,7% acreditam na eficácia do e-mail marketing
? 84,4% têm vontade de receber conteúdos
? 77,4% gostam de receber newsletters
? 77,2% das empresas desses entrevistados utilizam o e-mail marketing.

2. Usos do e-mail marketing ✉️

No marketing digital, existem muitas táticas para engajar o seu lead a partir dos e-mails.

O ideal é ter um funil de vendas que direcione-o pela jornada de compra até que ele se sinta confortável para fechar o negócio.


Já que falamos sobre isso, temos um artigo especial sobre funil de vendas na nossa série Digital Hypers ?.
Se você quiser saber como estruturar o seu funil de vendas e qual o melhor tipo de conteúdo para cada tipo de usuário, clique aqui.


Voltando a falar sobre e-mail marketing, você pode usar diversas táticas para engajar os seus leads. Para alcançar esse objetivo, você pode utilizar alguns formatos padrão, como os que falaremos abaixo:

Lançamentos ?

Você ou o seu cliente lançou um produto ou um serviço novo e quer mostrá-lo ao mundo?

Então que tal enviar um e-mail marketing contando um pouco da história dele ou simplesmente o promovendo?

Lembre-se que a entregabilidade nas redes sociais é bem baixa, mas os e-mails sempre estarão ali prontos para serem lidos. Ou seja, a chance do serviço ou produto ser visto em um e-mail é muito maior!

Newsletters ?

Deixar comunicados internos na parede do corredor é coisa do passado! Mentira, seria um extremismo dizer isso porque muitas pessoas gostam de ver os comunicados por ali.

Mas porque não unir essa tática ao âmbito virtual? Afinal, se todos precisam ver os e-mails, as chances da mensagem ser vista são muito maiores, né?

E isso não se restringe apenas à comunicação interna. Muitas empresas enviam comunicados periódicos para a sua base de leads para fomentar o interesse em determinados assuntos, produtos ou serviços.

Isso tem se tornado uma prática bem comum e vem sendo bastante utilizada junto ao Marketing de Conteúdo.
As empresas vem utilizando as Newsletters como uma forma de divulgar novos blogposts, webinários, entrevistas, ebooks, checklists e assim por diante.

Cold mail ?

Você sabia que é possível, por exemplo, exportar uma planilha com os e-mails das suas conexões do LinkedIn, filtrá-los e criar uma lista para ser utilizada em alguma estratégia de marketing digital?

Pois é, uma delas é o cold e-mail, no qual uma mensagem de abordagem é enviada para alguém que você ainda não teve nenhum contato.

Nesse cenário, é muito comum apresentar a empresa para essa lista filtrada e perguntar se a pessoa gostaria de fazer parte da newsletter, de alguma outra segmentação relevante ou se gostaria de ouvir mais sobre aquele produto.

Caso ela aceite, ponto para o negócio que ganhou mais um lead! Caso não, bola pra frente, pois o importante é tentar!

3. Plataformas de e-mail marketing ?

Existem diversas plataformas de e-mail marketing que podem auxiliar as estratégias de marketing digital. Muitas delas são gratuitas, outras pagas, mas todas tem funções essenciais para o seu negócio! Conheça algumas delas:

Mailchimp
Essa é a ferramenta de e-mail marketing mais famosa e ainda oferece uma versão gratuita! O Mailchimp é bem simples, intuitivo, oferece a criação de e-mails no formato drag and drop (ou seja, você só precisa arrastar botões, blocos de texto etc para o corpo do e-mail), segmentações profundas, muitas integrações e diversas outras vantagens!

Sua versão gratuita oferece até 12 mil envios de e-mail por mês e suporta até 2000 leads cadastrados.

RD Station
Brazuca, a RD Station é da Resultados Digitais, uma empresa especialista em Marketing Digital no nosso país. A plataforma é repleta de recursos assim como o Mailchimp, mas com a vantagem de ter uma automação de marketing invejável! Além disso, a RD Station também oferece alguns mimos como a criação de Landing Pages, otimização de conteúdos para SEO, sugestões de pautas etc. Bem legal, né?

Lead Lovers
Outra ferramenta brasileira, a Lead Lovers tem um plano mensal de R$ 154 que te dá o acesso a tudo que a plataforma pode oferecer. Sendo assim, você poderá gerenciar os seus leads, enviar e-mails, criar Landing Pages, importar sites em HTML para a plataforma e muito mais! Essa é uma solução de e-mail marketing completa.

Contudo, se você está começando, a nossa principal sugestão de plataforma para o seu e-mail marketing é o Mautic.

4. Mautic

O Mautic é uma ferramenta de e-mail marketing maravilhosa.

Ela é excelente por compreender muitos dos benefícios que as três citadas anteriormente têm.

Com ele, é possível criar funis de venda do zero, criar landing pages para captar novos leads e segmentá-los de acordo com a estratégia do seu negócio, criar testes A/B e muito mais.

O melhor de tudo é que ele é completamente gratuito, tendo uma quantidade ilimitada de leads e usuários!

Esses leads ainda podem ser agrupados de acordo com pontuações dadas a partir de determinadas interações (o famoso lead score), como aberturas de e-mails, cliques em links e o que mais você quiser estipular!

Como se isso tudo não bastasse, ele oferece, por exemplo, a criação do funil de vendas a partir do drag and drop. Legal, né?

Inclusive já escrevemos um Digital Hypers inteirinho explicando como você pode automatizar boa parte do seu marketing usando o Mautic. Se você se interessa pelo assunto, definitivamente deveria dar uma lida.

Conclusão

Há mais de uma década alguns especialistas tentam prever a morte do e-mail. Bom, como vimos, eles não poderiam estar mais errados.

Em tempos de redes sociais e uma quantidade gigantesca de informações e estímulos aos quais somos expostos todos os dias, o e-mail marketing talvez continue sendo tão efetivo pelo simples fato de fornecer uma forma de comunicação mais pessoal e direta.

Tiago Amaral

Tiago Amaral

Estudante de Publicidade e Propaganda. Apaixonado por escrita e redação, escreve e cria histórias desde sempre e se interessa por assuntos como futurismo, growth hacking e content marketing.

Read More
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
E-mail Marketing ainda vale a pena?
Share this