/ blacklist

O que são as temidas Blocklists?

As Blocklists são o terror da vida de quem planeja estratégias de cold mail ou e-mail marketing. Elas podem levar toda uma campanha por água abaixo e ainda prejudicar o envio de demais e-mails.

Por isso, é sempre importante ficar de olho em todas as etapas de planejamento deste tipo de campanha, para que seus e-mail não caiam em spam.

O que são Blocklists e por que isso acontece?

Blocklists, ou lista negra em português, é um conceito da computação que define um bloqueio de acesso. Esse bloqueio normalmente é feito por alguns proxys, firewalls, servidores de e-mail ou servidores de conteúdo quando eles identificam atividade suspeita (alto índice de spam).

Ou seja, é uma lista composta com endereços de IP, domínios ou endereços eletrônicos que possui um histórico de conteúdo spamizado, que acabam sendo bloqueados automaticamente.

Spam é uma mensagem enviada sem o consentimento do destinatário e que, normalmente, são disparadas para um grande número de contas.

Um dos problemas mais comuns, para a inclusão de IP em blocklist, é a sinalização dos emails como spam. Quanto mais vezes o remetente é sinalizado como spam, ele acaba caindo na caixa de lixo eletrônico e deixa de ser visualizados pelos destinatários.

O intuito de uma Blocklist é evitar que envio de e-mails spam ou com conteúdo inapropriado encha a caixa de email do receptor.

Isso significa que os principais motivos para um IP cair em blocklist são

Envio em grande quantidade de e-mails para destinatários que não escolheram recebê-los;
Conteúdo preconceituoso ou pornogáfico;
Servidor de e-mails
E-mails contendo vírus;
E-mails contendo softwares maliciosos.

Se um e-mail, domínio ou endereço de IP caiu em blocklist, significa que são considerados como disseminadores de spam na internet. Nesta condição, os provedores de e-mails bloqueiam o recebimento deste endereço de IP ou domínio.

Importante lembrar que estar presente em Blocklist, não significa que o envio de e-mails está bloqueado. O bloqueio acontece pelo provedor do destinatário e o recebimento destes e-mails estão sob critério deles.

Como saber se meu e-mail está em Blocklist?

Se o remetente estiver bloqueado por algum provedor, ao tentar enviar um email ele receberá uma notificação e, normalmente, acompanha de orientações para resolução do problema.

Se isso não acontecer, ou se você quiser consultar mesmo assim na internet, existem diversas plataformas de pesquisas.

Só seja criterioso no momento da escolha dela, muitas vezes as blocklists possuem critérios de inclusão de IP’s pouco seletivos.

As Blocklists mais utilizadas são

SPAMCOP – http://www.spamcop.net/

SPAMHAUS – http://www.spamhaus.org/

SORBS – http://www.sorbs.net/

UCEPROTECT – http://www.uceprotect.net/en/rblcheck.php

BARRACUDA – http://www.barracudacentral.org/lookups

Como a hospedagem tradicional influencia?

A hospedagem compartilhada, ou hospedagem tradicional, ainda é um modelo adotado por grande parte da pessoas. Porém, diversos fatores a torna ultrapassada e problemática - como e-mails parando em blocklist “sem explicação”.

A explicação existe, sim. Quando você contrata este serviço significa que você está hospedando seu site em um servidor junto com centenas de outros. Ou seja, se um único domínio spamiza seus emails e cai em blocklist todo aquele servidor fica comprometido, afinal, o endereço de IP é o mesmo.

O ideal é procurar um servidor em nuvem com boa reputação e com sistema de prevenção para Blocklist. Isso significa que o servidor é único e que um sistema de inteligência identifica as ações que podem levar o IP a uma blocklist e bloqueia os e-mails com uma notificação do risco. Veja como a Configr pode te ajudar nisso.

Meu endereço aparece em alguma das listas. E agora?

Não gela, isso pode acontecer com qualquer um e existe solução. Você precisa corrigir os erros apontados pela lista, estar em conformidade com as boas práticas do mercado e, em seguida, entrar em contato com o mantenedor da lista para requerer a sua remoção.

Não existe receita para evitar cair ou sair de uma blocklist. Você precisa apenas ser coerente e fazer as coisas da forma mais adequada para o seu negócio.

Evite estas práticas acima, atualize sempre as listas de contatos, pois destinatários inválidos ou indisponíveis podem te levar a blocklists, e envie apenas aquilo que prometer, garanta a melhor qualidade nao conteúdos de campanhas de email marketing.


Confira aqui como evitar que seus emails caiam na caixa de spam.


Embora a Blocklist deva ser temida por todos que montam uma campanha de e-mail marketing, é possível fazer campanhas de sucesso sem cair em uma!

Comenta aqui embaixo se o seu domínio já caiu em Blocklist e o que você fez para resolver.

Até a próxima,

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
O que são as temidas Blocklists?
Share this