/ WAF

Problemas de Segurança? Conheça o WAF!

O WAF (Website Application Firewall) é uma camada de proteção que fica entre seu site e o tráfego que ele recebe.

Um ataque organizado a um site traz prejuízos que podem ser irreversíveis a um negócio. Se o seu site possui informações delicadas de usuário, como dados de cartão, conta, documentos, essas informações podem ser alvo de ciberataques.

O WAF funciona como uma espécie de Firewall, mas não da forma tradicional. Além de monitorar, filtrar e bloquear elementos perigosos no tráfego ele impede que configurações erradas de segurança sejam executadas.

Ele mantém a segurança e ao mesmo tempo o tráfego, sem riscos em um site ou aplicação, como Wordpress. Isso permite que o servidor fique bloqueado e protegido contra ataques de Hackers, Spammers, DDoS, Injeções SQL e diversos outros ataques.

Por que preciso de um WAF?

Qualquer domínio pode estar vulnerável a algum tipo de ataque cibernético. Os firewalls comuns podem proteger uma grande parte deste tipo de ataque, mas não todos. Muitas dessas soluções não são eficazes para bloquear o tráfego online mal-intencionado.

Um ponto relevante é a segurança do seu servidor. Dependendo do host em que o site está hospedado, os bloqueios contra ataques não são 100% eficazes.

O WAF é uma ferramenta com inteligência artificial, ou seja, ela está em constante aprendizado para atualizar o sistema de acordo com as medidas mais atuais de proteção contra ataques.

Alguns hosts, como a Configr, oferecem em seu servidor o Website Application Firewall diretamente instalado. Isso garante a segurança da sua aplicação direto na infraestrutura.

Além disso, ao instalar o WAF, todas as atualizações do sistema são feitas de forma automática, sem que seja preciso perder tempo fazendo isso manualmente.

Ou seja, com ele você economiza tempo de atualização e dor de cabeça com os problemas originados de uma invasão de site.

As vantagens do WAF:

  • Estuda e entende automaticamente a estrutura de uma aplicação ou site.
  • Mapeia o comportamento do usuário.
  • Constantemente atualiza as defesas e ameaças
  • Identifica o tráfego proveniente de fontes maliciosas e fraudulentas
  • Faz análise e correções de vulnerabilidade
  • Zero Impacto de Implantação
  • Monitoramento e auditoria de Atividade do Banco de Dados
  • Monitoramento de atividades e proteção em tempo real para bancos de dados críticos Avaliação do servidor
  • Avaliação de vulnerabilidade, gerenciamento de configuração e dados para bancos de dados
  • Nuvem de Proteção DDoS
  • Alto desempenho

Possibilidades do WAF

O WAF pode ser aplicado de diversas formas: aplicação de rede, plug-in de servidor ou serviço na nuvem, é frequentemente implantado por meio de um proxy. A seguir, vamos falar quais são as vantagens e desvantagens de cada um.

WAF de Rede: este é um modelo instalado localmente (hardware) e por isso, costuma ser mais rápido. Normalmente, são gerenciados por fornecedores, o que torna este um serviço com alto custo.

WAF de host: funcionando diretamente no host, podem ser completamente integrado ao código da aplicação, proporcionando alta capacidade de personalização e baixo custo. A grande desvantagem é a complexidade no gerenciamento.

WAF em nuvem: administrados por provedores do serviço, possui configuração adequada às necessidades do cliente e simplicidade no gerenciamento.

Benefícios do WAF:

Como podemos perceber, o Website Application Firewall é uma ferramenta de extremo desempenho e entregas satisfatórias. Mas os principais benefícios dela são:

Potente Segurança:

Com ela, você consegue estabelecer com facilidade os critérios e regras necessários para impedir os ataques e ações mal-intencionadas no seu site.

Também é possível acompanhar os detalhes de cada acesso e estabelecer um log de bloqueio para as ações que foram consideradas fraudulentas.

Proteção garantida contra as maiores dez ameaças de segurança

São elas:

  • Injection;
  • Broken Authentication and Session Management;
  • Cross-Site Scripting (XSS);
  • Broken Access Control;
  • Security Misconfiguration;
  • Sensitive Data Exposure
  • Insufficient Attack Protection;
  • Cross-Site Request Forgery (CSRF);
  • Using Components with Known Vulnerabilities;
  • Underprotected APIs.

Economia de tráfego e infraestrutura

Ataques, e tentativas, contra aplicações consomem recursos do seu site, banda de Internet, infraestrutura e recursos operacionais. Como o WAF bloqueia o acesso considerados perigosos, o seu site não é afetado por essa tentativa.


O WAF - Website Application Firewall está em constante aprendizado e é assim que ele consegue identificar ações mal-intencionadas do tráfego comum. Ele consegue separar tais ações como tráfego permitido, podendo entrar na aplicação sem problemas, e não permitido, barrado na primeira tentativa de entrada.

Viu como o WAF pode ser a solução para as suas questões de segurança? Aqui na Configr, nossos clouds são protegidos com ele, teste grátis por até 7 dias.

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Problemas de Segurança? Conheça o WAF!
Share this