Entenda qual a importância do SSD para a alta performance do seu site

O Solid-State Drive (SSD), ou Unidade de Estado Sólido, é um novo tipo de tecnologia de armazenamento de dados, considerada por muitos como uma evolução dos discos rígidos (HD) convencionais. Cada vez mais utilizado em dispositivos portáteis (smartphones, tablets e ultrabooks, por exemplo), o SSD já é visto como a tecnologia do futuro e tem muito a oferecer em matéria de inovação.

Ficou interessado no assunto? No post de hoje, nós vamos explicar como funciona um SSD, quais são as suas vantagens e como ele pode contribuir para a alta performance do seu site. Veja a seguir!

Como funciona

Um SSD é um dispositivo de armazenamento não volátil de dados digitais, baseado em um circuito integrado semicondutor. Isso significa que, ao contrário dos discos rígidos, um SSD não depende de componentes eletromecânicos e partes móveis (como motores, discos e cabeçotes de leitura e gravação) para funcionar. Em aparelhos SSD, o armazenamento de dados geralmente ocorre em pequenos chips de memória, como é o caso dos pendrives, câmeras digitais e alguns tocadores de MP3, por exemplo.

Vantagens do SSD

Como dispensa totalmente as partes móveis, o sistema de armazenamento SSD ocupa bem menos espaço do que um HD convencional, é mais resistente a quedas e vibrações e esquenta menos.

Outra vantagem é a maior velocidade de acesso – até 100 vezes mais rápido – e de transferência de dados em comparação com sistemas de leitura ópticos (CDs e DVDs) e magnéticos (HDs).

Além disso, um dispositivo de armazenamento SSD é muito mais durável, pois pode ser utilizado diariamente a plena capacidade, por até dez anos, antes de sofrer desgastes de memória.

Garantindo a alta performance do seu site

Agora que já sabe disso, você deve estar se perguntando como o SSD pode contribuir para a alta performance do seu site, não é mesmo? Um website hospedado em sistemas de armazenamento SSD permite o carregamento muito mais rápido de informações, especialmente em sites que geram páginas dinâmicas a partir de bancos de dados. Isso ocorre, por exemplo, com sites baseados em aplicações open source customizáveis, como WordPress, Joomla e Drupal.

Com um plano de hospedagem tradicional, o acesso aos bancos de dados e ao conteúdo do site ocorre mais lentamente, em razão do movimento mecânico de leitura dos HDs. No caso dos SSDs, a informação é lida e escrita de maneira simultânea, o que reduz muito o tempo de carregamento da página.

Um carregamento de página mais rápido implica em maior usabilidade para seu website e no aumento na taxa de conversão, ou seja, mais interação com conteúdo, visualizações de página, cliques, receita publicitária, etc. No caso das lojas virtuais, a facilidade de acesso vai se refletir também no número de vendas e no maior aproveitamento dos clientes em potencial.

Ao migrar seu website para um plano de hospedagem em SSD, o ganho de performance é instantâneo. E considerando as altas taxas de abandono em sites com carregamento lento de página, cada segundo conta!

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Entenda qual a importância do SSD para a alta performance do seu site
Share this