/ otimização

Entenda como um site lento pode prejudicar sua empresa

Pessoas gostam de páginas rápidas. Na verdade, não só pessoas. Mecanismos de buscas gostam de páginas web que carreguem rapidamente.

Ter uma página de qualidade vai além de construir um endereço com um belo layout. Para garantir um bom ranqueamento nos mecanismos de buscas e uma alta taxa de conversão, empresas devem otimizar as suas páginas. Isso pode ser feito com inúmeras técnicas, como a adoção de novos padrões HTML e a redução do número de plugins externos.

Quer entender mais sobre o assunto? Então leia o nosso texto de hoje e veja como impedir que um site lento atrapalhe a sua empresa de atingir novos consumidores e parceiros comerciais!

Como um site lento diminui a conversão da sua página

Qual o tempo ideal de carregamento de uma página? Alguns estudos indicam que, uma página que não carrega em menos de quatro segundos pode reter menos clientes e gerar menos visitantes. O tempo gasto para abrir uma página é indispensável para o sucesso de um negócio online, no entanto, esse é um detalhe ignorado por muitos.

Pesquisas indicam que um delay de dois segundos durante uma transação online pode resultar em uma taxa de abandono de até 87%. Hoje, a maioria das pessoas abandona uma página não pelo seu design, mas pelo tempo necessário para abrir um conteúdo. Nesse cenário, desenvolvedores web devem trabalhar para tornar páginas mais eficientes, com menos requisições e velocidade de carregamento menor.

Tornando sites mais rápidos

Existem diversas técnicas para aumentar a velocidade de carregamento de um site lento. Entre as mais tradicionais, podemos destacar:

Melhore os códigos de JavaScript

Configure os seus scripts e o CSS para carregar em arquivos externos. Desas forma, o browser fará o download do arquivo uma única vez e não sempre que alguém abrir uma página nova. Além disso, mantenha o JavaScript otimizado, diminuindo o tempo necessário para o navegador processar o script.

Tenha imagens otimizadas

Trabalhe para que todas as imagens utilizadas em páginas de venda, postagens em blogs ou até redes sociais sejam otimizadas. A largura, o comprimento e e o formato de arquivo devem ser escolhidos para diminuir o tamanho final do arquivo que será exibido na tela do usuário.

Abuse do cache

Nem todos os conteúdos de uma página web são dinâmicos e alteram constantemente. Nesses casos, a empresa pode implementar sistemas de cache local e remoto para diminuir o tempo de carregamento de um site, assim como o uso dos recursos de processamento do dispositivo do usuário.

Reduza as requisições

Toda vez que alguém clica em um botão, aciona um JavaScript ou carrega algum conteúdo, uma requisição é gerada no servidor. O excesso de requisições prejudica o desempenho da página para todos os usuários que estejam online ao mesmo tempo.

Os problemas causados por um grande número de acessos simultâneos podem ser solucionados com a contratação de mais processamento para o servidor de armazenamento. Já os de excesso de redirecionamentos, por exemplo, devem ser solucionados com a otimização do código HTML da página, eliminando informações desnecessárias ou que possam tornar o site lento.

Implemente o HTML5 e reduza os plugins

O HTML5 é a última versão da linguagem de marcação de textos utilizadas para criar páginas web. Ela permite que plugins para exibição de conteúdos multimídia sejam eliminados, tornando a página mais rápida e eficiente. Reduzindo plugins, empresas podem criar sites mais dinâmicos, compatíveis com um número maior de aparelhos e que carregam em menos tempo.

Mais velocidade, maiores lucros

A popularização das conexões móveis de internet levou a quantidade de usuários da rede de computadores a números nunca antes vistos. No entanto, muitas conexões não possuem uma grande velocidade ou são instáveis.

Para não perder visitantes, empresas passaram a otimizar as suas páginas em busca de tempos de carregamento cada vez menores. Hoje, ter um site lento pode levar ao fracasso de uma estratégia online.

Nesse cenário, empresas devem reduzir o número de plugins, melhorar a estrutura do seu código HTML, tornar os scripts em JavaScript mais eficientes e adotar padrões modernos de construção de páginas web para manter as suas taxas de conversão altas.

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Entenda como um site lento pode prejudicar sua empresa
Share this