/ marketing digital

5 Dicas Simples para Otimizar os seus Anúncios no Facebook

Veja como você pode gerar muitas vendas a partir de anúncios PERFEITOS no Facebook Ads!

A utilização de anúncios no Facebook é uma prática amplamente adotada por profissionais e empresas do mundo todo.

A sua importância é indiscutível, pois muitas pessoas acessam o Facebook diariamente, tornando essa rede social um terreno fértil para a publicidade e a captação de clientes!

Dito isso, notícias recentes anunciaram mudanças no algoritmo do Facebook. Agora, a rede social irá priorizar a exibição de conteúdos de amigos, familiares e grupos no feed dos usuários, em detrimento do alcance de conteúdos públicos, como posts de empresas, marcas e sites.

Apesar dessas mudanças terem assustado alguns profissionais, não existe motivo para pânico! As alterações não visam prejudicar o alcance dos anúncios no Facebook, pelo contrário, elas vão estimular a utilização dos anúncios como forma de alcançar o público e compensar o alcance perdido.

Sendo assim, as campanhas no Facebook Ads continuam sendo uma ferramenta de grande importância para as campanhas de marketing digital.

Pensando nisso, preparamos 5 dicas para otimizar os seus anúncios e te ajudar na melhoria dos seus resultados!

1. Foque nos objetivos da campanha ?

Ter em mente os objetivos da campanha é essencial para obter bons resultados desejados com o Facebook Ads.

Afinal, como chegar em algum lugar de maneira otimizada se você não souber onde quer chegar? Portanto, determinar o objetivo dos seus anúncios é a primeira forma de otimização.

É preciso saber o resultado esperado com o seu anúncio para poder configurá-lo corretamente, pois ao criá-lo na plataforma do Facebook Ads, você deverá escolher o objetivo do anúncio.

A plataforma te fornecerá diversas opções de escolha, como cliques em links, engajamento, likes em páginas etc.

Se você decidir que o seu objetivo é, por exemplo, obter visitas no seu blog, a melhor escolha seria estimular o engajamento do seu post ou vídeo com o link do blog.

São tantas opções que a estratégia correta vai variar para cada perfil de necessidade e não existe uma receita de bolo nesse sentido!

2. Envie a mensagem certa para a pessoa certa ?

Como vimos no item anterior, uma campanha com o Facebook Ads pode ser uma forma de gastar dinheiro e ter prejuízo financeiro, caso não seja planejada corretamente.

Isso exige um conhecimento muito profundo sobre o público-alvo que irá interagir com os seus anúncios para que o impacto seja positivo e lucrativo à sua empresa.

A segmentação dos anúncios é muito importante para que a mensagem certa seja entregue para a pessoa certa.

A pesquisa e obtenção de dados estatísticos sobre seu público-alvo, assim como a criação de uma Persona, auxiliam e muito nessa missão!

Conhecimento sobre a idade, gênero, localização, interesses e renda média do seu cliente em potencial são indispensáveis para conseguir direcionar corretamente o seu anúncio.

Para ilustrar a importância da segmentação, imagine que você queira fazer uma campanha visando vender produtos para mulheres idosas. Você cria um anúncio perfeito para conversão, só que os direciona a jovens do sexo masculino.

Os seus anúncios serão exibidos, mas não despertarão o interesse de quem está visualizando e seus retornos não serão bons. Terrível, né?

O exemplo acima pode parecer absurdo, mas esse tipo de erro é cometido por muita gente! Para otimizar os resultados das suas campanhas, preste muita atenção na correta segmentação do seu anúncio!

3. Seja objetivo. A atenção é um recurso valioso ➡️

Ao configurar o seu anúncio, você pode acabar sentindo a necessidade de colocar o máximo de informação possível sobre o produto.

Afinal, você está pagando pelo serviço e aproveitar ele ao máximo seria a coisa mais inteligente a ser feita. O problema disso é que existem muitas distrações no Facebook, assim como no mundo atual.

Logo, o seu anúncio estará competindo com as distrações do mundo atual e do próprio feed do Facebook.

Pense que em um mundo cheio de confusão e distrações, menos é mais. Uma imagem pode falar mais do que mil palavras e ser bem mais convincente do que uma argumentação de 100 páginas.

Uma frase prometendo uma solução, aliada à uma imagem que complementa a mensagem, pode ser bem mais efetiva nas conversões do que um grande parágrafo de detalhes técnicos!

Portanto, em meio a essa enorme concorrência pela atenção do usuário, o anúncio deve ser direto e objetivo, permitindo ao cliente focalizar a atenção de maneira agradável, sem que ele se sinta confuso com o excesso de informações.

Até porque ninguém gosta de se sentir sobrecarregado... já basta a vida corrida que levamos, né?

Para fazer isso é necessário que o anúncio seja focado nas soluções que ele pode fornecer ao usuário, pois no fundo é isso que vai chamar a sua atenção.

Ele não está interessado em quantos parafusos existem em um equipamento, ele está interessado em como esse equipamento poderá facilitar a vida dele!

4. Tenha cuidado com a repetição, monitore a frequência ?

No Facebook Ads você pode determinar qual a frequência de visualização dos anúncios para os usuários.

O indicador de frequência mostra o número de vezes que um usuário vê o anúncio, sendo muito útil para que ele não se torne um elemento comum ao usuário, de forma que encha a sua paciência ou que não desperte interesse suficiente nele.

Esse fenômeno é muito fácil de perceber se pegarmos o exemplo dos comerciais na televisão aberta. Alguns repetem tantas vezes que as pessoas simplesmente não prestam atenção neles.

Essa repetição vai fazendo o usuário não focar na mensagem do anúncio, mesmo que seja um produto ou serviço interessante para ele.

Em uma campanha no Facebook Ads, a saturação do público vai causar um aumento nos custos com os anúncios. E existem diversas formas de evitar essa repetição, uma delas é configurar o limite de frequência no relatório de publicidade do anúncio.

Ao alcançar o limite, você pode refazer o anúncio com alterações nele de modo que fique “novo em folha”. Assim você exibirá sempre um anúncio de valor ao seu público-alvo!

5. Aprenda com os erros, faça testes ✔️

Ao finalizar a criação do anúncio, por mais bem feito que ele seja, não será a hora de parar e entrar em uma zona de conforto.

Seu anúncio sempre terá onde melhorar, pois o público evolui constantemente, o mercado também e o anúncio deve seguir o mesmo caminho.

As possibilidades para testes são praticamente ilimitadas.

Fazer testes A/B com mudanças em frases, imagens, limites de frequência e CTA sempre fornecerão dados interessantes de impacto na performance e na otimização dos resultados dos anúncios.

Esteja sempre em evolução e com isso seus resultados também estarão!

Conclusão

A otimização dos anúncios no Facebook está intimamente ligada ao conhecimento sobre o público-alvo de um produto ou serviço.

Com essa arma em mãos, o profissional terá tudo o que precisa para criar o anúncio perfeito, precisando apenas de um bom planejamento, fazer testes e dar vazão à criatividade.

Tiago Amaral

Tiago Amaral

Estudante de Publicidade e Propaganda. Apaixonado por escrita e redação, escreve e cria histórias desde sempre e se interessa por assuntos como futurismo, growth hacking e content marketing.

Read More
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
5 Dicas Simples para Otimizar os seus Anúncios no Facebook
Share this