/ inbound marketing

A Influência e Importância do Marketing de Conteúdo em 6 números impressionantes

Todos falam do marketing de conteúdo, mas poucos sabem o quão relevante ele é! Descubra tudo sobre o assunto neste artigo!

Atualmente ouvimos falar que o marketing de conteúdo é uma ferramenta essencial para empresas de diversos nichos.

Mas porque essa afirmação aparece com tanta frequência em sites e portais que abordem o assunto? Porque esse "modelo de vendas" está cada vez mais em destaque?

Bem, existem vários fatores que corroboram a importância do marketing digital e diversos cases espalhados pelo mercado, mas nada melhor do que falar de números, não é mesmo?

Então veja alguns dados importantes que nós separamos para que você entenda o porquê de tanto frenesi ao redor do marketing de conteúdo!

1. Empresas que trabalham o marketing de conteúdo têm 5x mais conversões 📊

De acordo com a Aberdeen, empresas que focam suas estratégias de marketing no conteúdo tendem a ter cinco vezes mais conversões em relação aos seus concorrentes.

A porcentagem sobe de 0,5% para 2,9% nesses casos!

Isso a olho nu pode parecer pouco e até mesmo bobo, mas se analisado friamente pode ser a diferença entre uma instituição que apenas se sustenta e outra que realmente fatura!

2. 39% do orçamento de marketing é voltado ao marketing de conteúdo pelos profissionais eficientes de B2B 📄

O TopRankBlog diz que muitos bons profissionais do marketing digital investem essa porcentagem em marketing de conteúdo.

Afinal, atualmente você precisa de uma boa estratégia de conteúdo para gerar mais leads.

Existem empresas que aumentam seu tráfego graças a essa tática e conseguem melhorar absurdamente suas conversões!

3. Com leads, textos longos são 9x mais efetivos 📖

Existem posts e posts.

Os mais curtos servem para determinado tipo de público e nicho, os mais longos para outros e tudo pode variar bastante.

No entanto, de acordo com uma pesquisa do contentmarketing, os leads percebem mais valor em artigos grandes (com mais de duas mil palavras) em relação aos curtos.

Falamos sobre isso no nosso artigo da série especial Digital Hypers 👉 Por que sua Agência deve investir em conteúdos densos.

Vale lembrar que outras pesquisas ainda indicam que uma pessoa que fique mais de três minutos no seu site tem grandes chances de voltar a ele.

E, bem, se pensarmos que um artigo de duas mil palavras pode demorar a ser lido...

4. 72% dos profissionais de marketing B2B mensuram seu ROI 📈

Todos que trabalham com marketing de conteúdo (e com marketing em geral!) precisam mensurar os seus resultados para saberem se os seus esforços estão sendo efetivos.

De acordo com a contentmarketing, a grande maioria desses profissionais fazem isso (ponto pra eles!), mas há um outro grande problema: achar as ferramentas certas.

Ainda como resultado do estudo, a contentmarketing descobriu que 52% desses profissionais acreditam que encontrar a melhor forma de mensurar é um dos maiores desafios.

A pesquisa indicou que, infelizmente, 60% dos pequenos negócios não conseguem exercer a mensuração da maneira que gostariam. Isso, mesmo tendo ferramentas como Google Analytics, SEMRush e BuzzSum à mão!

5. 58% dos profissionais de marketing de conteúdo acreditam que o texto é mais importante que o audiovisual 📝

Numa época em que o audiovisual é tido como o rei dos conteúdos, uma pesquisa feita pelo Social Media Examiner mostra que 58% dos profissionais de marketing dão mais valor ao conteúdo textual  em relação ao visual.

Isso é algo muito relevante e deve ser considerado, pois a criação de algo audiovisual pode ser mais complicado para alguns produtores. Logo, o texto pode ser uma porta de entrada!

Afinal, existem diversos blogueiros que começaram atuando com esse tipo de material e, depois, foram para outras plataformas.

Tudo depende do seu público, do que ele pretende consumir e de como ele responde ao que você cria.

6. 87% dos profissionais de marketing utilizam as redes sociais para entregar seus conteúdos 📱

Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Pinterest... existem diversas redes sociais que mudaram o jeito de trabalhar com o marketing de conteúdo.

Hoje, elas são tão populares que podem disseminar o seu conteúdo de uma maneira certeira para públicos antes inimagináveis.

Sendo assim, pense em criar uma estratégia para cada rede social que seja relevante para o seu negócio.

Ah! Lembre-se também que não vale a pena estar em redes sociais irrelevantes. Afinal, é sempre bom criar um conteúdo diferenciado para cada rede.

Logo, estar em alguma que não gere resultados satisfatórios pode ser uma perda de tempo!


O marketing de conteúdo já é uma realidade e todos esses números mostram como ele pode trazer diversas vantagens para o seu negócio. Não pensar em estratégias nesse sentido pode ser um tiro no pé, representando a perda de milhares de possíveis clientes!

Portanto, esteja preparado para começar a navegar nesse mar!

Tiago Amaral

Tiago Amaral

Estudante de Publicidade e Propaganda. Apaixonado por escrita e redação, escreve e cria histórias desde sempre e se interessa por assuntos como futurismo, growth hacking e content marketing.

Read More
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
A Influência e Importância do Marketing de Conteúdo em 6 números impressionantes
Share this