/ site

Google Site Kit: a nova ferramenta do Google

Você já ouviu falar no Google Site Kit? Os serviços do Google, são umas das fontes mais confiáveis de dados que os webmasters podem ter quando o assunto é tráfego, SEO, anúncios e desempenho geral do site. As suas ferramentas disponibilizam informações muito úteis para donos e administradores de sites, permitindo que eles analisem estas informações e melhorem seus resultados.

Essas ferramentas facilitam todo o trabalho de análise e otimização de sites, servindo como um verdadeiro mapa capaz de mostrar os pontos fortes e fracos das páginas analisadas. Dentre aquelas que têm mais relevância para os webmasters estão o Google Analytics, Adsense, Google Webmasters e PageSpeed Insights.

Mas apesar de ser extremamente útil, acessar tantas ferramentas em páginas separadas e analisar os dados em meio a diversos outros recursos pode ser uma tarefa complicada. Consumindo muito tempo e esforço, essa falta de praticidade prejudica principalmente os usuários que não tem tanta experiência com essas plataformas.

Por isso, a Google criou o Site Kit by Google, um plugin para WordPress que soluciona esse problema ao integrar as plataformas em um mesmo ambiente. Assim, os usuários podem acessar seus insights dentro de um único ambiente, ganhando mais praticidade e otimizando o trabalho de análise de dados. Incrível, né? Se você ficou interessado, continue a leitura, pois vamos explicar tudo sobre o assunto!

O que é o Google Site Kit?

O Google Site Kit é um plugin para WordPress, gratuito e de código aberto, que reúne os dados (insights) das principais ferramentas e produtos do Google. Ele centraliza essas informações dentro do painel de controle dos sites WordPress, facilitando todo o processo de análise de métricas e demais dados.

Além disso, o Google Site Kit oferece links diretos para relatórios e outros recursos avançados das ferramentas Google, unindo dados dos seguintes serviços:

Google Search Console
Esta ferramenta permite que os usuários visualizem diversas informações sobre o desempenho dos seus sites no mecanismo de busca da Google, incluindo dados de posicionamento, indexação, cliques e muito mais.

Google Analytics
Este serviço gratuito oferece diversas estatísticas do site, incluindo dados de tráfego, taxa de rejeição, tempo de permanência na página, dados demográficos e outras informações.

Google Adsense
Este é o serviço de publicidade que o Google oferece, possibilitando que donos de sites consigam vender espaços de publicidade em suas páginas. Dentro desse serviço, você pode monitorar taxas de cliques, números de impressão e outras informações.

Google PageSpeed Insights
Esta ferramenta do Google oferece a análise de performance de sites e disponibiliza uma série de informações e sugestões sobre como o usuário pode melhorar o desempenho de suas páginas, sendo muito útil para o trabalho de SEO.

Quais os benefícios do Site Kit by Google?

Os benefícios que esse plugin oferece estão diretamente relacionados ao ganho de performance e à melhoria na qualidade das análises de estatísticas de desempenho. Sem o Google Site Kit, todo o processo de análise de páginas deve ser feito acessando diversas ferramentas.

Isso exige uma série de procedimentos em meio a um verdadeiro universo de opções e filtros de pesquisa. Todo esse processo consome tempo e recursos que poderiam ser empregados em outras tarefas.

Além disso, com a utilização do Google Site Kit, você ganha praticidade e qualidade na sua análise de dados, tendo uma visão mais unificada de todas as métricas. Essa visão unificada não é facilitada quando você precisa cruzar dados de 4 plataformas diferentes em abas separadas.

Com mais qualidade ao analisar as métricas, você identificará facilmente os pontos fortes e fracos do seu site, podendo reconhecer padrões benéficos ou prejudiciais. Quem diria que um plugin poderia fazer tanta diferença, não é mesmo? Mas os benefícios dele não acabam por aí!

A interface do Google Site Kit promete ser intuitiva e fácil de usar, permitindo o acesso aos dados e estatísticas em poucos cliques. O plugin também possibilitará a exibição das estatísticas no topo de cada página, facilitando a visualização de métricas como número de visitantes, impressões, tempo de leitura e muito mais. Além disso, o sistema terá notificações de desempenho e permitirá a configuração de módulos adicionais dos produtos Google!

Como instalar o Site Kit by Google?

A instalação desse plugin não está liberada, pois o Google Site Kit ainda não foi lançado oficialmente e se encontra em fase beta (fase de testes). Mas não desanime, pois você pode requisitar a participação nessa fase de testes e utilizar o plugin de maneira antecipada.

Para fazer isso, basta que você acesse este link e clique no botão “Join the Beta” no final da página, preenchendo um formulário e fazendo uma requisição de acesso antecipado. No formulário, você encontrará diversas perguntas, como qual a url do seu site, qual seu nome e até mesmo quais plugins você usa em seu WordPress.

Além disso, serão exigidas respostas sobre os objetivos do seu site e outras informações sobre sua empresa. Por fim, você precisará concordar com termos de privacidade e, ao terminar, deverá clicar em “Enviar” para confirmar sua requisição. Depois, uma mensagem que diz para você aguardar o contato da Google será exibida. O processo é um pouco extenso, mas vale à pena para quem não quer esperar o lançamento deste incrível plugin.

Conclusão

O plugin Site Kit by Google é uma solução ousada e diferenciada, demonstrando o compromisso dessa empresa com a qualidade de seus serviços e com boa experiência do usuário. Por isso, instale esse plugin e o use assim que tiver essa oportunidade!

Recursos como o Google Site Kit só reforçam a percepção da grande qualidade, praticidade e versatilidade do WordPress, mostrando que esse CMS é capaz de atender a todos os perfis de necessidade de uma forma avançada e personalizada. Mas apesar da grande qualidade do WordPress, ele só pode funcionar com o desempenho esperado se for instalado em um servidor de hospedagem potente e que seja capaz de suportar suas demandas de uso.

Assim, seu site poderá ficar lento ou fora do ar se for instalado em um servidor de hospedagem inadequado, como em uma hospedagem compartilhada. Esses servidores são incapazes de lidar com picos de tráfego e não conseguem suportar as demandas de processamento de um site WordPress repleto de plugins.

Por isso, para que seu WordPress funcione em pleno potencial, utilize um servidor de hospedagem Cloud Server. Ele tem os recursos necessários para que você possa instalar todos os plugins WordPress que seu site precisa, o mantendo online, com ótimo desempenho e sem quedas ou lentidão. Assim, você poderá desfrutar de todos os benefícios que os plugins WordPress tem a oferecer sem deixar de instalá-los por limitações do seu servidor. Clique aqui e veja como a Configr pode te ajudar!

Kalina Renno

Kalina Renno

CMO na Configr, formada em Relações Internacionais e aficionada por comunicação, vendas e marketing.

Read More
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Google Site Kit: a nova ferramenta do Google
Share this