/ conversão

5 dicas para melhorar a conversão do seu website

Um website com boa performance influencia muito na hora de atrair mais usuários e vendas online para uma empresa. No entanto, não é tão fácil assim melhorar o seu desempenho, visto que é preciso muita análise, realização de testes e criatividade. Você quer melhorar o desempenho do seu website, mas não sabe como começar?

No post de hoje, vamos abordar quatro interessantes formas de conseguir essa melhoria. Confira!

Por que melhorar a performance de um website?

Um melhor desempenho de um website traz muitas vantagens para o empresário, uma vez que proporciona mais visitas e melhores resultados nas pesquisas do Google. Isso gera um aumento nas conversões e ganhos, além de uma maior divulgação do produto, ou serviço da empresa. Ademais, garante uma interação mais direta com o usuário e possível cliente.

Para aumentar a performance de um site, é necessário estar atento a algumas dicas importantes. Aqui estão quatro para ajudá-lo:

1 – Invista nos caches

Os caches podem ser considerados como técnicas de otimização do desempenho de um site. E, quando configurados de forma correta, permitem que os sites carreguem mais rapidamente, além de reduzir os custos do servidor e colaborar para que se tenham mais páginas visitadas. Eles se relacionam diretamente com a performance de uma página e trazem muitos benefícios, como:

  • Melhor experiência do usuário, visto que ele não perderá tempo esperando o site carregar, diferente de outros que são mais lentos;
  • Melhor indexação do site no Google, uma vez que são privilegiados os sites com melhor performance;
  • Colabora para um melhor desempenho do site durante os picos de acesso.

2 - Crie landing pages eficientes

Através de uma landing page (página de conversão, em português), uma página de destino é estabelecida, como toda página que o usuário entra em um determinado site. O seu objetivo é que o visitante tome uma decisão, seja a de ceder o e-mail, fazer o download de um ebook, clicar no botão de comprar ou compartilhar um conteúdo. Além do mais, visa converter o clique em venda.

No entanto, não são todos os sites que conseguem criar uma landing page eficiente, visto que são poucos os que possuem páginas de conversão de qualidade. Quando bem elaboradas, proporcionam uma taxa de conversão bem maior do que a de sites normais, sendo possível otimizar essa taxa de 5 até 10 vezes mais.

Para ter landing pages eficientes, é preciso que o texto seja objetivo e que as informações sejam expostas de maneira organizada e clara. A página deve ter os dados principais, como os preços e descrições dos produtos, para que o usuário tome a decisão final. Uma boa dica é investir em “call to action” (CTA) atrativos, ou seja, formas de chamar o usuário para finalizar o processo esperado com essa página. Por exemplo, expressões como “Cadastre-se agora” e “Compre já” fazem com que o visitante se interesse em clicar na respectiva página.

3 - Utilize bons recursos visuais

Para que o seu website seja mais atrativo para os usuários, é necessário pensar em maneiras criativas e dinâmicas de utilizar os recursos visuais, podendo contar com imagens ou vídeos. É essencial que se tenha um conteúdo de qualidade, chamativo e sem erros de português, além de ter um layout leve e que não vai cansar a vista do visitante.

4 - Realize testes para melhorar o desempenho

Há muitas maneiras de melhorar a performance de um site, mas a principal delas é realizando testes como o Google PageSpeed ou WebPage Test. Esses testes servem para que os gestores conheçam quais fatores prejudicam o desempenho do seu site, visto que são oferecidos gráficos e relatórios que indicam quais os pontos positivos e negativos que impactam uma página.

Com esses testes é possível saber o que pode ser mudado para que um website obtenha melhor performance, seja trocando plug-ins, temas, ou outros itens — alguns testes apontam, separadamente, o desempenho da página em desktops e mobiles.

5 - Certifique-se de que o seu site é responsivo

Um site responsivo é aquele que se adapta automaticamente ao dispositivo que o visitante está utilizando para visualizar o seu site — seja através de um computador, celular ou tablet. Um site que não se adequa atrapalha a experiência do usuário e pode fazer com que ele desista de interagir com ele.

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
5 dicas para melhorar a conversão do seu website
Share this