Como a hospedagem de site interfere no page speed

A maioria das pessoas vivem uma rotina extremamente acelerada, tendo cada vez menos tempo livre para descanso e lazer. Essa situação gera certa impaciência e tem um impacto significativo na vida dessas pessoas, afetando o modo como elas interagem com conteúdos na internet.

Sendo assim, sites que demoram a carregar são muito rejeitados. Afinal, nos primeiros sinais de lentidão, os usuários decidem sair da página sem pensar duas vezes. Por isso, um page speed insatisfatório pode causar aumento nas taxas de rejeição e diminuir drasticamente o número de conversões do seu site.

Além disso, os problemas na velocidade de carregamento da página podem prejudicar o posicionamento do site nos mecanismos de busca. Com isso em mente, é natural que as pessoas busquem otimizar seus sites ao máximo, utilizando plugins e outros recursos para melhorar a velocidade de carregamento da página.

Mas você sabia que um dos principais fatores que afeta o page speed é a hospedagem do site? Se ela for de má qualidade, nenhum plugin, tema ou otimização serão suficientes para resolver este problema. Por isso, você deve analisar diversos detalhes da hospedagem para realizar a otimização do seu page speed. Se você quer aprender tudo sobre esse assunto e descobrir maneiras de otimizar a velocidade do seu site, continue lendo este artigo.

Como a hospedagem influencia no page speed

Primeiramente, vamos resumir o que é a hospedagem de sites. Ela é um serviço que permite que seu site seja armazenado em um servidor, disponibilizando-o para acesso através da internet sempre que necessário. Neste servidor (um computador conectado à web) serão executados diversos aplicativos que farão todo o trabalho para garantir o funcionamento do site.

Quando o visitante acessa um site, o servidor recebe uma requisição e disponibiliza uma cópia da página solicitada para o navegador do usuário. Este browser, por sua vez, faz o download e a renderização, exibindo a página para o visitante.

Todo esse processo é bastante rápido e a maioria dos usuários nem percebe que ele existe. A velocidade desse acesso depende de diversos fatores do servidor, incluindo seu hardware, aplicativos e outros recursos.

Assim, caso o servidor não seja potente o suficiente ou tenha algum problema em suas peças ou aplicativos, todo o site será impactado. Isso prejudicará o acesso às páginas e causará interrupção ou lentidão na velocidade de carregamento (page speed). Com isso, o usuário sentirá imediatamente os efeitos desses problemas e terá uma péssima experiência.
Os fatores da hospedagem que influenciam o page speed

Como dito anteriormente, diversos fatores da hospedagem irão impactar o page speed do seu site, incluindo os dispositivos físicos, aplicativos e recursos que compõem este servidor. Apesar de toda a composição do mesmo importar, alguns itens são mais críticos e tem maior relevância para a otimização da velocidade de carregamento do site. Por isso, os seguintes itens devem ser motivo de atenção especial:

Unidade de armazenamento, memória e poder de processamento

A unidade de armazenamento desempenha um papel vital na velocidade do site, pois todos os acessos exigem que o servidor faça leituras de diversos arquivos armazenados. Se ela sua capacidade de escrita e leitura for lenta, o page speed vai ser impactado negativamente.

No entanto, a velocidade da página será muito otimizada caso o servidor utilize uma unidade de armazenamento com alta velocidade de leitura e gravação, como um disco SSD. Além disso, memória e poder de processamento são outros fatores fundamentais!

Afinal, o servidor precisará de recursos suficientes para executar os aplicativos e atender às requisições dos visitantes. Quanto maior a quantidade de memória e o poder de processamento, menor será o tempo necessário para realizar a execução desses aplicativos, acelerando o carregamento da página.

Conexão com a Internet, tecnologias e exclusividade no uso de recursos

Além dos fatores mencionados anteriormente, para que o site tenha uma alta velocidade de carregamento, o servidor precisa ter uma boa conexão com a internet. De nada adianta sua hospedagem ter um disco SSD, memória e processador potentes se ela possuir uma péssima conexão com a internet, não é mesmo?

Outro ponto que merece atenção especial é o nível das tecnologias e aplicativos utilizados pela sua hospedagem. Se o servidor estiver atualizado com o que há de mais avançado em tecnologias e aplicativos, maiores serão as chances dele executar seu trabalho de maneira otimizada. Em contrapartida, se seus recursos forem ultrapassados, maiores serão as chances de ocorrer problemas.

Além disso, a exclusividade do uso do servidor de hospedagem impacta diretamente na qualidade do page speed. Isso porque caso o servidor divida seus recursos com outros sites e aplicações (como no caso das hospedagens compartilhadas) seu site terá menos recursos disponíveis e poderá ficar lento ou até mesmo fora do ar. Nada legal, né?

O page speed e o impacto nos resultados do seu site

A velocidade de carregamento da página é muito importante para os resultados do seu site, pois ela interfere diretamente em pontos essenciais que fazem toda a diferença no sucesso das estratégias da sua empresa. A qualidade do page speed afeta a experiência do usuário e, consequentemente, tem efeitos diretos nas taxas de conversão e na otimização para os mecanismos de busca (SEO).

Como falamos no início do artigo, a rotina atual é muito acelerada e as pessoas tem pouco tempo livre, se tornando muito ansiosas ao lidar com páginas na internet. Isso se comprova pelo fato de que 53% dos usuários de smartphones abandonam páginas que demoram mais de 3 segundos em seu carregamento. Além disso, o número de conversões cai em 12% para cada segundo que uma página leva para carregar. Assustador, né?

Esses números denotam a importância da experiência do usuário para os resultados das empresas. Caso os seus sites não ofereçam uma experiência satisfatória ao seus visitantes, as organizações terão sérios prejuízos em suas estratégias. Quanto mais lento for o page speed do seu site, mais conversões sua empresa perde e maior será sua taxa de rejeição, prejudicando todo os seus esforços anteriores!

Além disso, a relevância do seu site perante aos mecanismos de busca diminui conforme a qualidade da experiência do usuário é prejudicada. Assim, os buscadores reagem fazendo seu site cair posições nos resultados das pesquisas. Ou seja, com um page speed ruim, além de vendas, seu site também poderá perder tráfego orgânico!

Conclusão

Como podemos ver neste artigo, uma hospedagem de má qualidade tem grande influência no page speed, causando prejuízos terríveis para a experiência do usuário e diminuindo as suas taxas de conversão. Afinal, um site lento é péssimo não apenas para o "robô" do Google, mas também para as pessoas!

Por isso, para proteger a sua empresa desses efeitos devastadores, você deve utilizar uma hospedagem profissional e de alta qualidade. Assim, é recomendado que seu site seja instalado em uma hospedagem Cloud Server, que tem o que há de mais avançado em recursos tecnológicos para garantir que seu site tenha o melhor page speed possível.

Além disso, seu site não dividirá os recursos do servidor com mais ninguém, como no caso de hospedagens compartilhadas, e poderá ficar online sem quedas ou lentidão. Isso e, é claro, diversas outras vantagens como maior segurança, escalabilidade etc. Quer saber mais? Então clique aqui e veja como a Configr pode te ajudar!

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Como a hospedagem de site interfere no page speed
Share this