/ futuro

Tendências para o futuro do Magento, WooCommerce e OpenCart

Uma dúvida comum para quem pretende abrir uma loja virtual é a escolha da plataforma de e-commerce, que é o sistema que vai fazer todo o gerenciamento de produtos, preços, logística, pagamentos, estoques, etc.

Não é uma escolha simples porque sua implementação vai exigir um grande esforço e não será fácil voltar atrás no caso de arrependimento futuro.

Nas próximas semanas analisaremos as características das principais plataformas, destacando pontos fortes e fracos, mas hoje vamos fazer uma análise da popularidade e o crescimento delas nos últimos anos, que pode ser uma boa maneira de entender a utilização delas no futuro.

Vamos utilizar o Google Trends para analisar o interesse do público por cada plataforma ao longo tempo. No gráfico abaixo temos a evolução entre Janeiro de 2013 e Março de 2014 dos termos de busca das três plataformas de e-commerce mais utilizadas: Magento, WooCommerce e OpenCart.

Nesse período Magento e OpenCart ficam praticamente estáveis, com pequenos crescimentos, e o WooCommerce teve um crescimento de 176% de interesse, ultrapassando em fevereiro de 2014 o interesse pelo Open Cart.

Já no segundo gráfico temos a evolução completa entre os três termos e conseguimos ver o rápido crescimento do WooCommerce, principalmente com as últimas notícias da sua venda para a Automatic, uma estabilização no interesse pelo Magento, que ainda está longe de perder a liderança possuindo o dobro do interesse do WooCommerce, e OpenCart que teve uma queda de 7% no interesse nos últimos meses, provavelmente reflexo da rápida popularização do WooCommerce

Olhar evolução do interesse de cada uma delas é importante para tentar prever a longevidade de cada uma e ter a certeza que o ecossistema que existe em volta de cada uma continuará sólida com a criação de novos plugins e temas.

Qual sua opinião sobre esses dados? Até quando o WooCommerce vai continuar com esse crescimento? O OpenCart vai voltar a crescer? O Magento continuará intocável por muito tempo? Deixe seu comentário.

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Tendências para o futuro do Magento, WooCommerce e OpenCart
Share this