/ Deploy

Deploy em 4 passos para desenvolvedores iniciantes

O que é deploy?

Quem pretende desenvolver websites e aplicações web precisa estar familiarizado com deploy, que é o processo que envolve as definições sobre o lugar em que ficará sua aplicação, como os usuários a encontrarão e todas as configurações necessárias para que ela funcione corretamente. Ela é dividida em 4 etapas básicas:

  • Hospedagem - Definição de onde ficará sua aplicação.
  • Domínio - Como os usuários vão encontrar sua aplicação.
  • Ambiente - Toda a preparação para o servidor de hospedagem receber sua aplicação.
  • Otimização - Melhorias no ambiente para melhorar o desempenho da aplicação.

Esse processo demanda bastante tempo, dedicação, prática e estudos. As duas primeiras etapas são relativamente simples e a dificuldade começa nas duas últimas etapas.

Vamos dar uma rápida olhada em cada uma das etapas e no fim mostraremos algumas dicas:

1. Hospedagem

Hospedagem é o local fisíco onde sua aplicação ficará para que os usuários possam acessá-la. Este lugar poderia ser sua máquina pessoal ou um servidor caseiro, mas você não terá garantia de disponibilidade 24h e terá que contornar a rede interna do seu provedor, com o agravante que o mesmo tem um contrato que pode trazer problemas caso seu serviço receba muitos acessos.

Para isso existem os serviços de Hospedagem que fornecem servidores preparados para receber muitos acessos por dia e o ambiente ideal para sua aplicação.

Uma boa dica é ficar atento quais tipos de aplicações o serviço de hospedagem escolhido suporta. A maioria suporta a linguagem PHP, mas nem todas aceitam Python ou Ruby.

2. Domínio

Agora é preciso escolher o endereço em que será encontrada sua aplicação, por exemplo “configr.com”. Esse endereço é chamado de domínio e sua utilização é a maneira mais simples do usuário acessar a sua aplicação.

Após a compra do domínio, é preciso fazer as configurações de DNS(Domain Name System) para que o domínio saiba onde sua aplicação está hospedada.

3. Ambiente

Passada as duas etapas mais simples, é preciso configurar o servidor da hospedagem para receber a aplicação e garantir que ela seja passada da melhor maneira aos usuários.

Esta etapa contempla a instalação e configuração do servidor web, para receber os acessos e direcionar para sua aplicação, a criação e configuração do banco de dados e de toda a estrutura que será usada para subir o seu código para produção.

Para iniciantes este processo pode ser desafiador mas com a prática se torna simples e com o passar do tempo se torna monótona porque é preciso repetir o procedimento toda vez que for criar uma nova aplicação.

4. Otimização

Com sua aplicação online as pessoas acessarão seu serviço e com o tempo os acessos tendem a crescer, o que torna necessário a otimização dos processos. Este processo exige bastante pesquisa e experiência porque envolve muitas variáveis.

Uma destas variáveis é o servidor que pode ser configurado de forma mais eficiente e uma técnica bastante utilizada é o cache. Temos um post que mostra a importância da configuração do cache nesse link.

Humberto Rocha

Humberto Rocha

Pythonista, desenvolvedor de software, entusiasta do Software Livre usuário de Linux e Lead Developer na Configr

Read More
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Deploy em 4 passos para desenvolvedores iniciantes
Share this