/ configurar

Como melhorar o envio de emails pelo seu website usando um gateway

Enviar email pelo seu website não é uma tarefa simples. Isso depende de uma série de configurações minuciosas e que sofrem interferência de inúmeras variáveis externas. *
*

Para garantir o recebimento dos emails enviados pelo seu website é necessário que o seu servidor cuide de várias configurações de domínio, reputação em blacklists, reputação do endereço IP, dentre outras e faça o acompanhamento dessas rotinas ao longo do tempo.

Além da complexidade de toda essa configuração e o trabalho de manutenção, existe ainda o risco de ter seu servidor marcado como SPAM ou de ocorrer uma falha durante o envio da mensagem por problemas do lado de quem irá receber a sua mensagem, como a caixa lotada, por exemplo. Vamos entender agora um pouco do que esses esses problemas impactam para você, dono do website:

1 - Ter seu servidor marcado como SPAM

Uma vez configurado todo ambiente para envio de email, existe todo um ecossistema externo que precisa ser convencido de que seu website é um disparador idôneo de emails. Todos os demais provedores da internet como Gmail, Hotmail, Yahoo, etc. que receberão suas mensagens irão verificar se todas as suas configurações estão corretas, se a quantidade de emails que você está enviando é adequada e desde quando o website envia mensagens.

Por exemplo, se um website começar enviar emails hoje e já no primeiro dia enviar 50.000 mensagens, a probabilidade desse website e seu servidor serem considerados como SPAM é bastante grande. Uma vez que seu domínio é marcado como SPAM nas chamadas "blacklists", mudar esta reputação é um processo burocrático, complicado e nada rápido.

Solução

Tendo em vista essas dificuldades surgiram empresas que se dedicam exclusivamente ao envio de emails, os chamados gateways de emails. A missão delas é entregar suas mensagens de forma correta e seguindo todas as regras necessárias, garantindo que seu email estará em boas mãos até chegar ao seu destinatário. Dentre tais empresas podemos citar Mandrill, Sendgrid, Amazom SES e há ainda muitas  outras. Essas empresas criaram toda uma infraestrutura específica para permitir que os seus emails cheguem até a caixa de entrada dos seus clientes.

Algumas dessas empresas oferecem envios de até 12.000 mensagens mensais gratuitamente. Esse volume de email é mais que suficiente para a maior parte dos websites. Entretanto, se ainda assim o seu website crescer e precisar enviar muito mais emails, elas contam com planos e pacotes dos mais variados tipos, tamanhos e preços.

Considerando toda a credibilidade, facilidade e baixo custo que essas empresas oferecem não vale a pena arriscar que algum contato não receba suas mensagens por problemas técnicos, não é mesmo?

2- Falhas durante o envio

Alguns desenvolvedores apenas conectam seus websites diretamente a um gateway de email, como por exemplo, em um formulário de contato ou solicitação de orçamento. Entretanto, eventualmente ocorrem problemas normais de comunicação ou instabilidade na internet e que fazem com que a mensagem não seja entregue a esse gateway e o que é ainda pior: sem que ninguém consiga saber que esse problema ocorreu.

Solução

Configurar a maneira como seu servidor envia os emails até o seu gateway também é importante. A melhor solução é sempre utilizar o próprio sistema interno do servidor para o envio dessas mensagens, fazendo com que ele se comunique diretamente com os demais serviços como Mandrill, Sendgrid ou Amazon SES.

Com isso você obtém as seguintes vantagens:

    • Todos os emails enviados pelos websites desse servidor, e não apenas algumas páginas ou funcionalidades específica, serão enviados através desse serviço externo e mais seguro. É uma combinação simples e prática que aumenta a taxa de emails entregues e lidos pelos seus clientes.

  • Além disso, se durante a comunicação entre o website e o gateway de email, ocorrer algum problema com a sua mensagem, ela será automaticamente reenviada em outro horário. Se o problema persistir, será possível identificar o erro e os remetentes receberão uma alerta sobre o problema ocorrido.
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Como melhorar o envio de emails pelo seu website usando um gateway
Share this