/ cache

Melhore o desempenho do seu website usando cache

O que é cache?

Já percebeu que alguns sites abrem mais rápido que outros?

Isso acontece porque o navegador salva alguns “pedaços” dos sites que você visitou e assim não é preciso fazer o download do website completo toda vez que acessar uma página interna ou existe uma otimização interna do servidor que salva alguns processos utilizados com frequencia.

Esse conjunto de técnicas de otimização são chamadas de cache e ao configurá-lo corretamente é possível carregar seu site muito mais rápido para seus usuários, gastar menos recursos do servidor e ajudá-lo a receber mais visitas ou passar pelos picos de acesso sem ficar offline.

Por que é importante?

O cache é importante porque ajuda a melhorar o desempenho e tempo-de-resposta do seu website e com isso temos os seguintes efeitos colaterais:

Primeiro, melhora a experiência do usuário porque o site vai responder mais rápido e evitar que ele se incomode de ficar esperando. Ou você nunca desistiu de uma compra ou de ler uma notícia porque o site demorava pra abrir?

Segundo, melhora a sua indexação no Google porque ele privilegia websites com melhor desempenho. Você melhora o desempenho a ainda melhora algumas posições no Google sem precisar de um grande trabalho de SEO.

Terceiro, diminui o processamento do seu website e assim ele vai ter um desempenho otimizado durante aos picos de acesso, que é o "problema” que todo mundo quer ter!

Quais tipos de cache posso configurar?

É possível configurar o cache de duas formas, pelo servidor ou pelo website (ou ambos). Abaixo as explicações:

Servidor

O servidor avisa o navegador que algumas informações não precisam ser baixadas a todo momento como alguns arquivos estáticos como imagens e vídeos. Por exemplo, o servidor avisa o navegador que ele não precisa baixar a logo do seu site sempre que o usuário acessar uma página interna, ele usa a mesma imagem várias vezes.

Se pensarmos que a maior parte dos recursos de uma página web são estáticos (imagens, arquivos css, arquivos javascript, etc.) esse tipo de cache é o que dá o melhor resultado para a experiência do usuário no website.

Website

O website deixa salvo o resultado de algumas rotinas comuns e assim não precisa calcular o resultado a cada novo acesso.

Geralmente isso envolve a instalação de plugin ou criação de mecanismos que reutilizem recursos. Softwares como WordPress, WooCommerce e Magento possuem plugins e mecanismos para fazer cache automaticamente e permitem configurar opções mais técnicas.

Alguns dos plugins mais utilizados no WordPress são WP Super Cache e W3 Total Cache.

W3 Total Cache

W3 Total Cache

WP Super Cache

Como testar as configurações do cache?

Os seguintes sites fazem um teste automático e verificam se as configurações do cache estão funcionando corretamente:

WepPage Test: https://www.webpagetest.org/

PageSpeed Insights:https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Melhore o desempenho do seu website usando cache
Share this