/ cache

5 configurações para turbinar seus sites

Por que otimizar?

Toda fração de segundo é importante!

Segundo levantamento da Kiss Metrics, 40% dos usuários abandonam um site que demora mais de 3 segundos para carregar.

O impacto nas vendas também foi estudado. Se um ecommerce que vende R$5.000,00 por dia, apenas um segundo de demora na abertura de cada página tem um impacto potencial de R$125.000,00 em vendas perdidas por ano.

Esses números já mostram o impacto da falta de otimização e por isso, listamos cinco otimizações importantes que vão ajudar a turbinar seu site.

Cache de conteúdo estático

Considerando que uma única página web é formada por dezenas de arquivos estáticos (fotos, estilos, scripts): É muito importante criar regras de cache para entregar todo esse conteúdo estático de forma mais rápida. Portanto a idéia de utilizar cache nesses elementos melhora muito o desempenho do site porque eles serão armazenados no computador do usuário logo no primeiro acesso e não será preciso baixá-los novamente nas próximas visitas. Já fizemos um post só para falar de cache e como ele pode fazer diferença no seu site.

Uso excessivo de redirecionamentos

Apesar de necessários, os redirecionamentos entre páginas deixam mais lento o carregamento do conteúdo para o usuário final. Portanto é importante estar atento para eliminar redirecionamentos desnecessários no seu site. Verifique também se não existem redirecionamentos nos conteúdos estáticos (fotos, estilos, scripts, etc.) pois o tempo de espera poderá será multiplicado considerando a grande presença deles no seu site. Uma ferramenta que pode lhe ajudar a detectar esses redirecionamentos e corrigi-los é o ScreamingFrog.

Compressão de dados (gzip)

Essa é uma configuração um pouco mais avançada e que pode ser feita tanto pelo servidor quando pela aplicação. O grande benefício da compressão de dados é que ele torna o site mais leve diminuindo a quantidade de dados trocados entre o seu servidor e seus usuários, dessa forma agilizando a requisição e tornando a renderização da página mais rápida. Uma forma de verificar se o seu site está com compressão de dados habilitada é utilizando ferramentas online como Google PageSpeed ou WebPage Test.

Entrega dos conteúdos estáticos

Os conteúdos estáticos podem ser entregues para renderização no cliente de diversas maneiras. Se ele for entregue pela aplicação, o servidor precisará de mais recursos pois terá que processar alguma rotina da sua aplicação apenas para exibir uma imagem. Dessa forma, a velocidade do seu site pode cair muito tendo sua qualidade bastante afetada. A melhor forma é fazer com que o Web Server entregue esses conteúdos estáticos pois em geral eles realmente não precisam de nenhum processamento. O Web Server é muito mais rápido, mais inteligente para essa tarefa e consome muito menos recurso para isso. Essa também é uma configuração um pouco mais avançada e que geralmente é feita pelo servidor.

Segurança da aplicação e do ambiente

Pode parecer estranho mas até boas práticas de segurança podem fazer a diferença no carregamento dos sites porque previne que os recursos dos sites sejam utilizados por terceiros.

Quando um website é invadido/atacado os recursos que seriam utilizados para o website começam a ser utilizados também para realizar um ataque. O mesmo vale para a segurança do servidor porque se ele for invadido o intruso irá utilizar os recursos computacionais, antes reservados para a aplicação, para realizar as tarefas que ele deseja.

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
5 configurações para turbinar seus sites
Share this