5 ferramentas para SysAdmin

A sociedade atual é totalmente dependente de computadores, necessitando de cada vez mais estabilidade, desempenho e segurança em seus servidores, redes e sistemas computacionais. Porém, manter servidores funcionando de maneira adequada não é uma tarefa fácil, pois exige constante monitoramento, manutenção e configuração dos mesmos. Por isso, para garantir que tudo funcione de maneira apropriada, temos o administrador de sistemas, mais conhecido como SysAdmin.

Esse profissional é responsável pela gestão de ambientes computacionais e trabalha para promover melhorias, além de garantir o funcionamento, desempenho e segurança desses sistemas.

O SysAdmin também realiza auditorias preventivas e identifica problemas em potencial. Ele trabalha solucionando defeitos nos sistemas, gerenciando informações sensíveis e realizando atualizações, backups e análises de logs - mas as funções de um bom profissional SysAdmin não terminam por aí, pois esse profissional realiza outras tarefas vitais.

Portanto, esse é um profissional muito importante e cheio de responsabilidades. Por ter tantas responsabilidades e tarefas, ele precisa de ferramentas adequadas que o auxiliem na sua função. Por isso, neste artigo, listamos as 5 ferramentas imperdíveis para SysAdmin. Confira!

1 - MySQL Tuner

MySQL Tuner é um script em Perl que oferece diversas informações sobre o desempenho do sistema de gerenciamento de banco de dados MySQL. Ao utilizar esse script, você pode otimizar servidores de banco de dados que estejam apresentando um desempenho inadequado. Dessa forma, é possível identificar diversas oportunidades de ajustes de performance, diminuindo a necessidade de upgrade de hardware.

Com essa ferramenta, você terá acesso a estatísticas, incluindo dados sobre uso de memória e métricas de consultas com lentidão. Além disso, você poderá analisar as estatísticas de conexão do servidor, bloqueios, uso de buffer e muito mais. Mas os benefícios não param por aí! A ferramenta ainda oferece recomendações de melhorias nas opções de configuração do MySQL. Incrível, não é mesmo?

Link do script mysqltuner.pl: https://raw.githubusercontent.com/major/MySQLTuner-perl/master/mysqltuner.pl

2 - Atop

Essa ferramenta é um monitor de desempenho para Linux e permite que o SysAdmin tenha acesso a informações detalhadas sobre o funcionamento de todos os processos do servidor. Ela é análoga ao Gerenciador de Tarefas do Windows, e seu uso traz diversas vantagens na hora de identificar problemas de desempenho em servidores Linux.

O Atop fornece métricas de uso de CPU, memória, disco, estatísticas de uso de rede e outras informações. Além disso, ele pode ficar ativo em segundo plano para análise de desempenho do servidor a longo prazo. E ainda tem mais!

Essa ferramenta permite uma análise que vai à fundo em cada processo, inclusive, mostrando dados de uso dos processos que já foram finalizados. Esse tipo de ferramenta faz a diferença, não é mesmo?

Link do Atop no GitHub:

https://github.com/Atoptool/atop

3 - tcpdump

A análise de pacotes e o monitoramento do tráfego de rede é uma necessidade frequente para o SysAdmin, exigindo a utilização de algum sniffer de rede para ajudar nessa tarefa. É exatamente para isso que serve o tcpdump! Ele permite a detecção de erros em pacotes de rede, servindo para análise de pacotes de interfaces, portas, máquinas, IPs e redes específicas.

Assim, com o uso dessa ferramenta de linha de comando, você realiza um verdadeiro pente-fino em seu servidor, garantindo que nada passe despercebido em sua rede. Entre as funcionalidades dessa ferramenta, também estão incluídas a leitura e o salvamento de informações em arquivos com o formato pcap, que também podem ser lidos pelo sniffer WireShark.

Link do tcpdump: http://www.tcpdump.org/

4 - Zabbix

Zabbix é uma famosa ferramenta que permite o monitoramento de diversos componentes, incluindo redes, bancos de dados, máquinas virtuais e até mesmo Cloud Servers. Ela está disponível para muitos sistemas operacionais e permite a visualização de diversos tipos de métricas. Assim, com a utilização do Zabbix, você pode visualizar informações de rede, consumo de CPU, disco e muitos mais.

Nele, você monitora um grande número de dispositivos e realiza verificações de disponibilidade e desempenho de componentes, podendo usufruir de logs de auditoria, suporte para polling e trapping, alertas configuráveis, gráficos on-demand, leitura e armazenamento de dados, descoberta de redes e outras funcionalidades.

Além disso, essa ferramenta é open-source e possui uma interface web feita na linguagem PHP, podendo ser acessada de qualquer local através da internet. Ela também tem sistema de permissões completo e uma API para atualizações em massa e integração com outros aplicativos. Por fim, também oferece diversas opções de visualização de dados.

Link do Zabbix: https://www.zabbix.com/

5 - Puppet também é uma das ferramentas para SysAdmin

Todo profissional SysAdmin enfrenta o desafio de manter e gerenciar configurações em inúmeros servidores, necessitando de algum tipo de automação para facilitar essa tarefa. A boa notícia para esses profissionais é a existência do Puppet: uma ferramenta de gerenciamento de configuração extremamente completa, com o que há de melhor em orquestração de servidores.

Com o Puppet, você garante estabilidade, segurança, rápida implantação de aplicativos, orquestração e fácil automação de infraestrutura. Além disso, ele agiliza e diminui o tempo de entrega da infraestrutura, e ainda permite a centralização de arquivos de configuração e definição de configurações do servidor em pacotes, grupos, serviços e usuários.

Assim, após a implantação do Puppet, todas as alterações de configuração são realizadas diretamente na ferramenta (através de uma linguagem declarativa própria), permitindo que testes sejam feitos e erros erradicados antes que afetem qualquer servidor. Logo, as mudanças só serão aplicadas após um entendimento total do estado do ambiente.

Dessa forma, o Puppet torna obsoleta a velha prática da execução manual de scripts diretamente em servidores, reduzindo eventuais erros e downtimes. Dessa forma, tanto o SysAdmin quanto o usuário final são beneficiados, facilitando o trabalho geral e melhorando a experiência do usuário.

Link do Puppet: https://puppet.com/

Conclusão

Como vimos, o profissional de SysAdmin com diversas ferramentas capazes de ajudar a sua árdua tarefa de manter o bom funcionamento, desempenho, segurança e qualidade de seus servidores, redes e sistemas. Porém, mesmo com essa gama de opções, seu trabalho ainda é complexo e repleto de desafios.

Afinal, de nada adianta ter as melhores ferramentas se o servidor que você administra for de má qualidade e não suportar as demandas de uso do dia a dia, não é mesmo? Portanto, diante de tantas responsabilidades e tarefas, podemos concluir que o SysAdmin pode se beneficiar com a utilização de servidores que possuem grande qualidade e tecnologias avançadas de automação.

A utilização do Cloud Server Configr, por exemplo, facilita seu trabalho e evita muita dor de cabeça. Afinal, nosso sistema tem um verdadeiro exército de robôs, que cuida do monitoramento, gerenciamento e configuração dos servidores.

Dessa forma, você poupará esforços e terá um alívio em sua árdua rotina de tarefas, deixando de gastar tempo e recursos com tarefas chatas e repetitivas. Quer aproveitar os benefícios? Confira como a Configr pode te ajudar!

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
5 ferramentas para SysAdmin
Share this