/ devops

Como implementar DevOps na sua empresa

O isolamento de equipes e a falta de integração entre pessoas é uma das maiores causas de atrasos e engessamento de processos nas empresas. Isso diminui drasticamente a produtividade e os resultados dos empreendimentos. Para enfrentar esses desafios e garantir mais velocidade na entrega de resultados, a filosofia DevOps foi criada.

Essa filosofia preza pela adoção de práticas e utilização de ferramentas que visem promover maior integração entre as equipes de desenvolvimento de software e as equipes de operações. Dessa forma, o processo de desenvolvimento de aplicações é unificado, acelerado e automatizado, garantindo maior segurança e confiabilidade às aplicações.

Porém, alterar rotinas operacionais das empresas e adotar a metodologia DevOps exige a adesão ao uso de novas ferramentas, o que pode gerar grandes mudanças culturais e de mentalidade na empresa. Logo, muitas coisas devem ser levadas em consideração antes de realizar essa mudança. Então, se você quer aprender mais sobre o assunto e implementar DevOps em sua empresa, continue lendo este artigo!

O que é a metodologia DevOps?

O termo DevOps deriva da combinação de development (desenvolvimento) e operations (operações). No próprio nome vemos a ideia de união entre as equipes de desenvolvimento e operações.

Logo, a metodologia DevOps é um conjunto de práticas que visa realizar essa unificação, promovendo a integração, entrega e implantação contínuas. Dessa forma, a comunicação e a integração entre os desenvolvedores e profissionais de operações e infraestrutura é melhorada.

O resultado dessa conciliação entre setores são a segurança e confiabilidade das aplicações, aumento na velocidade de implementação de aplicações, cumprimento de prazos e redução de falhas. Desse modo, essa metodologia proporciona benefícios para empresas e clientes, reduzindo conflitos internos e promovendo melhores experiências para o usuário final. Incrível, não é mesmo?

Outras metodologias ágeis, como Scrum, focam em garantir a qualidade das aplicações e em manter uma grande sincronia entre os esforços de desenvolvimento com os objetivos de empresas e clientes. No entanto, com elas ainda existe o problema da falta de alinhamento entre o desenvolvimento e a operação.

E essa diferença de ritmo entre as duas equipes é crucial. Afinal, ela consegue minar os esforços e atrapalhar a obtenção dos benefícios da aplicação das metodologias ágeis, prejudicando todo o processo.

Portanto, a integração promovida pelo DevOps é a chave que permite que os benefícios das metodologias ágeis sejam realmente observados nas empresas. Dessa forma, ele garante uma verdadeira agilidade e automação de processos em conjunto com os benefícios de aplicações mais estáveis, seguras, com ciclos de implantação mais rápidos e automatizados.

Qual a importância do Devops para as empresas?

Para que você compreenda a importância dessa aproximação entre os setores de desenvolvimento e operações, é essencial analisar as características de cada um deles. Vejamos um pouco sobre isso.

O setor de desenvolvimento é o responsável por desenvolver aplicações com base nas necessidades da empresa, sendo composto por programadores, arquitetos de software e outros. Já a equipe de operações fica responsável por manter a estabilidade e o bom funcionamento dos sistemas, sendo composta por profissionais conhecidos como Sysadmins (administradores de sistema).

Assim, enquanto o objetivo da equipe de desenvolvimento é promover mudanças na aplicação (conforme as exigências da empresa), o foco da equipe de operações é minimizar o impacto dessas mudanças, mantendo a estabilidade do sistema. Logo, existe um conflito de interesses, afinal, toda mudança representa uma ameaça à estabilidade da aplicação.

A equipe de operações precisa manter a estabilidade do sistema mesmo quando existe a necessidade de realizar o deploy de novas funcionalidades construídas pela equipe de desenvolvimento. E, como você pode imaginar, essa relação pode ser um pouco problemática.

Afinal, cada alteração representa uma séria ameaça ao funcionamento do sistema, exigindo mais tempo, organização e trabalho para que a equipe de operações consiga cumprir a sua função. Além disso, esse processo costuma ser realizado manualmente, causando lentidão na operação e deixando o processo sujeito a erros e retrabalhos.

Assim, a liberação de novas funcionalidades fica bastante engessada e cada deploy se torna uma ocasião especial, precisando ser planejado com muita antecedência. Toda essa complexidade é muita negativa, principalmente para empresas que precisam alterar suas aplicações de maneira recorrente e em curtos espaços de tempo.

Logo, DevOps se mostra uma solução incrível para permitir que ambas as equipes entendam que fazem parte de um mesmo negócio, possuindo um mesmo objetivo. Desse modo, remove-se a nebulosidade do foco das equipes, agilizando todo o processo e o tornando mais funcional. Dessa forma, garante-se a qualidade das aplicações e o correto funcionamento de toda a estrutura organizacional da empresa.

Como a metodologia DevOps é aplicada?

Agora que você já sabe o que é DevOps e entende a importância dessa cultura para sua empresa, chegou a hora de falarmos sobre a sua aplicação de um ponto de vista prático. Para que você aplique a metodologia DevOps em seu negócio, é necessário que uma série de mudanças sejam realizadas na cultura da sua empresa, observando as seguintes dicas:
Monitoramento e integração de equipes

Todo o ciclo de vida de desenvolvimento de software deve ser realizado de uma forma integrada, eliminando qualquer vestígio de isolamento das equipes. Portanto, a integração de pessoas deve ser promovida, possibilitando um amplo conhecimento de cada profissional sobre o status geral do projeto.

Dessa forma, a troca de informações será facilitada e os profissionais estarão em posição de contribuir de maneira igualitária na tomada de decisões. Além disso, todos os processos devem ser unificados. Mesmo que sejam utilizadas metodologias individuais em certos segmentos, todos os processos precisam convergir em um único central, estando conectados de ponta a ponta.

Ainda, deve haver um monitoramento adequado de todas as operações realizadas, procurando garantir o desempenho e a integração entre equipes e processos.

**Medição de desempenho

A correta medição de indicadores de desempenho é vital para qualquer empresa. Afinal, não se pode chegar no objetivo desejado se você não souber exatamente onde está e nem para onde deve ir. Portanto, analise diversos indicadores, tais como o tempo de duração do ciclo de vida do desenvolvimento da aplicação, frequência de deploys e rollbacks, uptime e downtime, número de erros etc.

Mas cuidado, a forma como você realiza essa medição de desempenho precisa ser focada na cultura DevOps. Afinal, isso ditará os rumos de todas as ações que você irá tomar.

Portanto, a medição deve ser realizada com o foco no ciclo de vida do desenvolvimento e em seus desdobramentos, garantindo a aplicação do DevOps. Dessa forma, você saberá como as equipes estão se comunicando e poderá identificar limitações que interferem no andamento dos projetos.

Uso de ferramentas adequadas

A utilização de ferramentas adequadas é imprescindível, permitindo que o DevOps seja implantado com o máximo de eficiência. Assim, é recomendada a utilização de ferramentas de versionamento, automação de processos, orquestração, visualização e modelação de dados etc. Nesse ponto, existem diversas aplicações e a escolha pela mais adequada depende exclusivamente do seu perfil de necessidade.

No caso das ferramentas de versionamento, existem diversas opções, incluindo Github, CVS, Gitlab e mais. Com elas, você permite a integração contínua, facilitando o trabalho em conjunto. Além disso, faz toda a diferença utilizar Cloud Servers e ferramentas como o Cerberon (Orquestração), Puppet (Gerenciamento de configuração), Splunk (Monitoramento) e Flume (Controle de Logs).

Incentive a comunicação e remova o medo

A comunicação é um fator vital, sendo importantíssimo para integrar entre as equipes. Então, não há nada mais prejudicial para a cultura DevOps do que o medo de se comunicar e relatar erros.

Por isso, estimule a comunicação entre as equipes e remova a cultura da culpa de indivíduos por eventuais erros. Ao invés de culpar pessoas, direcione o foco para o problema, procurando criar soluções e implementar medidas preventivas.

Conclusão

A implementação da metodologia DevOps proporciona muita integração entre equipes, agilizando todo o processo de desenvolvimento de aplicações. Dessa forma, você trará mais qualidade, segurança e confiabilidade às aplicações, impactando positivamente nos resultados da empresa e na experiência do usuário.

DevOps e Cloud Computing andam de mãos dadas, chegando a ser difícil enxergá-las de maneira separada. Afinal, com a utilização de Cloud Servers, a sua aplicação terá grande escalabilidade e estará livre de qualquer limitação de infraestrutura, podendo ser dimensionada para atender todas as suas necessidades. Além disso, aplicações hospedadas na nuvem tem maior estabilidade, segurança e performance.

Dessa forma, com a utilização de Cloud Servers, todos os processos das equipes envolvidas no ciclo de desenvolvimento são facilitados, reduzindo limitações de infraestrutura e aumentando a velocidade na entrega de soluções. Portanto, se você quer usufruir ao máximo dos benefícios da cultura DevOps e outras metodologias ágeis, veja como a Configr pode te ajudar!

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Como implementar DevOps na sua empresa
Share this