/ devops

Diferença entre SysAdmin e DevOps

Já adiantamos que toda boa empresa tem os dois profissionais na equipe, apesar de eles terem algumas diferenças. Afinal, o profissional de DevOps integra toda a equipe de TI em prol de um objetivo e o SysAdmin administra todo o parque de sistemas. Duas funções primordiais dentro de uma instituição que pretende manter os processos em plena segurança.

No entanto, essa breve descrição é apenas um resumo do resumo do resumo de tudo sobre essas duas funções. Elas podem trabalhar em conjunto, tendo uma integração contínua, seguindo a filosofia DevOps. Esse método de trabalho pode dar muito mais resultados para as empresas, mas ao mesmo tempo também pode causar muitas dúvidas.

O que diferencia tanto esses profissionais também é uma enorme questão, mas a maior de todas é: se há tanta diferença, é possível integrá-los? Bem, continue lendo este artigo e descubra mais sobre essas e outras dúvidas!

Quem é o SysAdmin?

Traduzindo para termos comumente utilizados no Brasil, o SysAdmin também é conhecido como administrador de sistemas. Ele é o grande responsável por instalar, configurar e manter os servidores de uma rede e a arquitetura desse sistema. Sendo assim, esse profissional está diretamente envolvido em todos os processos que envolvem o funcionamento de uma rede de computadores.

Geralmente o SysAdmin é mais voltado aos parques de máquinas em grande escala, sendo essencial para empresas que lidam com muitos servidores internos. Isso porque esses casos exigem atenção total para manter a segurança lógica e física de servidores e backups, além do seu controle e monitoração.

Isso também envolve os usuários, pois o SysAdmin é responsável pelos acessos gerais do empreendimento e por todos os problemas operacionais que podem ocorrer no dia a dia. Qualquer homologação, requisitada por um usuário ou não, também fica ao cargo do administrador de sistemas que além disso tudo ainda precisa trabalhar em recuperações de desastres.

Como você deve ter percebido, esse é um trabalho muito amplo que exige uma margem enorme de conhecimento. Por isso, o administrador de sistemas costuma entender sobre redes, bancos de dados, segurança de computadores, sistemas operacionais e lógica de programação.

Por fim, vale ressaltar que (como você também deve ter notado) essa é a parte "Ops" da filosofia DevOps. Ou seja, o SysAdmin é o operacional do projeto que trabalha em cima de tudo que precisa ser implementado. Afinal, ele é quem agirá se um desenvolvedor criar alguma solução para um problema interno ou externo.

Quem é o profissional de DevOps?

Como dito ao longo do artigo, o DevOps em si é uma filosofia. No entanto, algumas empresas já estão contratando profissionais de DevOps para atuar diretamente nesse novo cenário dentro dos setores de TI. Isso porque ele é quem irá cuidar dos três pilares essenciais para a adoção da ideia: comunicação, colaboração e integração contínua!

Sendo assim, a mentalidade do profissional de DevOps está inteiramente voltada aos indivíduos e às interações, priorizando o humano ao invés de máquina. Ou seja, ele busca entender e sanar as dores do cliente, passando claramente tudo para a equipe desenvolver um software perfeito, ao invés de se preocupar com ferramentas antiquadas, documentações extensas e processos burocráticos.

Além disso, vale ressaltar as quatro etapas em que o DevOps está imerso: planejamento, desenvolvimento, automação e serviço. No planejamento ele atua entendendo tudo sobre o cliente, como dito acima, e definindo tipos de estrutura, linguagens de programação etc. Tudo em contato constante com a equipe de TI!

Já no desenvolvimento, o profissional DevOps trabalha diretamente na programação ao utilizar as linguagens e as ferramentas escolhidas. Além disso ele monitora toda a equipe de desenvolvimento para que o código seja versionado e integrado continuamente junto do setor operacional (os SysAdmin).

Na automação temos um processo no qual o DevOps faz testes gerais sem nenhuma interferência humana. Ou seja, ele cria builds, detecta problemas e erros, além de solucioná-los. E claro, sempre prezando pela integração contínua. Logo, tudo é conversado com ambas as equipes para que o produto final seja entregue da melhor maneira possível.

Por fim, na fase de serviço, o profissional DevOps mostra a solução para o cliente e mantém o processo de melhoria contínua. Isso acontece com a monitoração de uso e a coleta de dados, junto das solicitações e feedbacks do cliente. Assim, ele consegue entender o que está acontecendo e otimizar o que for necessário. Esse processe pode (e deve!) continuar até que o produto chegue ao estágio perfeito!

Qual é a importância da integração SysAdmin DevOps?

Até pouco tempo atrás, o SysAdmin recebia um sistema completamente programando pelo desenvolvedor e deveria implementar e manter tudo o que foi feito. Muitas vezes isso era um pouco complexo porque o software poderia funcionar perfeitamente num ambiente de desenvolvimento, mas não num cenário corporativo.

No entanto, ao longo do tempo esse argumento acabou caindo, pois criar um sistema que funcione nos dois locais é bastante possível hoje em dia. E é nesse cenário que a filosofia DevOps foi criada! Agora, a ideia é integrar os dois profissionais para que ambos consigam trabalhar em conjunto e extrair o seu melhor dentro dos processos.

Sendo assim, o DevOps trabalha basicamente como uma ponte entre os SysAdmin e os desenvolvedores dentro de um projeto. A integração contínua faz com que os problemas diminuam, a comunicação seja melhorada e o ambiente de trabalho seja cada vez mais prazeroso para todos os envolvidos.

E a diferença entre SysAdmin e DevOps?

Por fim, vale ressaltar que a diferença entre SysAdmin e DevOps é grande, mas devemos pensar que um pode ajudar o outro perfeitamente. Afinal, o SysAdmin está especificamente alocado em uma parte do processo, enquanto o DevOps tem uma visão geral sobre o que está sendo desenvolvido. É o meio termo.

E sendo o meio termo, o DevOps pode ficar um pouco mais para o lado Ops ou para o lado Dev. Isso depende muito do trabalho em si e do know-how anterior desse profissional. Também é importante lembrar de uma máxima que diz: "um programador se torna operacional, quando a demanda do parque de máquinas é maior que a de desenvolvimento e vice-versa".

**Entendeu como ambos são essenciais para uma equipe de TI? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário, teremos prazer em te ajudar! **

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Diferença entre SysAdmin e DevOps
Share this