/ email marketing

5 hacks simples para aumentar a taxa de abertura dos seus emails

Você cria uma lista de emails fantástica para o seu negócio e acredita que está com a faca e o queijo na mão para montar a estratégia de marketing digital perfeita.

Então, após escrever suas mensagens e esperar um tempo para colher os frutos de um bom email marketing... bem, cadê os frutos?!

Agora a sua agência está com um problemão: depois de investir dinheiro em hospedagem e enviar vários emails com conteúdos de valor, você percebe que a taxa de abertura desses emails está baixa.

Ou seja, ninguém se interessou em abri-los para ler a mensagem que foi dita! :(

Este parece um cenário ruim, mas não é só isso: é desesperador! Imagine só criar um produto que ninguém compra por causa da embalagem?!

Para que isso não aconteça com o seu negócio, listamos algumas técnicas de email marketing que podem te ajudar a aumentar a taxa de abertura dos emails.

Continue lendo e descubra quais são elas!


1. Segmente sua lista

Imagine o quão feio seria se um vegano se inscrevesse na newsletter de um supermercado e recebesse as promoções de carne da semana?

Ou então se um super fã da Apple (daqueles que odeiam o que não for relacionado a ela!) se inscrevesse em um site de tecnologia e visse as fantásticas novidades lançadas pela Microsoft.

Para que nenhuma dessas situações chatas ocorra, antes de qualquer ação de marketing digital, você precisa segmentar o seu público.

Fazer delimitações geográficas, demográficas, comportamentais, de interesses, entre diversas outras é essencial para que a mensagem certa chegue à pessoa certa.

Portanto, na hora de captar os leads do seu email marketing, tente colher o máximo de dados possíveis sem ser chato.

Para isso, faça landing pages que perguntem informações relevantes ao seu negócio, desde que o processo de respostas não seja absurdamente penoso.

Além disso, a partir de ferramentas como o Mautic, você pode trabalhar com o Lead Score.

Ele é uma pontuação dada aos leads que fazem alguma interação com os seus emails (clique em algum link, abertura do email etc).

Assim, será possível fazer outro tipo de segmentação, direcionando determinados clientes para algum local do funil de vendas de acordo com a pontuação adquirida!


2. Fale sobre assuntos relevantes

É muito mais fácil saber qual assunto causará maior impacto nos seus leads com uma lista de emails segmentada.

Isso é certo dentro do email marketing!

No entanto, é importante refletir sobre a forma que você vai abordar o tema, pensando sempre se aquilo é realmente relevante para a pessoa que está naquela segmentação.

Vale a pena ter uma anotação na lista segmentada que explicite a razão pela qual aquele lead se inscreveu nela.

Isso por dois motivos:
👉 O primeiro é que você poderá entender se ele está de olho em ofertas, novidades, assuntos institucionais ou em qualquer outra coisa traçada na sua estratégia de marketing digital.

👉 O segundo - e aqui temos uma sacada bem legal - é que isso poderá gerar insights acerca de conteúdos relacionados que podem ser úteis para um determinado lead.

Assim, haverá a possibilidade de criar emails que instiguem a curiosidade dele para outro assunto, fazendo caminhá-lo durante o funil de vendas.

Por fim, lembre-se que as promessas dos seus emails (estejam elas no assunto ou no corpo) devem ser cumpridas.

Afinal, um lead pode se frustrar bastante caso abra o email e veja que o que está ali é diferente do que foi prometido no assunto.

Isso pode gerar uma taxa de abertura alta no início, mas a confiança diminuirá ao longo do tempo e essa taxa também cairá. E reconquistar a confiança de alguém no marketing digital é difíííícil...


3. Crie um assunto sensacional

Depois de ter todo o "background" pronto, vamos à dica mais óbvia!

E ela é muito fácil de ser imaginada porque dentro de um email marketing o assunto é justamente o primeiro contato que o lead terá com o seu conteúdo.

Ele é o primeiro impacto e deve brilhar aos olhos de quem lê!

Afinal, pense que o assunto é como a embalagem do seu produto. Convenhamos, uma embalagem bonita chama muita atenção, né?

Sendo assim, criemos uma embalagem bonita! E para isso, o ideal é você pensar em duas coisas: conhecer bem o seu público e fazer algumas perguntas.

Sobre o conhecimento do público, você já segmentou a sua lista, já entende bastante dos seus gostos e (caso tenha adiantado a estratégia de marketing digital) ainda conhece interesses relacionados.

Sendo assim, o que falta para o email marketing com um assunto perfeito? O tom de comunicação!

Uma dona de casa de 70 anos certamente fala de um jeito diferente da sua neta estudante de nutrição de 19 anos, né? É nisso que você deve pensar!

Não seja completamente formal com quem é informal e vice-versa. Não use gírias, se o outro não usa. Não seja muito íntimo, se não houver essa abertura. Fale a língua da sua persona!

Feito isso, reflita sobre o problema do seu lead, o que ele precisa e o que você pode oferecer.

Observe o título deste artigo: "5 hacks simples para aumentar a taxa de abertura dos seus emails". Se o transformássemos em um assunto e o dissecássemos, poderíamos perceber que:

👉 O lead provavelmente tem algum problema com a taxa de abertura dos seus emails;
👉 Ele precisa aumentar essa taxa de abertura para melhorar a estratégia de email marketing;
👉 Nós podemos ajudá-lo com 5 hacks simples.

Simples, né?


4. Pense na formatação do email

Agora você deve estar se perguntando: "Mas como assim pensar na formatação do email para aumentar a taxa de abertura?".

Isso pode parecer louco, mas segue a lógica do que foi falado anteriormente sobre a continuidade da abertura dos emails.

Digamos que você foi fortemente atraído por um biscoito que tinha uma embalagem bem bacana.

No entanto, ao abri-lo, você se deparou com biscoitos totalmente despedaçados e com o recheio grudado na embalagem... decepcionante, né?

E você não compraria de novo, certo? O mesmo pode acontecer com o seu email marketing.

O email pode ter um assunto fantástico e uma mensagem maravilhosa, mas ela pode ser entendida erroneamente - ou não entendida -, caso esteja disposta de uma maneira confusa.

Sendo algo recorrente, isso pode espantar qualquer leitor de futuros emails!

Portanto, lembre-se de montar um email marketing que siga todos os passos anteriores.

Ou seja, a estratégia deve:

  1. Falar com o público certo;
  2. Ter a mensagem certa;
  3. Ter uma chamada atraente;
  4. Possuir um formato totalmente compreensível!

5. Faça testes!

No marketing digital, testar é tudo! A partir de ferramentas automatizadas, você pode fazer testes A/B enviando emails com diferentes assuntos, formatações, textos do corpo dos emails, horários etc.

Tudo isso para saber se os seus leads irão interagir melhor com algo minimamente fora do comum.

Aliás, que tal aproveitar essa dica justamente para duvidar deste artigo? Sim, é isso mesmo que você acabou de ler! Duvide de tudo isso que nós dissemos e teste!

Tente criar tons de comunicação diferentes do esperado, fazer outras perguntas antes de montar o assunto... e teste!

Veja o que funciona e o que não funciona para a sua agência, afinal cada realidade é uma realidade.


Ter uma visão holística da sua estratégia de email marketing é tão importante quanto a estratégia em si.

Por isso, você deve perceber o email marketing como um todo, prestando atenção em cada aspecto da sua estratégia, desde sua página de captura, seus conteúdos e o quão seu email é aberto pelos seus leads.

Tiago Amaral

Tiago Amaral

Estudante de Publicidade e Propaganda. Apaixonado por escrita e redação, escreve e cria histórias desde sempre e se interessa por assuntos como futurismo, growth hacking e content marketing.

Read More
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
5 hacks simples para aumentar a taxa de abertura dos seus emails
Share this