/ marketing digital

5 passos para criar uma Persona Incrível

Uma das palavras da moda é “persona”.

Mas o que ela é? Bem simples: um personagem fictício extremamente humanizado, criado com base em informações reais dos seus clientes!

Ela tem o objetivo de fornecer uma compreensão profunda sobre as qualidades, necessidades, medos, dores e demais informações sobre o seu cliente ideal.

Dessa maneira, o profissional de marketing pode criar campanhas bastante otimizadas e segmentadas, sempre focadas em enviar a mensagem certa às pessoas certas, aumentando sua taxa de conversão.

Legal, né? Vamos entrar nesse mundo?

1 - Colete dados sobre os clientes

Para criar sua persona, você deve fazer pesquisas e coletar o máximo possível de dados sobre os seus atuais clientes e sobre os clientes em potencial.

Ou seja, para que a persona seja certeira e definitiva para sua campanha de marketing, você precisará de informações relevantes sobre o seu público-alvo!

Lembre-se que nessa fase da criação da persona não existe margem para a especulação: tenha certeza da validade destas informações.

2 - Analise os padrões dos dados de seus clientes

Na criação da persona definitiva deve-se buscar as características dos clientes que sejam mais recorrentes para que a idealização seja quase que perfeita.

Vejamos um exemplo fictício que uma empresa focada em cursos de yoga colheu com a análise dos traços mais comuns dos seus clientes:

Idade: 40-55 anos

Gênero: Mulher

Profissão: Área Jurídica

Estado Civil: Casado

Filhos: Não Possui

Renda Mensal: R$ 6.500

Interesse: Cursos esotéricos de fim de semana e aulas de Yoga.

Com estes dados já dá para se ter uma ideia do tipo de cliente.

Mas convenhamos: ainda assim parece um pouco difícil de compreender a profundidade de toda a vida destes clientes, não é mesmo? Então vamos ao próximo passo!

3 - Faça questionamentos

A melhor forma de chegar a conclusões mais aprofundadas é fazer questionamentos e se colocar no lugar da persona.

Portanto, com base nas informações coletadas e na análise dos padrões, faça perguntas relativas àquilo que você acredita faltar na sua pesquisa.

Veja alguns exemplos de questões apropriadas:

Qual o nome mais comum desse tipo de pessoa?

O que motiva ela a buscar cursos esotéricos?

Quais serão suas dores, medos e sonhos?

Se eu fosse ela, quais problemas eu estaria enfrentando?

Quais os problemas de pessoas da idade dela?

Selecionadas as perguntas, desenvolva respostas. O ideal seria perguntar para pessoas da área ou até mesmo para alguém que preencha os requisitos básicos do seu público alvo.

No entanto, sabemos que isso nem sempre é possível, então a sua empresa pode ter uma reunião de brainstorming e tentar responder esses questionamentos.

Feito é melhor que perfeito!

4 - Descreva a Persona com base nas suas conclusões

A partir das respostas obtidas com as perguntas anteriores, chegou a hora de colocar em prática todo o seu conhecimento sobre a persona.

Para isso dê um nome e vá descrevendo suas características!

Aqui vai um exemplo:

“Rafaela tem 44 anos, é advogada realizada profissionalmente e sofre com o estresse da sua rotina profissional. Ela é casada e não tem filhos, se comunica de maneira formal e sente incômodo com o foco materialista que deu à sua vida.

Agora, ela quer fazer cursos com enfoque esotérico e está interessada em aliviar seu estresse através de práticas alternativas como meditação e Yoga. Seu interesse esotérico é causado pela necessidade de se tornar mais espiritualizada.”

5 - Esteja em constante evolução

Apesar da persona estar bem definida, com certeza existe espaço para melhoria e evolução.

Os seres humanos estão em constante mudança, sua idade passa, seus interesses mudam e se renovam com o passar do tempo.

Portanto, esteja sempre preparado para repetir o processo e fazer uma manutenção da sua persona quando for necessário.

Afinal, tudo tem prazo de validade, não é mesmo?

Conclusão

Como podemos ver, conseguimos ter uma noção bem mais precisa do público alvo ao criar a persona. Com isso, criar uma estratégia segmentada que aumente suas chances de conversão fica muito mais fácil!

Afinal, conhecendo a fundo o seu cliente você será capaz de oferecer soluções extremamente apropriadas às suas necessidades, saberá quais problemas ele enfrenta e poderá aumentar drasticamente seus resultados. Falando em soluções, a Configr está empenhada em lhe ajudar, clique aqui e veja como!

Tiago Amaral

Tiago Amaral

Estudante de Publicidade e Propaganda. Apaixonado por escrita e redação, escreve e cria histórias desde sempre e se interessa por assuntos como futurismo, growth hacking e content marketing.

Read More
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
5 passos para criar uma Persona Incrível
Share this