/ inbound marketing

5 Passos para um Blog de Sucesso

Leia este artigo e descubra como alavancar os resultados digitais da sua empresa com um blog!


Conseguir muitas conversões na internet é a meta de muitas empresas e a criação de um blog é uma das principais estratégias. Afinal, começar a escrita é um ótimo caminho a ser seguido para vários tipos de negócios, pois é algo que gera autoridade dentro do seu nicho de mercado.

No entanto, ter um blog é apenas o início de tudo. Para alcançar um lugar ao sol dentro da internet, é preciso seguir alguns passos que garantam o seu sucesso. Quer saber quais eles são? Então continue lendo este artigo!

1. Registre um bom nome de domínio

Antes de tudo, você precisa registrar um domínio que é, simplesmente, o nome do site. Existem diversas opções disponíveis e você precisará ver qual a melhor para o seu negócio. Afinal, por vezes, um domínio .med (para médicos) é muito útil, mas em geral as empresas costumam ir com .com ou .com.br.

Se você já possui um website e quer começar um blog nele, existem duas opções principais: utilizar o tradicional www.dominio.com.br/blog ou então criar um subdomínio para o seu blog, como por exemplo: blog.dominio.com.br.

? Para ambos os casos, a Configr pode te ajudar. ?

2. Tenha uma boa hospedagem para o blog

Depois de comprar o domínio, você precisará escolher uma boa hospedagem para o seu blog. E esse é um fator essencial, pois uma hospedagem ruim pode fazer com que não apenas o seu blog, mas que todas as seções hospedadas saiam do ar em casos de instabilidade.

E existem diversos tipos de hospedagem como a compartilhada e a em nuvem, para você escolher.

A compartilhada oferece alguns riscos, pois vários sites (que você não conhece e não tem controle) compartilham um mesmo servidor. Logo, a sua empresa pode ficar a mercê de invasões e outros pormenores. Enquanto isso, a solução na nuvem não tem esses problemas! ☁️

3. Pense no SEO

SEO, ou Search Engine Optimization, é a chave para fazer com que o seu blog se posicione na primeira página dos motores de busca (como Google, Bing e outros).

A partir de algumas técnicas de redação e de construção do site, você poderá se manter à frente dos seus concorrentes e conseguir muito mais acessos.

Portanto, pense no planejamento do conteúdo, na busca de palavras chave, na densidade delas e na distribuição das mesmas em títulos, H2 etc.

Lembre-se também de quesitos técnicos como o sitemap, URLs amigáveis e outros. Use o SEO ao seu favor!

4. Responsividade

Outro ponto importante é que o seu blog seja responsivo! Não adianta que ele seja incrível quando aberto via desktop, mas que apareça todo quebrado para quem o acesso via dispositivos móveis.

Hoje, boa parte das pessoas acessam conteúdos através de celulares e tablets. Deixar de ter pessoas lendo o seu conteúdo e perdendo o potencial de gerar mais leads simplesmente por não ter um blog responsivo é perder a oportunidade de gerar mais leads e vendas com seu blog.

5. Conteúdo Relevante

Há uma máxima que todo mundo que produz conteúdo deve sempre se lembrar: "Content is King" ou, em português: "Conteúdo é Rei".

E essa é uma máxima que todas as empresas que pretendem ter um blog devem seguir a risca. Afinal, você pode ter o melhor domínio do mundo, com artigos posicionados na primeira página do Google e com uma hospedagem que nunca te deixe na mão, mas se os textos forem ruins, ninguém ficará preso ao seu blog, não é mesmo?

Portanto, o ideal é ter alguns bons profissionais trabalhando nessa área. A sua instituição pode contratar redatores fixos para trabalhar no blog e em outros setores do negócio ou até mesmo buscar agências de conteúdo que terceirizem esse tipo de serviço. Vale a pena pensar no que é melhor para você!

Conclusão

Ter um blog de sucesso é uma tarefa árdua e que certamente irá demandar algum tempo e esforço de todos os envolvidos. No entanto, saiba que é muito prazeroso ver o seu empreendimento crescer e tomar grandes proporções na web!

Além disso, ter um blog com conteúdos realmente relevantes irá aumentar a sua credibilidade com seus potenciais clientes, fazendo com que seja muito mais fácil realizar uma venda em um momento oportuno.

Tiago Amaral

Tiago Amaral

Estudante de Publicidade e Propaganda. Apaixonado por escrita e redação, escreve e cria histórias desde sempre e se interessa por assuntos como futurismo, growth hacking e content marketing.

Read More
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
5 Passos para um Blog de Sucesso
Share this