Cloud Server x Servidor dedicado: entenda a diferença entre eles!

Disponibilizar o conteúdo da sua empresa na internet, seja ele uma simples página ou um serviço complexo, exige a contratação de um plano de hospedagem. A empresa prestadora deste serviço será a responsável por fornecer os recursos necessários de armazenamento, tráfego de dados, entre outras questões, para que seu negócio esteja presente na internet.

Entender qual tipo de servidor é o mais indicado para o seu empreendimento pode ser um fator fundamental para conseguir obter os melhores resultados na internet. E, entre as várias modalidades de hospedagem, destacam-se duas: Cloud Server e Hospedagem Dedicada. Então, em nosso post de hoje, entenda a diferença entre Cloud Server e Hospedagem Dedicada e escolha o que melhor se adapta ao seu negócio!

Hardware

Todos os dados presentes na internet, sejam textos, fotos, vídeos ou aplicações realmente complexas, estão armazenados fisicamente em algum lugar. Não importa se o servidor é um disco rígido simples ou um dispositivo de estado sólido ultramoderno, sempre existirá um meio físico para guardar os dados — a diferença entre Cloud Server e Servidor Dedicado está na forma como o hardware é manipulado.

Quando é feita a contratação de um servidor dedicado, a empresa contratante "aluga" um servidor (ou um bloco deles) que serão utilizados exclusivamente para armazenar e trafegar os dados e recursos deste empreendimento. Neste caso, não há possibilidade de outro cliente do serviço de hospedagem ocupar estes servidores.

Já no caso da contratação de um Cloud Server, o armazenamento continua existindo, o que é óbvio. Mas nesta modalidade, as máquinas responsáveis por guardar e realizar o tráfego não serão exatamente as mesmas. Uma grande rede de servidores ficará à disposição para hospedar o serviço em questão e a localização física da hospedagem pode ser alterada sem que haja a mínima percepção dos clientes e usuários.

As diferenças entre utilizar máquinas totalmente dedicadas e operar com hospedagem em nuvem culminam em reações e resultados distintos.

Pagamentos

Ao contratar qualquer tipo de serviço, é necessário entender a natureza dos custos envolvidos e como eles são mensurados. Ao compararmos a hospedagem em servidores dedicados e Cloud Servers, encontramos uma das principais diferenças entre essas duas modalidades.

A contratação de um servidor dedicado implica em um valor fechado para aquele bloco de máquinas responsável por armazenar o serviço. Por consequência, o valor pago pela contratante é fixo e, em caso de expansão, é necessária a contratação de um novo servidor.

Por outro lado, ao se contratar um Cloud Server, a cobrança é realizada de forma bem diferente. Como os recursos disponíveis são armazenados em um sistema distribuído, ou seja, não necessariamente no mesmo espaço físico, esta modalidade possui uma característica chamada escalabilidade. Isso quer dizer que a quantidade de recursos alocados para um determinado serviço podem ser ampliados ou reduzidos, de acordo com a necessidade do contratante.

Assim, o serviço de Cloud Server pode ser pago de acordo com a sua utilização, dando a oportunidade de expansão ou retração temporárias sem prejuízos financeiros.

Downtime

A Hospedagem Dedicada e a hospedagem em Cloud Server contam com uma qualidade em comum: são bastante seguras em relação à ataques realizados contra clientes adjacentes. Porém, os servidores em nuvem apresentam uma bela vantagem quando a questão é "downtime".

Todo servidor é, de alguma forma, vulnerável, mas a hospedagem dedicada é, sem dúvida, extremamente robusta. Porém, caso ocorra alguma falha, seja ela de qual natureza for, mas que seja suficiente para deixar o serviço fora do ar, infelizmente haverá interrupção operacional. Neste caso, haverá com certeza um downtime cuja duração dependerá de vários fatores.

Com a contratação de um Cloud Server, as possibilidades de ataques continuam as mesmas. Porém, nele existe a possibilidade de se mover os recursos de um servidor físico para outro. A escalabilidade permite que, caso um bloco de servidores seja comprometido, as funções do serviço sejam assumidas por outro. Com isso, o downtime médio é consideravelmente mitigado.

Possibilidade de expansão

Toda empresa ou empreendimento tem por objetivo crescer, atingir metas, expandir negócios e prosperar. Quando se trabalha com hospedagem na internet é preciso ter em mente que, aumentar o serviço contratado pode ser um empecilho — ou não, dependendo da modalidade de servidores contratada.

A Hospedagem Dedicada é notoriamente um serviço mais rígido, que não permite expansões. Como é um caso de servidores físicos exclusivamente dedicados a um determinado cliente, essa característica torna-se compreensível.

Porém, a hospedagem em Cloud Server pode oferecer um alto nível de maleabilidade, visto que o serviço é contratado sob demanda. Se seu empreendimento passa por períodos de maior ou menor fluxo, ou mesmo tem a necessidade de expansão, basta solicitar um upgrade ou downgrade dos recursos oferecidos. Esta, definitivamente, pode ser uma excelente forma de poupar seu orçamento.

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Cloud Server x Servidor dedicado: entenda a diferença entre eles!
Share this