/ wordpress

Como acelerar um site WordPress

A facilidade de construção de sites em WordPress demonstra o quanto essa plataforma facilita a vida de quem a utiliza. Se o site for construído da maneira correta ele terá bom desempenho e aparência, oferecendo uma ótima experiência do usuário. No entanto, o site apresentará problemas como lentidão e travamentos, prejudicando a experiência do usuário e a imagem da sua empresa na internet, se configurado incorretamente.

Por isso é importante configurar o site corretamente, fazendo ele ter uma boa velocidade de carregamento e permitindo que o leitor consuma seu conteúdo da melhor forma possível. Um site com um tempo de carregamento otimizado é bem visto pelos mecanismos de busca e tem menores taxas de rejeição, ganhando vantagens de posicionamento e melhorando os resultados da sua estratégia. Benefícios incríveis, não é mesmo?

A boa notícia é que acelerar e otimizar um site não é uma tarefa difícil e existem diversas ações que você poderá colocar em prática para garantir isso. Se você quer conquistar todos os benefícios que um site veloz pode oferecer, continue lendo este artigo pois você aprenderá tudo sobre o assunto e descobrirá como realizar estas melhorias de maneira rápida e fácil!

Use plugins de compressão e não exagere nas imagens

A falta de compressão e excesso de uso de imagens são umas das maiores causas de lentidão nos sites. Isso acontece porque as imagens têm um grande potencial de aumentar o tempo de carregamento de uma página. Afinal, elas têm um peso relativamente grande se comparadas com os textos. Uma das formas de diminuir esse problema e acelerar seu site WordPress é utilizar plugins de otimização e compressão de imagens.

Estes plugins redimensionam e comprimem as imagens utilizadas, diminuindo o tamanho delas sem deixar a qualidade cair muito. Com isso, tanto o servidor, quanto a internet do usuário serão menos exigidos no momento do acesso, reduzindo o tempo de carregamento da página. Além disso, estes plugins são fáceis de usar e possuem versões gratuitas, sendo perfeitos para acelerar seu site gratuitamente.

Links de plugins com versões gratuitas:
https://wordpress.org/plugins/imagify/
https://wordpress.org/plugins/wp-smushit/

Use um plugin de cache

Sites WordPress consomem muitos recursos do servidor quando acessados. Isso acontece porque o sistema busca o conteúdo da página no banco de dados e a constrói toda vez que alguém acessa o site. Essa natureza dinâmica do sistema atrasa o carregamento do site e pode travar a aplicação caso ocorram muitos acessos simultâneos. Para resolver este problema, você deve utilizar um plugin de cache.

Os plugins de cache para WordPress geram cópias estáticas das páginas do site, mantendo-as no servidor prontas para serem carregadas sem que o WordPress precise fazer novamente o processo de montagem da página. Com isso, elas serão carregadas numa velocidade muito maior, economizando recursos do servidor e melhorando a experiência do usuário. Essa é uma grande vantagem tanto para o usuário quanto para o servidor, que deixa de ficar sobrecarregado. Incrível, né?

Links de plugins gratuitos:
https://br.wordpress.org/plugins/wp-super-cache/
https://br.wordpress.org/plugins/w3-total-cache/

Mantenha seu site atualizado

A tecnologia evolui com o passar do tempo e com isso surgem novas formas de otimizar os códigos e sistemas existentes. Algumas funções vão se tornando obsoletas e precisam ser modificadas para manter a segurança, desempenho e o bom funcionamento da aplicação. Logo, manter o WordPress e seus plugins atualizados é uma ótima forma de melhorar a performance do seu site.

Além disso, certos plugins são extremamente antigos, lentos e foram descontinuados, não oferecendo suporte e causando prejuízos em termos de desempenho e segurança. Por isso, ao instalar um plugin, sempre verifique há quanto tempo sua última versão foi lançada e veja se ela é compatível com sua versão do WordPress. Opte sempre por plugins conceituados e que são constantemente atualizados.

Use uma CDN (Content Delivery Network)

Utilizar uma CDN é uma ótima forma de acelerar o tempo de carregamento do seu site. Ela é uma rede de distribuição de conteúdo que armazena cópias das páginas do site em diversos servidores localizados ao redor do planeta. Quando você acessa um site que utiliza uma CDN, a rede irá te direcionar para a cópia localizada no servidor mais próximo do seu provedor de internet. E isso reduzirá drasticamente o tempo de carregamento da página.

Apesar de não parecer, quando você acessa um site localizado em outro país, a informação terá que atravessar todo o território, chegar no servidor e depois retornar até você. Todo esse processo ocorre em alguns segundos e quanto maior a distância entre seu provedor de internet e o servidor do site, maior será o tempo de carregamento. Aqui entra a CDN, fazendo você acessar a cópia do site que estiver mais próxima do seu provedor, economizando alguns bons segundos nesse processo!

Além disso, utilizar uma CDN traz diversos benefícios como ganhos de performance e a garantia do site ficar online mesmo que algum servidor caia. Afinal, existirá uma cópia do site em outros servidores, permitindo economia de recursos e melhoria na experiência do usuário.

O Cloudflare é uma solução rápida, fácil e gratuita para que você utilize uma CDN no seu site WordPress. Além disso, esse serviço permite diversas otimizações mais avançadas, como a compressão de códigos do site e até mesmo um certificado SSL gratuito.

Link do plugin:
https://br.wordpress.org/plugins/cloudflare/

Use um servidor de hospedagem de qualidade

Chegamos em um dos pontos mais críticos quando o assunto é acelerar um site WordPress! Afinal, o servidor de hospedagem faz toda a diferença na performance da página e na experiência do usuário.

Caso ele tenha baixa qualidade, como no caso de uma hospedagem compartilhada, seu site sofrerá com lentidão e quedas constantes. Essa lentidão irá minar todos os seus esforços de melhorar a velocidade da página e trará prejuízos muito grandes para sua estratégia. Uma solução para este problema é a utilização de uma hospedagem Cloud Server que tem naturalmente grande qualidade e poder de processamento.

O servidor Cloud é dimensionado para suportar todas as demandas do seu site, mantendo bastante velocidade de carregamento sem travar, nem ficar fora do ar. Além disso, a hospedagem Cloud não é dividida com outros sites (como no caso das compartilhadas). Logo, todos os recursos do servidor ficam à sua disposição, suportando eventuais picos de acesso sem lentidão e com muita estabilidade.

Conclusão

Existem inúmeros esforços para acelerar um site WordPress que vão desde o uso de plugins especializados, até a utilização de um servidor de hospedagem de qualidade. A lição que podemos tirar destes esforços é que sempre é possível melhorar alguma coisa e que a tecnologia é nossa aliada nesse processo. Colocando em prática as melhorias tratadas neste artigo, você conseguirá acelerar drasticamente o seu site WordPress.

Mas de todas as melhorias citadas aqui, a mais importante é a utilização de um servidor de hospedagem de qualidade. Afinal, de nada adianta você usar plugins de cache e otimizar imagens se, no fim, o seu servidor fica lento e caindo, não é mesmo? Por isso, utilize um servidor de hospedagem Cloud Server e tenha certeza que seus esforços não foram desperdiçados. Clique aqui e veja como a Configr pode te ajudar! Migre para a Configr, se preocupe com o que realmente importa no seu negócio e tecniquês com a gente!

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Como acelerar um site WordPress
Share this