Guia de boas práticas para um bom blogpost

A publicação de blogposts é uma estratégia muito utilizada pelas empresas que apostam em marketing de conteúdo. Se feita corretamente, ela pode alavancar os seus resultados, sendo muito eficaz para gerar autoridade e engajar a audiência. Mas para que essa estratégia seja bem-sucedida, seu conteúdo deve ser diferenciado e você precisa estar atento a diversos fatores durante a escrita.

Muitos blogposts não geram os resultados esperados, pois não adotam certas práticas
benéficas ao texto. Afinal, escrever artigos que engajem nem sempre é uma tarefa fácil e,seja pela complexidade do assunto abordado ou pelos prazos apertados, alguns detalhes importantes podem acabar sendo negligenciados. Pensando nisso, criamos este guia de boas práticas para te ajudar nessa tarefa. Confira!

1) Divida o texto em subtítulos (tópicos e subtópicos)

Dividir o texto em subtítulos (tópicos e subtópicos) é uma prática simples e eficaz que melhora a qualidade dos seus blogposts. Fazendo isso, você garantirá que sua audiência leia o conteúdo mais facilmente e o assimile melhor, reduzindo suas taxas de rejeição e aumentando o engajamento da sua postagem.

Afinal, um texto dividido em subtítulos é mais escaneável, fazendo com que o leitor descubra quais são os assuntos abordados no post depois de olhar a página. Com isso, as chances dele encontrar rapidamente o que está procurando aumentam, permitindo que ele consuma o conteúdo dos tópicos de seu interesse e, caso queira, pule os que ele não considerar relevantes. Afinal, nem sempre ele vai querer ler o artigo todo, não é mesmo?

Além disso, essa divisão vai te ajudar na hora da escrita! Afinal, você desenvolverá o texto em etapas, escrevendo facilmente a introdução, o desenvolvimento e a conclusão de cada tópico. Assim, além de aumentar a qualidade do seu texto, você terá mais controle sobre o tamanho dele, podendo cumprir mais facilmente os requisitos do briefing.

2) Torne o conteúdo tangível e fácil de assimilar

Para que seu blogpost tenha um bom desempenho, ele deve ter fácil assimilação para o
leitor. Afinal, de nada adianta ter um texto com uma mensagem legal se ele está repleto de termos e palavras complicadas, não é mesmo? Por isso, se coloque no lugar da sua persona e fale a língua dela!

Em alguns momentos o seu texto pode abordar conceitos complexos e, nestes casos, você deve apelar para a imaginação do leitor. Isso porque ele pode se sentir frustrado e abandonar a leitura caso precise se esforçar demais para entender. Por isso, apelar para a imaginação de quem lê e ilustrar conceitos com metáforas e analogias é uma ótima forma de manter o texto leve, interessante e entendível.

Além disso, evite fazer afirmações genéricas para deixar suas mensagens mais claras. Afirmações vagas não passam muita credibilidade e geram certo nível de desconfiança e confusão em quem lê. Por isso, faça afirmações concretas e utilize dados estatísticos para corroborar suas afirmações sempre que for possível.

Frases Vagas:
● Este motor oferece economia de combustível.
● Este problema atinge muitas pessoas.
● Deixe sua mensagem e lhe responderemos rapidamente.
● Nosso site é estável.

Frases Concretas:
● Este motor faz 14 quilômetros por litro.
● 75 milhões de pessoas foram atingidas por este problema.
● Deixe sua mensagem e lhe responderemos em até 24 horas.
● Nosso site está online 100% do tempo.

3) Distribua as palavras-chave e tenha um conteúdo rico

Um blogpost com vocabulário rico e palavras-chave bem distribuídas é mais interessante para a audiência e tende a ser otimizado para mecanismos de busca. Por isso, diversifique as palavras e termos utilizados, evitando repetições desnecessárias. Opte por sinônimos e posicione suas keywords de maneira bem espaçada ao longo do texto, afastando umas das outras para tornar a repetição natural aos olhos do leitor.

Além disso, coloque-as de maneira contextualizada nos subtítulos, nas tags alt das imagens e na URL da página. Use e abuse de termos relacionados ao assunto tratado, aumentando a riqueza do conteúdo e sinalizando relevância aos buscadores. Se seu blogpost fala sobre motores de automóveis, os mecanismos de busca esperam encontrar referências à pistões, filtros de óleo, radiadores etc.

Outro ponto importante é a densidade das keywords, pois quando as palavras-chave são
usadas em excesso (Keyword Stuffing), o texto se torna desconfortável e a experiência do usuário é prejudicada. Por isso, os mecanismos de busca punem os sites que cometem esse erro com a perda de posições nos resultados de pesquisa. Para se prevenir, mantenha a densidade de keywords do seu artigo entre 1% a 3%.

4) Desperte emoções no leitor

As emoções humanas são uma força avassaladora e por mais que as pessoas gostem de
acreditar que suas ações são sempre racionais, elas nem sempre são. Aliás, na maior parte do tempo elas são motivadas por fatores emocionais. Sendo isso, estimular respostas emocionais no leitor é uma das formas mais eficientes de engajá-lo. Legal, né?

Por isso, se você estiver escrevendo um blogpost com intenção de venda, fale sobre os desafios enfrentados pela pessoa que está lendo. Se for um post sobre rodutividade, pergunte se a pessoa perdeu prazos importantes ou se ela tem passado pouco tempo com a família por causa do trabalho. Essa técnica cria empatia, fazendo o leitor se sentir compreendido e estreitando laços emocionais entre ele e o texto.

Além disso, essas perguntas vão fazer a pessoa se lembrar das situações negativas que vivenciou, colocando-a em um estado emocional de dor e propício ao de quem precisa de uma solução. Neste momento, seu texto deve mostrar a cura que você tem para o problema, aproveitando que o leitor estará naturalmente mais inclinado a querer essa forma de alívio para seu sofrimento.

5) Crie boas chamadas para ação (CTA)

Após utilizar as boas práticas que indicamos neste artigo, seu blogpost terá grande
qualidade e um ótimo poder de persuasão, sendo terreno fértil para guiar o leitor a uma ação desejada e compatível com os seus objetivos. Para isso, faça uma chamada para ação (CTA) que seja simples, objetiva e fácil de realizar.

Diversos fatores vão determinar a qualidade de um CTA, como a sua cor, botões e até
mesmo o contexto em que é inserido. Mas o fator mais importante é não dificultar a ação para o leitor, pois ela precisa ser fácil de entender e realizar. Por exemplo, se seu objetivo é fazer com que a pessoa se inscreva na sua lista de emails, mande-a fazer isso de maneira objetiva e mantenha o formulário de inscrição o mais simples possível.

Além disso, o posicionamento do CTA deve ser feito dentro de um contexto propício. Afinal, seu desempenho pode não ser bom se inserido forçadamente, ficando deslocado da ideia que o cerca. Além disso, a posição do CTA não é uma receita de bolo e varia conforme o conteúdo, a ação e o público-alvo, exigindo que você faça testes e compare os dados de desempenho para escolher o melhor local.

Conclusão

Como podemos ver neste artigo, a qualidade de um blogpost sofre influência de diversos fatores, desde a clareza da mensagem até o equilíbrio do texto entre razão e emoção. Por isso, você deve prestar atenção em cada detalhe do seu conteúdo, garantindo que ele tenha a qualidade necessária para atender os seus objetivos.

Outra boa prática que você deve ter em mente é a utilização de um bom servidor de
hospedagem no seu site. Isso porque não adianta ter um conteúdo de qualidade que esteja em um site lento e que vive fora do ar, não é mesmo? Para solucionar este problema, utilize um servidor de hospedagem Cloud Server, garantindo que seu conteúdo esteja online 24 horas por dia e sem lentidão. Clique aqui e veja como a Configr pode te ajudar!

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Guia de boas práticas para um bom blogpost
Share this