/ cloud computing

Como o Cloud Computing pode ajudar sua empresa a reduzir custos de TI?

Desde 2014, quando a economia brasileira entrou em recessão, as empresas vêm buscando diversas formas de reduzir custos sem que isso signifique diminuir a qualidade de seus serviços e produtos.

Mas como reduzir custos em sua empresa sem diminuir a qualidade dos produtos?

Bem, não é tão impossível quanto parece. Durante esse artigo vou te explicar e mostrar como há solução e ela encontra-se no cloud computing .

O cloud computing trouxe inúmeras praticidades, pois oferece soluções a empresas dos mais diversos portes a um preço acessível por todos. Permitindo assim que gestores possam aumentar ou diminuir os recursos do Cloud de acordo com o momento e as demandas da empresa.

Essas soluções são caracterizadas em três grupos: Saas, Paas e Iaas. Essas siglas, por mais que pareçam, não são nenhum bicho de sete cabeças. Pelo contrário, são super fofas e todas são tecnologias cloud que vão ajudar sua empresa a reduzir custos.

O que é SaaS, PaaS e IaaS, e qual diferença entre eles?

Para que seja possível você entender a diferença entre as três tecnologias é preciso que saiba a função de cada uma e em qual se adequa à necessidade da sua empresa.

SaaS: Sigla em inglês para Software as a Service (Software como um Serviço), ao contratar este serviço você não precisa se preocupar em instalar o software em sua infraestrutura ou nos computadores da empresa. É como o nome diz, você utiliza o software como um serviço, isso pode ser feito direto no site disponibilizado pelo fornecedor. Um bom exemplo de SaaS é o Gmail, ferramenta de e-mail do Google, em que o software (Gmail) está disponível a você, sem que precise instalá-lo.

Paas: Sigla em inglês para Platform as a Service (Plataforma como um Serviço), opção comumente utilizada por empresas que necessitam desenvolver alguma aplicação na nuvem, mas não querem se preocupar com infraestrutura, com servidores, instalação de software e etc. Contratando este serviço, a empresa terá que se preocupar apenas com o fundamental, que no exemplo é o desenvolvimento de um software.

IaaS: Sigla em inglês para Infrastructure as a Service (Infraestrutura como um Serviço), permite ao usuário acessar uma infraestrutura de acordo com o que ele necessita sem ter que se preocupar em comprar máquinas, contratar pessoas técnicas e demais coisas necessárias para se ter uma infraestrutura básica de TI (o que custa um valor bastante considerável).

A diferença entre as soluções está em suas finalidades. Como pôde ver, cada uma delas serve para uma etapa de necessidades do usuário. Cabe a cada gestor analisar e definir qual das três mais atende ao seu negócio.

A imagem abaixo ajuda a entender de forma mais clara:

Ghost_piramide

No nível 1, SaaS, estão usuários que desejam a solução pronta, não têm tempo ou conhecimento para desenvolver o software que necessitam.

No nível 2, PaaS, se encontram os usuários que possuem conhecimento técnico, sendo na maioria das vezes utilizado por desenvolvedores.

No nível 3, IaaS, encontram-se usuários ainda mais técnicos, estes que possuem conhecimentos em infraestrutura de redes e podem utilizar o ambiente contratado para manter suas aplicações.

Nos três casos o usuário contrata os serviços através de um sistema de assinatura mensal. Como a ideia principal da computação em nuvem é reduzir custos, só se paga pela utilização até o ponto que necessitar.

Como o Cloud Computing pode ajudar sua empresa?

Como já dissemos aqui no blog , ao escolher por utilizar a computação em nuvem, empresas deixam de investir em equipamentos, estrutura e uma equipe dedicada a manter os servidores em pleno funcionamento e passam a ter que arcar apenas com mensalidade dos seus servidores na nuvem. Bem mais prático, né?

Por falar em praticidade, o cloud tem três características que se adaptam na realidade de qualquer empresa:

  • Mobilidade: Pelo fato dos soluções da empresa estarem hospedados na nuvem é possível acessá-los de qualquer lugar, desde que possua acesso à internet. Facilita ações como o Home Office, que pode diminuir custos com transportes dos funcionários.

  • Escalabilidade: Sabemos que negócios mudam a todo momento e, por muitas vezes, é necessário escalonar equipes e esforços para entregar o que o cliente necessita. O Cloud permite que a empresa contrate planos que se adequem à sua necessidade atual e, se no futuro, precisar pode contratar um plano inferior ou superior.

    Isso já não seria possível se, por exemplo, a empresa comprasse espaços físicos para alocar suas informações. Pois, se algum momento comprou espaço de armazenamento para alocar 100gb de informações e no mês seguinte só precisará guardar 50gb, a longo prazo se perceberá que a empresa gastou dinheiro sem necessidade.

  • Flexibilidade: Vai ao encontro da escalabilidade, assim, se a empresa necessita de um recurso extra pode adequar o plano contratado ou adquirir um serviço complementar. A arquitetura do cloud permite essa facilidade de adaptação às novas exigências do mercado.

Tanto o SaaS, PaaS ou Iaas podem ser contratados por qualquer tipo de negócio, eles fornecem mais liberdade e agrupamento de informações para as empresas. O cloud computing não tem limite máximo, ou seja, por mais que se tenha bastante informações, elas ainda não serão suficientes chegar próxima da capacidade máxima do cloud. Por isso os três itens citados são suas grandes características.

Por que você precisa contratar o Cloud Computing

A área de TI se tornou um ativo imprescindível para qualquer empresa. Impossível pensar em alguma que não necessite de serviços de TI, mas, a menos que a empresa seja provedora de serviços de TI, não há necessidade de manter uma equipe com várias pessoas somente para manter seu site disponível, por exemplo.

E o Cloud Computing permite à sua empresa uma série de ganhos, irei citar os principais logo abaixo:

  • Aumentar disponibilidade: os colaboradores da empresa, assim como os clientes, terão a tranquilidade de acessar arquivos e informações a qualquer momento e de qualquer lugar. Por ter alta disponibilidade, caso um cloud saia do ar (o que é muito difícil), outro assumirá sua função até que ele volte a funcionar.

  • Ganhar Agilidade: Aumentar ou diminuir capacidade de servidores físicos é trabalhoso e não pode ser feito da noite pro dia. O cloud permite ativação da capacidade desejada de forma imediata;

  • Finanças: Menos pessoal, menos máquinas físicas, menos custos com energia, mensalidades compatíveis com realidade financeira da maioria das empresas. Isso resulta em uma vida financeira melhor para a empresa;

  • Sustentabilidade: A grande redução de consumo se dará com a energia elétrica da empresa, isso porque ao contratar o cloud, no qual os sistemas são completamente virtualizados, e ficam sob responsabilidade da provedora, a necessidade de refrigeração, espaço físico e demais necessidades que um data-center requer ficam todas reunidas em um só lugar. Os grandes players de cloud do mercado são adeptos ao chamado TI Verde, ações que torna o processo de produção e prestação de serviços menos prejudicial ao meio ambiente.

  • Crescimento da empresa: com mais dinheiro em caixa é possível aos gestores investirem em estratégias de crescimentos, podendo investir em novos projetos que antes não era possível.

Essas razões já são capazes de justificar a aquisição de computação em nuvem?

Eu disse que os modelos de negócios Saas, Paas e Iaas são fofos e querem ajudar sua empresa a aumentar aquisições e reduzir custos operacionais. :)

O que você deve fazer antes de contratar Cloud Computing?

Como disse o serviço cloud é adaptável à realidade das empresas, então antes de contratar o serviço você precisa levantar as necessidades da sua empresa.

Feito isso, uma série de fatores deve ser levado em consideração:

  • Conheça o suporte da provedora de nuvem: você não quer contratar um serviço e quando mais precisar de ajuda não poder contar com um suporte rápido e eficaz, né? Então faça essa pesquisa prévia.

  • Conheça a política de segurança dos dados: eles são a parte mais importante de um negócio. Clientes querem ter a certeza de que suas informações não serão de acesso a qualquer pessoa. Verifique como a provedora de nuvem se posiciona sobre proteção de dados e como o cloud ajudará a proteger os dados da empresa.

  • Procure provas sociais da provedora de serviços: a empresa está há quantos anos no mercado? Possui muitos clientes? Eles estão satisfeitos? Todas essas perguntas são importantes na hora de definir de quem irá contratar os serviços. Afinal estamos falando aqui da sua empresa, e se ela tem algum valor para você, não pode contratar qualquer serviço em nuvem.

  • Verifique a tecnologia utilizada: Outro ponto que deve verificar é se a prestadora de serviços mantém seus equipamentos e softwares atualizados. Pois isto impacta diretamente na funcionalidade das ferramentas contratadas.

O investimento em cloud computing é uma ação estratégica que deve ser levada em consideração por gestores e executivos de qualquer empresa. Há quem já tomou a dianteira e possui toda sua organização estruturada em nuvem, mas há quem ainda aposta no antigo, como por exemplo a hospedagem compartilhada, acreditando que ela ainda atende as necessidades atuais de negócios. Mal sabem que há diferenças entre ambas.

Cloud na Configr ?

A Configr surgiu quando seus fundadores identificaram que, para uma empresa hospedar seu site na internet, necessitava de conhecimentos técnicos para configurar, instalar e monitorar essas aplicações. Pensando nisso, a Configr decidiu eliminar essa complexidade de gerenciamento e monitoração e simplificou tudo em uma única ferramenta.

Assim nossos clientes podem focar no que é melhor em seu negócio e nós cuidamos de todas a infraestrutura online para eles. Toda as interfaces da Configr foram pensadas para dar a maior simplicidade em sua utilização.

Ao contratar nossos planos, os clientes têm a garantia de mobilidade, escalabilidade e flexibilidade, e, conforme visto neste artigo, são características que o cloud entrega às empresas.

Ficou interessado em conhecer mais sobre o cloud computing? Você pode fazer um teste grátis por até 7 dias e conferir a melhora da sua empresa em nossa hospedagem.

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Como o Cloud Computing pode ajudar sua empresa a reduzir custos de TI?
Share this